26/05 – 14h | Gravação e Slides webinar Reflexões sobre a Ciência Aberta

 

A Ciência Aberta é um tema cada vez mais popular entre cientistas e a sociedade em geral. Trata-se de uma nova cultura que visa promover a colaboração científica e a disseminação do conhecimento, de modo a congregar esforços em prol do avanço do conhecimento científico e maior benefício para a sociedade e o mundo em geral. Diante da premissa de que a ciência é um bem público, é premente compreender os aspectos envolvidos na promoção da Ciência Aberta e seus atores..

Webinar Reflexões sobre a Ciência Aberta
Data: 26 de maio de 2022
Horário: 14h-16h
Gravação: https://youtu.be/6ExzKHIxI1w

Slides: https://www.aguia.usp.br/wp-content/uploads/2022/05/Reflexoes_sobre_Ciencia_Aberta.pdf

É importante salientar que a ciência aberta é uma mudança de cultura que ocorre mundialmente, sendo recomendada pela UNESCO, a qual define Ciência Aberta como:

”uma construção inclusiva que combina vários movimentos e práticas com o objetivo de tornar o conhecimento científico multilíngue disponível abertamente, acessível e reutilizável para todos, para aumentar as colaborações científicas e o compartilhamento de informações para o benefício da ciência e da sociedade, e para abrir os processos de criação de conhecimento científico, avaliação e comunicação aos atores sociais além da comunidade científica tradicional. Inclui todas as disciplinas científicas e aspectos de práticas acadêmicas, abrangendo ciências básicas e aplicadas, ciências naturais e sociais e humanidades, e se baseia nos seguintes pilares principais: conhecimento científico aberto, infraestruturas de ciência aberta, comunicação científica, engajamento aberto de atores sociais e diálogo aberto com outros sistemas de conhecimento” . A adesão dos pesquisadores às práticas de Ciência Aberta torna a pesquisa mais eficiente, confiável e criativa [1].

De acordo com a Fapesp [2], embora não haja uma definição fixa do termo “Ciência Aberta”, geralmente é usado para denotar o conjunto de políticas e ações de disseminação do conhecimento, geralmente por meio digital, para que todos os resultados associados à pesquisa científica sejam acessíveis a todos, reprodutíveis e reutilizável. Essas saídas incluem publicações, dados, processos computacionais, software e metodologias usadas para conduzir a pesquisa. O objetivo final da Ciência Aberta é promover a inovação e o avanço do conhecimento por meio da colaboração entre cientistas e da reutilização dos resultados, acelerando assim o progresso científico, tecnológico, econômico e social.

A disseminação digital da pesquisa científica geralmente se dá por meio da publicação, em repositórios digitais públicos, de conjuntos de arquivos que contêm os três componentes básicos da Ciência Aberta – Acesso Aberto (artigos científicos), Dados Abertos (incluindo, entre outros, dados brutos, especificações, modelos e documentação de experimentos) e Processos Computacionais Abertos (como software e algoritmos) [2].

No esteio dessas tendências, há diversas iniciativas que pleiteiam mudanças na relação entre as grandes editoras científicas, instituições de pesquisa e bibliotecas, que estão buscando implantar novas formas de parcerias, além de investimentos em acordos transformativos.

== AGENDA ==

  • Breve contextualização
  • Mudanças nos paradigmas
  • Importância de Ciência Aberta
  • Movimentos que integram a Ciência Aberta
  • Desafios
  • Acordos Transformativos

Ministrante: Victor da Silva Carvalho

O Webinar é oferecido pela Karger Publishers – https://www.karger.com/, uma editora mundial de conteúdo científico e médico com sede em Basileia, Suíça. A Karger tem evoluído continuamente, acompanhando os desenvolvimentos e mudanças atuais em pesquisa e publicação. A editora se dedica a atender às necessidades de informação da comunidade científica, clínicos e pacientes com publicações de conteúdo e serviços de alta qualidade em ciências da saúde. A Karger oferece coleções online que combinam títulos de especialidades e formatos especificamente para atender às diversas necessidades e requisitos de bibliotecas em centros clínicos, academia e indústria. Com 66 periódicos baseados em assinatura e mais de 35 periódicos de acesso aberto , os títulos da Karger abrangem quase todo o espectro médico.

Inclusive, a Karger Publishers abriu um Trial para toda a comunidade USP, que vai de 04/04/2022 até 04/07/2022, e o acesso deve ser feito por meio de computador com IP autorizado USP ou por acesso remoto VPN.

Consulte a lista completa de revistas de A a Z no link:  https://www.karger.com/Journal/Index  Confira também o Guia Fácil com os diferentes títulos de revistas Karger, separados por Especialidade, com links de acesso às revistas.

Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em parceria com Karger Publishers.

 

== REFERÊNCIAS ==

[1] UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Ciência Aberta USP. São Paulo, 2021. Disponível em: https://cienciaaberta.usp.br/ Acesso em: 18 maio 2022.

[2] FAPESP. Open Science @FAPESP. Disponível em: https://fapesp.br/openscience/ Acesso em: 18 maio 2022.