AGUIA e AUSPIN participam de Webinar da Springer Nature sobre P&D

Webinar promovido pela Springer Nature “Pesquisa & Desenvolvimento na América Latina: o papel das parcerias acadêmicas e corporativas no apoio à inovação” no Painel ‘USP: P&D para a inovação e o empreendedorismo’ contou com a participação do Prof. Dr. Jackson Cioni Bittencourt, Presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), e do Prof. Dr. Marcos Nogueira Martins, Coordenador da Agência USP de Inovação (AUSPIN).

O professor Jackson iniciou sua fala com uma breve descrição da Universidade de São Paulo nas áreas de ensino, pesquisa, cultura e inovação, com destaque para o avanço da pesquisa no combate à pandemia da COVID-19. Em seguida, descreveu o papel da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), seus números e prioridades. https://www.aguia.usp.br

Sobre a produção intelectual (científica, acadêmica, técnica e artística) da USP, o Presidente da AGUIA ressaltou o grande número de registros existentes no Repositório da Produção da USP, ativos de conhecimento que são insumos à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). http://www.repositorio.usp.br

Apresentou então um vídeo da Nature que descreve como a rede mundial de pesquisa se expandiu e se entrelaçou nos últimos 150 anos, levando ao desenvolvimento de diversas áreas científicas. https://www.youtube.com/watch?v=GW4s58u8PZo

Segundo dados da UNESCO, os investimentos brutos em atividades de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil foram expressivos até 2017.

Também ressaltou a liderança do Brasil na produção de Patentes na América Latina.

Com relação às áreas de pesquisa, observa-se que a Universidade de São Paulo possui uma forte produção científica nas áreas de Bioquímica, Odontologia, Neurociências, Farmácia, Ciência de Materiais, dentre outras áreas.

Demonstrou como a USP está evoluindo em sua produção científica em parceria com empresas no período de 2015 a 2020, tendo produzido mais de 1.905 publicações em co-autoria.

Apresentou também um panorama da USP em relação à produção científica relacionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo alcançado proeminência mundial * em três ODS principais: (1) Erradicação da Pobreza, (7) Energia limpa e (15) Vida terrestre. 

Em suas considerações finais, o Prof. Jackson ressaltou que o desenvolvimento sustentável deve ser visto a partir de uma visão sócio-técnica, que as redes de colaboração contribuem para avanço mais rápido da ciência, que a multidisciplinaridade e ênfase no impacto social são essenciais à Pesquisa e ao Desenvolvimento.

Nosso papel como Agência é contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da USP, promover o acesso aberto à informação, apoiar a formação profissional, a pesquisa e os pesquisadores em suas atividades e publicações.”

Ao final, o professor Jackson destacou a importância das parcerias para o alcance dos objetivos estratégicos da USP e da própria AGUIA.

Em seguida, o Prof. Marcos Nogueira Martins, que é Coordenador da Agência USP de Inovação (AUSPIN), iniciou sua apresentação descrevendo o panorama de cooperação entre universidade e empresa no Brasil, startups e empresas unicórnio. http://www.inovacao.usp.br/ Na sequência, apresentou a estrutura da AUSPIN e a proposta dos “ambientes inova USP” que estarão nos diversos campi da Universidade para promover o empreendedorismo e a inovação, aproximando alunos, empresas, empresários e a própria USP, para desenvolver parcerias estratégicas. Hoje, há um “ambiente Inova USP” que se localiza na USP de São Paulo. Ao final, destacou a importância do conhecimento e do envolvimento da USP com as empresas.

=================================================================

O cálculo da proeminência de um tópico combina 3 métricas para indicar a dinâmica do tópico:

  • Contagem de citações no ano n para artigos publicados no n e n-1
  • Contagem de visualizações do Scopus no ano n para artigos publicados no n e n-1
  • CiteScore médio  para o ano n

As publicações da Scopus são agrupadas em Tópicos com base em uma análise de citação direta.

=================================================================

== Referências ==

DIMENSIONS. Patents USP. (Data of exportation: Aug. 19, 2020). Disponível em: https://app.dimensions.ai/discover/patent. Acesso em 19 de agosto de 2020.

CLARIVATE ANALYTICS. InCites.  Research Areas USP 2015 to 2020. (Data of exportation:  Aug. 16, 2020). Disponível em: https://incites.clarivate.com  Acesso em: 16 de agosto de 2020.

ELSEVIER. SciVal. Universidade de São Paulo Overview 2015-2019. (Data of exportation: Aug. 21, 2020). Disponível em: http://www.scival.com Acesso em: 21 de agosto de 2020.

UNESCO. Global Investments in R&D Report. June 2020. http://uis.unesco.org/sites/default/files/documents/fs59-global-investments-rd-2020-en.pdf Acesso em: 16 de agosto de2020.

USP. Anuário estatístico 2020 (fonte de dados 2019). Disponível em: https://uspdigital.usp.br/anuario Acesso em: 21 de agosto de 2020.

YAMAMOTO, Érica. USP é a 14ª universidade mais comprometida com objetivos sustentáveis do mundo. Jornal da USP, 22 abr. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/usp-e-a-14a-universidade-mais-comprometida-com-objetivos-sustentaveis-do-mundo/ Acesso em: 21 de agosto de 2020.

==================================================================

Para mais informações acesse o website da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA): https://www.aguia.usp.br