Situação do Acesso Aberto: editores, disciplinas e evolução do impacto

Há um crescente interesse em relação ao acesso aberto – Open Access (OA) na literatura acadêmica. Porém, há uma carência de estudos em larga escala, atualizados e reprodutíveis, avaliando a prevalência e as características do OA.   

Estudo de julho de 2018 intitulado “O estado da OA: uma análise em larga escala da prevalência e impacto de artigos em acesso aberto” (em inglês The state of OA: a large-scale analysis of the prevalence and impact of Open Access articles) [1] busca sanar essa necessidade e responder duas questões:

  1. Que porcentagem da literatura acadêmica é OA e como essa porcentagem varia de acordo com o editor, a disciplina e o ano de publicação?
  2. Os documentos da OA são mais citados do que aqueles de acesso por assinatura?

Um dos pontos de destaque é o oaDOI, um serviço online aberto que determina o status de OA para 67 milhões de artigos. O oaDOI retorna um link para uma versão OA legalmente disponível do artigo, quando um estiver disponível ( https://oadoi.org/ ). Ele contém registros para todos os 88 milhões de DOIs Crossref. 3 O serviço oaDOI rastreia, agrega, normaliza e verifica dados de várias fontes, incluindo PMC ( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/ ), BASE ( https://www.base-search.net / about / pt / ), DOAJ ( https://doaj.org/) e milhares de repositórios e editores institucionais. O sistema oaDOI oferece uma API rápida e gratuita que suporta uma variedade de outros serviços e ferramentas.

No artigo, Open Access(OA) foi definido como livre para ler on-line, no site do editor ou em um repositório de OA ; todos os artigos que não atendem a essa definição foram definidos como fechados, resultando em um sistema de classificação de cinco categorias para artigos:

  • Ouro : publicado em uma revista de acesso aberto indexada pelo DOAJ.
  • Verde : acesso gratuito na página do editor, mas há uma cópia gratuita em um repositório OA.
  • Híbrido : gratuito sob uma licença aberta em um periódico de assinatura.
  • Bronze : livre para ler na página do editor, mas sem uma licença claramente identificável.
  • Fechado : todos os outros artigos, incluindo aqueles compartilhados apenas em um ASN ou no Sci-Hub.

Os pesquisadores utilizaram três amostras (populações), cada uma com 100.000 artigos, para investigar o OA em três grupos:

(1) todos os DOIs Crossref atribuídos a artigos de periódicos,

(2) artigos recentes de periódicos indexados no Web of Science e

(3) artigos visualizados por usuários do Unpaywall, uma extensão de navegador de código aberto que permite aos usuários encontrar artigos em OA usando oaDOI.

== Resultados ==

Qual é o percentual de publicações em acesso aberto?

Pelo menos 28% da literatura acadêmica está em acesso aberto (19M no total) e essa proporção esteja crescendo, impulsionada principalmente pelo crescimento das modalidades de acesso aberto em ouro e híbrido.

Notavelmente, o mecanismo mais comum para o OA não é o ouro, o verde ou o híbrido, mas uma categoria pouco discutida denominada Bronze: artigos tornados gratuitos para leitura no site do editor, sem uma licença explícita de Open Access. Também examinaram o impacto da citação de artigos em OA, corroborando a chamada vantagem de citação de acesso aberto: considerando idade e disciplina, os artigos em OA recebem 18% mais citações que a média, um efeito impulsionado principalmente pelo OA verde e híbrido. 

Como o acesso aberto varia de acordo com a Editora?

Foi analisado um subconjunto da amostra Crossref-DOIs por editor (conforme listado no registro de metadados Crossref) para entender como a extensão e os tipos de OA são comuns entre os editores em publicações recentes (entre 2009 e 2015). Como podemos ver na Figura abaixo, os maiores editores em volume publicam a maioria dos artigos de OA em volume, liderados por Elsevier, enquanto PLOS e Hindawi se distinguem como os únicos editores entre os 20 primeiros com 100% de OA. Mais da metade dos trabalhos publicados pela Oxford University Press, Nature Publishing Group, IOP Publishing e American American Society (APS) estão disponíveis gratuitamente online. 

Como o acesso aberto varia entre as disciplinas?

Foi utilizada a amostra WoS-DOIs para examinar as diferenças de prevalência de OA por disciplina, devido à fácil disponibilidade de metadados de disciplina na Base Web of Science (WoS). A Figura a seguir mostra os resultados. 

