Conteúdo do site

Ações

Diversas ações são desenvolvidas e programadas visando propiciar oportunidades a todos os segmentos da comunidade uspiana e mesmo à comunidade externa. As ações de Capacitação promovidas pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA)  são desenvolvidas a partir de duas vertentes: o Programa de Educação em Informação e o Programa de Capacitação de Equipes Bibliotecárias.

DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DE USUÁRIOS USP

O Programa de Educação em Informação foi instituído formalmente em 2011 e tem como objetivo geral apoiar, incrementar e promover ações educativas com foco no desenvolvimento da competência informacional e midiática da comunidade universitária, em consonância com as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Objetivos do Programa:

• Coordenar ações educativas para a comunidade USP (docentes, estudantes e servidores), contribuindo para a formação de pessoas competentes em informação e em mídia;
• Congregar esforços para elaborar, identificar, organizar, preservar e disseminar, em conjunto com a comunidade USP, conteúdos educacionais digitais que promovam o aprendizado em informação, considerando os elementos que fundamentam a prática da pesquisa científica e acadêmica (elaboração de estratégias de pesquisa, uso de bases de dados e recursos informacionais online);
• Promover e apoiar pesquisas voltadas à compreensão das relações entre informação e educação, incluindo as dinâmicas da inclusão digital, informacional e midiática, bem como as práticas da mediação da informação.

Diversas ações estão sendo programadas e desenvolvidas visando propiciar oportunidades a todos os segmentos da comunidade uspiana e mesmo à comunidade externa.

Workshops de Capacitação de Pesquisadores da USP em Publicação Científica – Desde 2011, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP foram promovidos 46 Workshops. nas três áreas do conhecimento (exatas, biológicas e humanas) de maneira itinerante, percorrendo todos os campi do interior e capital. Cada workshop previu a introdução de técnicas e conceitos de Escrita Científica com ênfase em Língua Inglesa, visando auxiliar/capacitar os participantes no processo de escrita de um artigo científico. O principal objetivo foi contribuir para que o público alvo (docentes e alunos de pós-graduação) compreendesse as características e convenções do gênero acadêmico, e desenvolvessem as habilidades necessárias para expressar suas ideias e argumentos de forma eficaz. Em três anos de atividades foram capacitados 2.117 pesquisadores (docentes, alunos de pós-graduação e servidores técnico-administrativos da USP). Visualize Relatório Geral dos Workshops 2011-2012-2013. Atualmente, os workshops voltados à escrita científica são promovidos periodicamente a partir da parceria da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), que incorporou as atividades do Sistema Integrado de Bibliotecas com os editoras científicas e acadêmicas. 

Workshops Web of Science & Journal Citation Reports & EndNote Web – Em parceria com fornecedores de informação e as bibliotecas da Agência, a AGUIA promove treinamento contínuo no uso de bases de dados multidisciplinares tais como a Web of Science, JCR, InCites e EndNote Web (Thomson Reuters), visando aprimorar a competência informacional e de pesquisa de docentes, alunos de pós-graduação e graduação, bem como servidores da USP.

Workshops Scopus, ScienceDirect e Mendeley – Em parceria com fornecedores de informação e as bibliotecas da Agência, a AGUIA promove treinamento contínuo no uso de bases de dados multidisciplinares tais como a Scopus, ScienceDirect, Mendeley (Elsevier), visando aprimorar a competência informacional e de pesquisa de docentes, alunos de pós-graduação e graduação, bem como servidores da USP.

Workshop para Autores e Editores – Em parceria com fornecedores e as bibliotecas da Agência, a AGUIA (SIBiUSP) tem promovido diversas oportunidades de capacitação direcionadas a autores e editores. 2008 – vídeo 1 e 2008 – vídeo 22009 – vídeo Em 2012, novo workshop foi promovido. Em 2015 foram promovidos workshops para autores USP por meio da Springer e BioMed Central.

Treinamentos no uso de bases de dados – a AGUIA, em conjunto com os fornecedores de bases de dados promove continuamente oportunidades de aprendizado no uso de bases de dados internacionais por área de conhecimento.

Percepção da ocorrência de plágio – Pesquisa realizada entre setembro de 2012 e abril de 2013 junto aos alunos de pós-graduação da USP, revela a necessidade de implantar ações informativas e preventivas. Relatório da Pesquisa de Percepção do Plágio USP

As ações de capacitação de usuários desenvolvidas pelas Bibliotecas da AGUIA de forma planejada, incluem aulas ministradas em disciplinas das Unidades, palestras, visitas orientadas e cursos/treinamentos promovidos rotineiramente com foco na capacitação para o uso da biblioteca. e seus recursos e serviços, tais como a com destaque para a capacitação no uso do Banco de Dados Bibliográficos da USP – Dedalus, uso do Portal de Busca Integrada, conhecimento dos sistemas de informação da USP tais como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Revistas, Biblioteca Digital da Produção Intelectual (BDPI) e Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais e Documentos Históricos (BOREH), além de treinamentos e orientações quanto à utilização de bases de dados multidisciplinares e/ou específicas por área de conhecimento, uso de serviços e produtos da Biblioteca, metodologia da pesquisa, artigo científico, formatação e normalização de teses e dissertações, organização de referências e citações.

