Organização de arquivos de dados
- Separe os arquivos de pesquisa de seus arquivos pessoais – não os mantenha juntos.
- Use pastas – agrupe arquivos dentro de pastas.
- Siga os procedimentos recomendados – verifique se há diretrizes estabelecidas em sua equipe ou departamento.
- Adote descrições padronizadas e detalhadas. Caso use siglas, lembre-se de fornecer, junto aos dados, uma lista de siglas e seus significados.
- Nomeie pastas apropriadamente – de acordo com o Nome do Projeto, ou seu Nome, tópicos, etc.
- Seja consistente – ao desenvolver um esquema de nomeação para suas pastas, fique com ele.
- Mantenha os dados protegidos por senha – utilize senhas difíceis de serem decifradas e atualize periodicamente.
- Arquivos ativos e arquivos antigos – tente manter em locais separados.
- Controle o versionamento – utilize sequências numéricas ou datas: DD-MM-YYYY
- Mantenha Backups – assegure-se de manter cópias em seu computador, USB e nuvem.
Melhores formatos para preservação
- Dados textuais: XML, TXT, HTML, PDF, Open Office
- Dados tabulares (incluindo planilhas): CSV
- Bancos de dados: XML, CSV
- Imagens: TIFF, PNG
- Áudio: FLAC, WAV, MP3
- Compressed: ZIP
- README files: TXT
Organize sua Documentação de Dados
A documentação de suporte reúne as informações que acompanham dados para fornecer contexto, explicação ou instruções sobre os dados, avisos de confidencialidade uso ou reutilização de dados. A documentação de suporte pode incluir:
- Documentos de trabalho
- Relatórios e publicações finais de projetos
- Cadernos de laboratório
- Questionários ou guias de entrevista
- Metadados: Title, Description, Creator, Funder, Keywords, Affiliation
Recomendação geral: siga os Princípios F.A.I.R. (do inglês – Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable), qualidades que garantem que os dados são Encontráveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis.