14/03 – 10h | Gravação do Dia do Bibliotecário 2022 na USP

Mesa Redonda “Universidades abertas e a atuação dos bibliotecários: desafios e oportunidades”

14 de março de 2022 – 10h às 12h

Evento em Comemoração ao Dia do Bibliotecário

Transmissão pelo Canal do Youtube da AGUIA

Desde sempre o acesso à informação e a construção do conhecimento em um ambiente propício ao diálogo moldaram a definição de universidade. A aceitação da diversidade, da mudança, a promoção da ética e da sustentabilidade, o uso da tecnologia hoje são elementos inerentes ao conceito de universidade que almejamos.

Nesse cenário cada vez mais complexo e dinâmico vivenciado por todos nós, sobressai o papel do bibliotecário como profissional mediador que agrega valor e disponibiliza conteúdos organizados imprescindíveis ao aprendizado, à pesquisa e à inovação, pois oferece oportunidades de contato mais próximo com a cultura, ao mesmo tempo em que combate a desinformação.

É inegável que o tempo do bibliotecário guardião de coleções impenetráveis se passou, mas o acesso, o registro e a preservação da informação continuam em alta.

A ameaça da COVID-19 para a saúde e para as economias desencadeou um crescimento do acesso aberto aos resultados da pesquisa de tal forma que a ciência aberta, as publicações de pesquisa, as metodologias, os conjuntos de dados abertos, transparentes e acessíveis ajudaram a acelerar a produção de conhecimento novo e desesperadamente necessário sobre a COVID-19. Hoje há um compartilhamento rápido de dados e descobertas de pesquisa sem precedentes. As tecnologias digitais em rede também estão criando novas potencialidades para a ciência cidadã e a ação social (MIT, 2021).

Compreender o futuro desta tendência e o que isso significa para as instituições de conhecimento não é simples, pois a adoção da política de acesso aberto, a provisão de plataformas online gratuitas e resultados abertos é apenas uma estreita fatia de uma imagem mais ampla. Nesse sentido, a flexibilidade tem se provado inestimável para as universidades. Esse ímpeto de fluxo é globalizado, mas não global, e destaca a questão dos dados ausentes e/ou indisponíveis, bem como a distribuição desigual de conhecimento em todo o mundo. A correção dessas assimetrias é claramente parte da agenda das Open Knowledge Institutions (OKIs) e seu futuro (MIT, 2021).

Nesse sentido, é necessário congregar esforços em benefício da valorização dos bibliotecários, da publicação institucional aberta e reconhecer que há experiências bem-sucedidas internacionalmente que podem levar as universidades a um patamar mais elevado e efetivo em seu país e em sua região. Esse é o propósito deste evento: compartilhar experiências e lançar um olhar renovado sobre a atuação do bibliotecário nesse novo cenário.

Convidamos a participarem deste evento online com transmissão pelo Canal Youtube da AGUIA, conforme detalhes a seguir:

Dia do Bibliotecário 2022 na USP
Data: 14 de março de 2022
Horário: 10h – 12h
GRAVAÇÃO: https://www.youtube.com/watch?v=7MZhLEQ9qH8

== Programação ==

10h – 10h30 | Conferência de Abertura – Prof. Dr. Paulo Martins – Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA)

10h30 – 12h | Mesa redonda sobre a atuação do bibliotecário nas universidades

Coordenação:
Dra. Elisabeth Adriana Dudziak – Chefe Técnica da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação da AGUIA

Debatedores:
Profa Dra. Sigrid K.Weiss Dutra – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)