Guia rápido das Bibliotecas da USP para os Calouros 2020

A USP oferece aos seus alunos 48 Bibliotecas, distribuídas em todos os Campi da Universidade. São espaços de pesquisa, consulta, estudo e permanência. Seus acervos cobrem todas as áreas do conhecimento e incluem livros, revistas, teses e dissertações, além de outros materiais e coleções especiais. Em cada uma delas você encontrará os recursos e serviços necessários para seu sucesso nos estudos.

Para saber mais, consulte o Guia rápido dos calouros – Bibliotecas da USP ou procure a Biblioteca da sua Unidade de vínculo. 

As Bibliotecas dispõem de espaços para estudo individual e em grupo, sala de videoconferência e de treinamento, computadores e acesso wifi, fotocopiadoras, scanners e conexão remota – VPN/USP. Além dos ambientes e serviços, há diversas opções de fontes de informação tais como bases de dados, metabuscadores, catálogos, bibliotecas e coleções digitais. 

O empréstimo de obras na USP é unificado. Basta apresentar seu Cartão USP ou a Carteirinha Digital USP (e-Card USP) em qualquer uma das 48 Bibliotecas e registrar-se para tomar emprestado livros e outros materiais. Consulte o Catálogo Dedalushttp://www.dedalus.usp.br – ou o Portal de Busca Integradahttp://www.buscaintegrada.usp.br – para localizar as obras disponíveis em cada Biblioteca e os conteúdos digitais. 

A Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica (Aguia) – https://www.aguia.usp.br – é o órgão da Universidade responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas institucionais aos objetivos da Universidade. No portal da Agência é possível encontrar informações sobre todas as bibliotecas das unidades, acessar os sites, endereços e horários de atendimento de cada uma delas.

“Você faz parte de tudo isso”

Acesse! Conheça! Pesquise!