Slides já disponíveis – Webinar “Acesso Aberto e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”

Imagem colorida com texto sobre o Webinar Acesso Aberto e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2020

Webinar “Acesso Aberto e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”

22 de outubro de 2020
15h-17h

Inscrições: https://doity.com.br/open-access-ods-usp-22out2020

De 19 a 25 de outubro de 2020 foi comemorada a Semana Internacional do Acesso Aberto 2020 e a 23ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP

O tema da Semana Internacional do Acesso Aberto de 2020 tem como objetivo anunciado a frase “Agindo para Construir Equidade Estrutural e Inclusão”. O Acesso Aberto pode ser uma ferramenta poderosa para construir sistemas mais equitativos de compartilhamento de conhecimento. A Semana Internacional de Acesso Aberto é um momento para a comunidade mais ampla se coordenar na tomada de medidas para tornar a abertura o padrão para a pesquisa e para garantir que a equidade esteja no centro deste trabalho.

Diversidade, equidade e inclusão devem ser priorizadas de forma consistente durante todo o ano e integradas à estrutura da comunidade aberta, desde como nossa infraestrutura é construída até como organizamos as discussões da comunidade até as estruturas de governança que usamos. A Semana Internacional de Acesso Aberto é uma oportunidade importante para catalisar novas conversas, criar conexões entre as comunidades que podem facilitar este co-design e avançar o progresso para construir fundações mais equitativas para abrir o conhecimento – discussões e ações que precisam ser continuadas, ano após ano”.

Tendo esse contexto como ponto de partida, o tema deste ano na Universidade de São Paulo intitula-se “Acesso Aberto e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que evidencia a importância da universidade, da produção científica em relação aos ODS, bem como o papel das Bibliotecas como catalisadoras desses movimentos, seja a partir da aquisição e oferta de recursos e espaços de conhecimento, registro e disponibilização de conteúdos digitais, acolhimento e apoio ao usuário e ao pesquisador, seja estudante, docente ou profissionais em geral, em todas as suas atividades.

== Programação e Slides das Apresentações ==

15h00 – 15h30 | O Futuro-Agora e os Desafios do Contemporâneo Hiperconectado – Profa. Brasilina Passarelli – Vice-Presidente da AGUIA
15h30 – 16h00 | Bibliotecas Digitais, Virtuais e Repositórios Institucionais: instrumentos para o acesso à Informação – Profa. Rosaly Favero Krzyzanowski – Biblioteca Virtual Fapesp
16h00 – 16h30 | Produção USP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma análise bibliométrica -Dra. Elisabeth Dudziak – AGUIA
16h30 – 17h00 | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade – Prof. Pedro Roberto Jacobi – IEE

Mediação: Waldo de Oliveira – AGUIA

Público alvo: pesquisadores, docentes, discentes, bibliotecários, editores de revistas, administradores, dirigentes, jornalistas, público em geral. Evento aberto com inscrições gratuitas.

Organização e Promoção: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA)