Portal de Livros Abertos da USP

Acesso: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP de autoria ou organização de servidores docentes e/ou servidores não-docentes da Universidade de São Paulo. Todas as obras estão em acesso aberto e texto completo sob licença Creative Commons 4.0.

Inaugurado em março de 2016, o Portal de Livros Abertos da USP utiliza o Open Monograph Press (OMP) da Public Knowledge Project (PKP). Trata-se de plataforma de software de código aberto para gerenciar e publicar livros acadêmicos. Ele pode ser usado para gerenciar o fluxo de trabalho editorial necessário para ver monografias, volumes editados e edições acadêmicas por meio de revisão interna e externa, edição, catalogação, produção e publicação.

Os temas dos livros são variados, eles estão divididos em categorias como engenharia, ciências biológicas, teatro, educação, turismo, etnologia e documentação jurídica. Há ainda as séries, exemplos de títulos são Coleção Botânica, Coleção Mitos da Pós-Modernidade, Coleção Museu Aberto e Estudos da Ásia​.