“A Universidade e a Ciência Aberta” é o tema da Semana do Livro e da Biblioteca na USP em 2019

Tradicionalmente realizada na última semana de outubro, a XXII SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA na USP e a SEMANA INTERNACIONAL DO ACESSO ABERTO este ano acontecem de 21 a 27 de outubro de 2019, tendo como tema geral “A Universidade e a Ciência Aberta”.  Confira a PROGRAMAÇÃO GERAL.

Amparada em tecnologias digitais e ferramentas colaborativas, a Ciência Aberta representa uma nova forma de produzir, compartilhar e difundir o conhecimento. É uma abordagem do processo científico construída a partir da transparência, do trabalho cooperativo, equidade, diversidade e inclusão.

A Ciência Aberta apoia-se em dois argumentos principais: um argumento sociológico, que pensa o conhecimento científico como produto da colaboração social e, dessa forma, propriedade da comunidade; e um argumento econômico, que considera que as produções científicas geradas com recursos públicos são bens públicos e, dessa maneira, devem estar disponíveis a todos e todas. É uma questão que envolve uma grande mudança cultural e requer políticas públicas e mandatos, infraestruturas de apoio (redes, repositórios), adoção de padrões de metadados e interoperabilidade, além da capacitação de pessoas.

A Ciência Aberta engloba o acesso aberto (open access) a publicações, acesso e reuso de dados abertos de pesquisa (open data), software de código aberto (open source), recursos educacionais abertos (open educational resources), ferramentas abertas com ênfase na colaboração aberta, ciência cidadã (citizen science), avaliação e revisão aberta (open peer review).

Em consonância com as tendências internacionais, a Universidade de São Paulo (USP) tem investido muito em direção à Ciência Aberta, a começar pela promoção do acesso aberto à produção intelectual e dados científicos abertos, boas práticas de pesquisa, integridade, reprodutibilidade e transparência. Nesse sentido, tem promovido diversos eventos e atividades, bem como tem disponibilizado orientações e informações.

Como acontece todos os anos, a Semana será repleta de atividades acadêmicas, científicas e culturais realizadas nas Unidades e proporcionadas pelas Bibliotecas da Universidade.

Além disso, no dia 25 de outubro de 2019, será realizado um evento comemorativo geral, organizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Em breve serão divulgadas mais informações e a programação.

Reserve a data em sua agenda e participe das atividades!