Conteúdo do site

Sobre

O Programa de Educação em Informação tem como compromisso apoiar, incrementar e promover ações educativas com foco na cultura infomidiática, que conduzam ao pleno desenvolvimento das pessoas e atividades fins da Universidade (ensino, pesquisa e extensão).

Objetivos do Programa:

  • Criar mecanismos e oportunidades para estimular e apoiar, em consonância com a Universidade, o desenvolvimento cultural, acadêmico, técnico e científico da comunidade USP e sociedade em geral.
  • Congregar esforços para elaborar, identificar, organizar, preservar e disseminar, com a comunidade USP, conteúdos educacionais digitais que promovam o aprendizado em informação, considerando os elementos que fundamentam a prática da pesquisa científica e acadêmica (elaboração de estratégias de pesquisa, uso de bases de dados e recursos informacionais online).
  • Promover o acesso aberto a Objetos Educacionais de Aprendizagem em geral e, especialmente, àqueles elaborados por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da Universidade.
  • Coordenar ações educativas para a comunidade USP (docentes, estudantes e servidores), contribuindo para a formação de pessoas competentes em informação e mídia.
  • Promover e apoiar pesquisas voltadas à compreensão das relações entre informação e educação, incluindo as dinâmicas da inclusão digital, informacional e midiática, bem como as práticas da mediação da informação.
  • Trabalhar a convergência entre a prospecção de tendências levadas a cabo em universidades Classe Mundial e a proposição de ações de capacitação para toda a comunidade USP, visando ao desenvolvimento integrado de centros de promoção de investigação, de aprendizado e de produção de conhecimento, colaborando em parceria com todos os órgãos da USP.
  • Configurar programas de formação, em parceria com os órgãos da universidade, focados na aprendizagem e desenvolvimento de competências informacionais e de pesquisa na comunidade uspiana, imprescindíveis ao desempenho qualificado de distintas atividades acadêmicas (revisão/redação/normalização e edição de seus trabalhos em diversos idiomas, seguindo padrões e templates especificamente preparados); publicação científica (questões de direitos autorais, revisão de idiomas, prevenção de plágio, padrões de citação de acordo com distintas normas nacionais e internacionais, sistema de gerenciamento de bibliografias, dentre outras alternativas) ou atividades culturais e artísticas.
Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05.508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 / (011) 3091-1547 | atendimento@aguia.usp.br

© 2015 - 2020 AGUIA - Todos os direitos reservados | Apoio: Apoio Fapesp