Diversos treinamentos, trials e cursos hands-on são oferecidos sistematicamente pelas equipes das diversas bibliotecas USP, bem como programadas de modo a apresentar os recursos informacionais adquiridos pela USP ou compartilhados com parceiros nacionais e internacionais, visando desenvolver habilidades de busca e uso dos mesmos pela comunidade interna e/ou externa à USP. 

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE EQUIPES BIBLIOTECÁRIAS

Criado em 1981, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP), atualmente congrega 46 bibliotecas das unidades de ensino e pesquisa, institutos especializados e museus da USP, sob coordenação de seu Departamento Técnico. Nesse sentido, constitui-se como comunidade de prática que reúne​ 866​ profissionais dos três níveis funcionais: superior​ (​354), técnico​ ​​(327) e básico​ (185) – posição em março de 2014​​. 

O Programa de Capacitação específico para os servidores do SIBiUSP é um dos mais antigos do sistema e incorpora inúmeras atividades de formação, atualização, capacitação e integração das equipes, oferecidos a cada ano. Incluem-se entre as ações de capacitação das equipes bibliotecários, o apoio à participação em eventos da área, registrando e disseminando estudos e experiências desenvolvidas em âmbito local das bibliotecas ou sistêmicas.

Desde 2002, o Departamento Técnico do SIBiUSP desenvolve, anualmente, o programa de Capacitação de Equipes Bibliotecárias. O programa tem por instrumento norteador o documento “Diretrizes para capacitação de equipes do SIBiUSP”​, e visa promover a capacitação permanente dos servidores técnico-administrativos que atuam em Bibliotecas. A capacitação é realizada de acordo com as características exigidas pela organização e pelo próprio mercado, em sintonia com os interesses dos servidores, das chefias técnicas de bibliotecas, do Departamento Técnico e da alta administração da USP.

Dessa forma, periodicamente são promovidos treinamentos e cursos presenciais e a distância (EAD) que se constituem como ações de capacitação das equipes nas áreas de: gerenciamento, atuação técnica específica da função, tecnologia de informação e comunicação, a partir de três vertentes:

  • Treinamento inicial USP (da carreira ou do cargo)
  • Treinamento em Serviço (reciclagem/atualização)
  • Aperfeiçoamento (habilitação para elevação do nível de escolaridade)

O Programa de Capacitação de Equipes Bibliotecárias é um dos mais antigos da USP e incorpora inúmeras atividades de formação, atualização, capacitação e integração das equipes que atuam em bibliotecas em nível gerencial, operacional e tecnologia da informação. Rotineiramente são promovidos treinamentos técnicos nas áreas de referência, aquisição e tratamento da informação. Além disso, são disponibilizados manuais e tutoriais de uso de aplicativos e procedimentos de serviço. O SIBiUSP também apoia a participação de bibliotecários em eventos da área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, mediante análise da Chefia Técnica do Departamento.

Entre as ações mais recentes promovidas para atualização profissional das equipes, destacam-se:

Curso de Bibliotecas Digitais a Distância – ministrado por docentes da PUC-Rio, capacitando 184 servidores do SIBiUSP.

Cursos de Capacitação de Bibliotecários para a Comunicação Científica – Áreas: Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Biológicas e da Vida, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – ministrados pelo Prof. Dr. Gilson Volpato (UNESP) – Site de Redação Científica, capacitando 132 servidores do SIBiUSP.

Curso Análise bibliométrica para equipes do SIBiUSP – realizado em parceria com a Escola Técnica e de Gestão da USP e ministrado pelos Profs. Drs. Leandro I. Lopes de Faria e Roniberto Morato do Amaral (UFSCar), capacitando 90 servidores do SIBiUSP.

Capacitação Portal de Busca Integrada – Vídeo de treinamento

Capacitação no uso do Dedalus – Vídeos de treinamento – Vídeo 1 – Vídeo 2 – Vídeo 3.

_________________________________________________

Saiba mais consultando a Área Técnica do SIBiUSP: http://areatecnica.sibi.usp.br/wiki/index.php/Capacitação

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05.508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 / (011) 3091-1547 | atendimento@aguia.usp.br

© 2015 - 2020 AGUIA - Todos os direitos reservados | Apoio: Apoio Fapesp