10/09 Webinar: As Políticas de Preservação Digital no Brasil: experiências e memórias institucionais

No próximo dia 10/09, às 10h, acontece o webinar ‘As Políticas de Preservação Digital no Brasil: experiências e memórias institucionais’, promovido pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O evento é gratuito e será transmitido no canal do Ibict no YouTube.

O objetivo do webinar é reunir representantes do Ibict e de outras 11 instituições brasileiras que já oficializaram suas políticas de preservação digital para tratarem de suas experiências estruturais e operacionais, refletindo sobre as formas como devemos compreender a preservação digital da memória institucional.

Segundo Miguel Ángel Márdero Arellano, coordenador da Rede Cariniana, as políticas de preservação digital no ambiente dos centros e instituições de ensino e pesquisa no Brasil vêm para questionar a construção da memória das organizações. “As estratégias de preservação digital começam a ser parte da administração de iniciativas e projetos que contêm informação em documentos digitais”.

Na primeira parte do encontro serão apresentadas experiências pessoais na institucionalização das políticas. A segunda parte será dedicada a descrição livre dos elementos das políticas de preservação digital que os participantes considerem mais importantes. Na terceira e última parte, serão abordados os elementos mais importantes nas políticas de preservação digital brasileiras, além de uma chamada para que sejam produzidas políticas para a construção de memórias  institucionais digitais no Brasil.

A gravação do encontro ficará disponível no canal do Ibict no YouTube. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail cariniana@ibict.br

10h – Abertura e boas-vindas (Miguel Ángel Márdero Arellano, Ibict)

1ª Parte: Experiências brasileiras com políticas de preservação de documentos digitais de arquivo

Alex Holanda, coordenador do Programa Permanente de Preservação Digital do Arquivo Nacional​
Neiva Pavezi, arquivista da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Janaína Andiara dos Santos, coordenadora do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual  de Campinas – UNICAMP
Renivaldo Brito, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo
Julio Cesar de Andrade Souza, coordenador de Gestão Documental do Superior Tribunal de Justiça – STJ
José Carlos Abbud Grácio, presidente da Comissão Permanente de Preservação Digital da Universidade Estadual Paulista – UNESP

2ª Parte: Experiências brasileiras com políticas de preservação de acervos digitais

André Freire da Silva, diretor do Centro de Documentação e Informação – CEDI da Câmara dos Deputados
Marcos José de Araújo Pinheiro, diretor da Casa de Oswaldo Cruz
Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, coordenador da Biblioteca Nacional Digital – FBN
Abel L. Packer, diretor do Programa SciELO
Tiago Emmanuel Nunes Braga, coordenador-geral da CGTI do Ibict

3ª Parte: Elementos importantes nas políticas de preservação digital brasileiras

11h – Formulações mais detalhadas das políticas (Miguel Ángel Márdero Arellano, Ibict)

Autenticidade; Tecnologias e analise de riscos; Planejamento e estratégias; Propriedades e formatos dos objetos digitais; Metadados; Direitos autorais; Padrões e normas; Acesso a longo prazo; Organização do serviço; Auditorias e certificação.