Conteúdo do site
Submenu: Publicações

Boletim Interação – v. 11 n. 11 novembro 2006

EDITORIAL

Este número do Boletim Interação traz informações sobre o XIV SNBU de 2006, com a expressiva participação do SIBi/USP.

Assim como em outros números procuramos informar aos interessados sobre cursos, eventos e leituras relacionados à área.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer à todos que vêem contribuindo enviando matérias.

O Boletim Interação está aberto para contribuições que podem ser links para notícias, indicações de leitura, eventos que aconteceram nas unidades e outras informações de interesse para as Bibliotecas do SIBi/USP.

Contribua você também! Envie e-mail para DIVULGACAO@SIBI.USP.BR

ACESSIBILIDADE, TIC E INCLUSÃO DIGITAL

ATIID – Acessibilidade, TIC e inclusão digital para web designers e responsáveis por serviços on-line de informação, documentação, educação, bibliotecas.

Período de 29.01 a 02.02.2007
Carga horária ministrada: 30h
Horário: 7h30 – 13h30 (2ª. a 6ª. Feira) e 14h – 20h (5ª.feira)
Profa. Dra. Ana Isabel Bruzzi Bezerra Paraguay – FSP/USP (Coordenação)
Sra. Aracy Maria Bernardes Gonçalves – Prodam
Sr. Laércio Sant´Anna – Prodam

Objetivos do curso: Apresentar e discutir concepções, definições e terminologia sobre: deficiência, incapacidade, acessibilidade, inclusão digital e suas relações com saúde, educação e trabalho. Caracterizar o perfil da população com deficiência, no Brasil e em SP. Identificar e apresentar os principais recursos voltados para acessibilidade digital, com ênfase na construção de sítios acessíveis e em ferramentas de avaliação de acessibilidade a conteúdo na web. Informar sobre legislação e normas técnicas nacionais existentes, na temática.
Colaborar com políticas, programas e ações de inclusão/atenção a pessoas com deficiência.

Mais informações no Serviço de Alunos da FSP/USP – horário de 9h00-15h00
Av. Dr. Arnaldo, 715 – CEP 01246-904 – São Paulo – SP
Fone: (11) 3061-7787 – Fone/Fax: (11) 3081-9001
Site: http://www.fsp.usp.br – e-mail: cverao@edu.usp.br

LEITURAS
  • TÍTULO: 5 ANOS DO PORTAL SABER

Na edição n. 72 da Revista Espaço Aberto foi publicada entrevista com a Sra. Adriana Cybele Ferrari sobre os 5 anos do Portal Saber.

Confira a matéria

Fonte: Revista Espaço Aberto
    Outubro, 2006

• TÍULO: GOVERNO FEDERAL LANÇA PACOTES PARA EDUCAÇÃO Foi anunciado em 11.10.p.p. um conjunto de nove projetos para a educação no País, que inclui redução dos juros no financiamento de cursos superiores, criação de novos cargos nas Instituições Federais de Ensino, incentivo na Produção científica e capacitação de professores.

Confira a matéria

Fonte: Agência Brasil
    11.10.2006

• TÍTULO: SARAMAGO COLOCA SUA BIBLIOTECA NA INTERNET A biblioteca particular do escritor português José Saramago, vencedor do Nobel de Literatura, situada em Lanzarote (Espanha), será digitalizada e publicada na Internet. São mais de 20 mil exemplares, além de manuscritos pessoais, que poderão ser acessados livremente na Web. O projeto se tornou possível graças a um convênio fechado com a Universidade de Granada, na Espanha. A biblioteca estará no site da Universidade e, posteriormente, terá um endereço próprio na Internet. Segundo a agência Lusa, o reitor, David Aguilar informou que uma equipe de bibliotecários da instituição trabalha no processo de catalogação e digitalização do material. O objetivo é disponibilizar 1,8 mil exemplares da coleção. O escritor declarou ter um carinho especial pela sua coleção, composta por livros que começou a recolher quando tinha 18 anos e “com dinheiro emprestado”. Para ele, a iniciativa será também uma vitrine para escritores desconhecidos ou que só publicaram suas obras em edições limitadas.

Fonte: Panorama Editorial
    Outubro, 2006

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP