Conteúdo do site
Submenu: Publicações

Boletim Interação – v. 9 n. 1 janeiro 2004

EDITORIAL

Este é o primeiro número de 2004 e aproveitamos para desejar a todos um ano de grandes realizações!

Seminário Interno do SIBi/USP – 2003

No dia 11.12.p.p. ocorreu o Seminário Interno do SIBi/USP – 2003, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Na oportunidade a Diretora Técnica do SIBi/USP mostrou o andamento dos Projetos do SIBi/USP de 2003 e lançou o Portal de Capitação de Equipes, desenvolvido pela equipe do Projeto Crescer II.

No mesmo evento tivemos a palestra “Gestão do Conhecimento e da Informação no mundo da Internet”, proferida pelo Prof. Dr. José Cláudio Cyrineu Terra.

Portal de Capacitação de Equipes do SIBi/USP

Desde Dezembro de 2003, encontra-se disponível na SIBiNet o Portal de Capacitação de Equipes do SIBi/USP – Aprender para Crescer, como resultado do trabalho da equipe Projeto Crescer II.

O espaço foi criado com o objetivo de contribuir para o aprimoramento pessoal e profissional dos integrantes do Sistema, proporcionando meios para a solidificação do processo de capacitação contínua.

O Portal reúne informações relevantes nas áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e afins, incluindo: calendário de eventos; tutoriais, cursos e manuais; relatos de experiências de sucesso nas Bibliotecas, diretórios de instituições, carreira, entre outras.

Até Março de 2004, o Portal estará em fase de teste, estando aberto para comentários e sugestões.

Bases de dados disponíveis pelo Portal CAPES na Sibinet

No mês de janeiro de 2004 mais duas bases de dados ficaram disponíveis para consulta no Portal CAPES:

ABI/Inform

Base de dados que possibilita acesso ao conteúdo de inúmeros periódicos na área de Administração e Ciências afins, cobrindo o período de 1971 até a data atual.

O acesso se efetiva a partir de equipamentos existentes em todos os “campi” da USP.

CAS

Permite o acesso a mais de 50 bases de dados elaboradas pela CSA (Cambridge Scientific Abstracts) e seus parceiros. Abrange grande número de áreas de pesquisa, incluindo Ciência dos Materiais, Ciência do Meio Ambiente, Ciências Biológicas, Biotecnologia, Engenharia, Ciência da Computação, Sociologia, História da Arte e Lingüística.

Entrevista da bibliotecária Diva Carraro para Espaço Aberto

Na edição de janeiro de 2004, da Revista Espaço Aberto, foi publicada uma entrevista com a bibliotecária Diva Carraro da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, que é funcionária da Universidade há 30 anos.

Leia a matéria!

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br