Mais da metade das publicações estão disponíveis gratuitamente em pesquisa biomédica e matemática, enquanto em química, engenharia e tecnologia menos de 20% dos trabalhos estão disponíveis gratuitamente. A Figura acima também destaca a popularidade do OA Verde em disciplinas como física e matemática, onde mais de um quinto dos trabalhos estão disponíveis apenas em repositórios online (principalmente o arXiv). Os artigos híbridos são particularmente prevalentes em matemática (9,4%), pesquisa biomédica (8,1%) e medicina clínica (6,3%), enquanto autores em pesquisa biomédica (15,3%), saúde (11,7%), matemática (11,2%) e medicina clínica (10,3%) costumam publicar em periódicos Ouro.

Grandes variações também podem ser observadas no nível mais detalhado das especialidades da NSF (Fig. SA5). Em mais de 80% dos artigos em AO, astronomia e astrofísica (87%), fertilidade (86%), medicina tropical (84%) e embriologia (83%) foram as especialidades em que o acesso à literatura era mais aberto. No outro extremo do espectro estão as farmácias (7%), a química inorgânica e nuclear (7%) e a engenharia química (9%), onde as publicações estavam escondidas atrás de uma barreira para mais de 90% dos artigos. Mais detalhes sobre essas e outras especialidades da NSF podem ser vistos na Fig. SA1 

Quais são as licenças de acesso aberto mais comuns?

Apenas 14,8% dos artigos em acesso aberto possuíam a informação de licença Creative Commons. Quando uma licença foi encontrada, em mais da metade dos casos era CC-BY, uma tendência que aumenta levemente a cada ano de publicação, como mostra a Figura a seguir.

Qual é o impacto acadêmico do acesso aberto?

Os artigos de OA recebem 18% mais citações que a média, um efeito impulsionado principalmente pelo OA verde e híbrido.

Comparando o impacto médio da citação relativa de diferentes categorias de acesso, a média de citações é corroborada: os documentos escondidos atrás de um paywall foram citados 10% abaixo da média relativa de citações (MRC = 0,90) mundial, enquanto os que estão disponíveis gratuitamente obtêm, em média, 18% mais citações do que o que é esperado (MRC = 1,18).

No entanto, o impacto da citação difere entre as diferentes maneiras em que os documentos são disponibilizados gratuitamente: aqueles que estão disponíveis apenas como OA Verde (MRC = 1,33) e OA Híbrido (MRC = 1,31) são os mais citados, com um impacto superior a 30% acima das expectativas, os disponíveis como Bronze são citados 22% acima da média mundial, enquanto os artigos publicados como Ouro OA obtêm um MRC de 0,83. Isso constitui um impacto médio de citação relativa de 17% abaixo da média mundial e 9% abaixo do de artigos ocultos atrás de um paywall. A Figura abaixo descreve esses achados.

Essas tendências variam com o tempo, no entanto, como mostra a Figura abaixo. Embora a média relativa de citações (MRC) de documentos de acesso fechado tenha permanecido  abaixo da média mundial durante o período estudado, aumentou de 0,86 em 2009 para 0,93 em 2014 e 2015. Enquanto isso, ao examinar todos os tipos abertos, a taxa média de citação está consistentemente acima da média mundial, flutuando entre 1,15 e 1,22. 

Essa flutuação é guiada por diferenças entre os tipos de acesso, com o impacto dos artigos do tipo Híbrido OA aumentando ao longo do período. Enquanto a taxa média de citação dos documentos da OA Verde permanece relativamente estável, o maior impacto, para 2015, foi obtido em artigos do tipo Bronze OA e Híbrido OA.

Discussão e conclusão 

O acesso à literatura acadêmica está no centro dos debates atuais na comunidade de pesquisa. Os financiadores de pesquisas estão cada vez mais exigindo a disseminação em acesso aberto das pesquisas que financiam. Ao mesmo tempo, o aumento nos custos das assinaturas de revistas tem levado mais bibliotecas universitárias a cancelar assinaturas. Nesse contexto, diversas ferramentas foram desenvolvidas para fornecer acesso – tanto legal quanto ilegalmente – à literatura acadêmica.

Usando dados de uma dessas ferramentas (oaDOI), este artigo abordou duas questões amplas de pesquisa: (1) qual a porcentagem da literatura é OA e como ela varia de acordo com o tipo de OA; (2) e qual o impacto acadêmico médio dos artigos difundidos em acesso aberto. 

28% de todos os artigos de periódicos estão disponíveis gratuitamente on-line (amostra Crossref-DOI). De forma encorajadora para os defensores da OA, essa proporção tem crescido constantemente nos últimos 20 anos, impulsionada principalmente pelo crescimento em ouro e híbrido.

Pode-se supor que os leitores em geral também apoiam artigos em acesso aberto mais recentes e, portanto, se beneficiam com o crescimento da OA Ouro, Bronze e Híbrido entre artigos recentes.

Curiosamente, a maioria dos artigos em acesso aberto é hospedada em sites de editores do tipo Bronze, sem indicação de uma licença ou sem uma licença aberta. Isso sugere que essa categoria de OA merece mais atenção da comunidade de estudiosos do acesso aberto (Open Access OA).

== Apêndice ==

Os pesquisadores identificaram vários subtipos de OA; alguns deles têm apoio quase universal, enquanto outros permanecem bastante controversos. Eis alguns desses tipos:

  • OA Libre (): estende os direitos do usuário de ler e também de reutilizar a literatura para fins como rastreamento automatizado, arquivamento ou outros fins. A definição Libre OA é bastante semelhante à definição BOAI de OA.
  • OA Gratis (): em contraste com o Libre, o Gratis estende apenas os direitos de leitura de artigos.
  • OA Ouro: os artigos são publicados em uma “revista OA”, uma revista na qual todos os artigos são abertos diretamente no site da revista. Na prática, os periódicos de AO são mais frequentemente definidos por sua inclusão no Diretório de periódicos de acesso aberto (DOAJ) ( ; ).
  • OA Verde ecológico: os artigos ecológicos são publicados em uma revista de acesso gratuito, mas são arquivados automaticamente em um arquivo OA. Esses “arquivos OA” são repositórios disciplinares como o ArXiv, ou “repositórios institucionais (RIs) operados por universidades, e os artigos arquivados podem ser as versões publicadas ou pré-impressões eletrônicas (  ). A maioria dos artigos de OA verde não atende à definição de OA da BOAI, pois não estende os direitos de reutilização (tornando-os OA grátis).
  • OA híbrido: os artigos são publicados em um periódico de assinatura, mas são imediatamente gratuitos para leitura sob uma licença aberta, em troca de uma taxa de processamento de artigos (APC) paga pelos autores (  ; ).
  • OA atrasado (com embargo): os artigos são publicados em um periódico de assinaturas, mas são disponibilizados gratuitamente para leitura após um período de embargo (  ; ).
  • Redes sociais acadêmicas (ASN): os artigos são compartilhados pelos autores usando redes sociais online comerciais, como ResearchGate e Academia.edu. Enquanto alguns os incluem nas definições de OA ( ; ), outros argumentam que o conteúdo compartilhado nos ASNs não é absolutamente OA. Diferentemente dos repositórios OA Verdes, os ASNs não verificam a conformidade com os direitos autorais e, portanto, metade de seu conteúdo é ilegalmente postado e hospedado (). Isso levanta preocupações com a persistência do conteúdo, pois, como foi o caso em outubro de 2017, os editores podem emitir avisos de remoção em larga escala para a ASN ordenando a remoção de conteúdo infrator (). Outros levantaram questões sobre a sustentabilidade e a ética dos próprios serviços da ASN (). Devido a essas preocupações e ao suporte inconsistente da literatura, o conteúdo hospedado pela ASN não foi incluído no estudo.
  • “Black OA”: artigos compartilhados em sites piratas ilegais, principalmente Sci-Hub e LibGen. Embora () rotule esses artigos como um subtipo de OA, a literatura quase não tem suporte para incluir artigos do Sci-Hub nas definições de OA. Diante disso, o conteúdo Sci-Hub e LibGen não foram incluídos na definição de OA.

== Referência ==

[1] PIWOWAR, H.; PRIEM, J.; LARIVIÈRE, V.; ALPERIN, J.P.; MATTHIAS, L.; NORLANDER, B.; FARLEY, A.; WEST, J.; HAUSTEIN, S. The state of OA: a large-scale analysis of the prevalence and impact of Open Access articles. PeerJ, Feb 13, 2018, 6:e4375. doi: https://peerj.com/articles/4375/. PMID: 29456894; PMCID: PMC5815332. CC BY Licence.

Palavras-chave: Acesso aberto, Ciência aberta, Cientometria, Publicação, Bibliotecas, Comunicação acadêmica, Bibliometria, Política científica