Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP

 

Você já consultou a Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP (BDTA)? Saiba mais: http://www.bdta.aguia.usp.br/– a interface está ainda em aprimoramento, mas já está sendo alimentada com os trabalhos acadêmicos lato sensu.

Os procedimentos são realizados pelos bibliotecários catalogadores das bibliotecas vinculadas aos Cursos, a partir do registro do item no Banco Dedalus (Base 6) e posterior carregamento de arquivos de texto completo na BDTA.

A Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), que incorporou as atividades do antigo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP), é responsável pela hospedagem, manutenção e aprimoramento da BDTA, além da capacitação das equipes bibliotecárias das Unidades na execução do fluxo de submissão.

A Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP (BDTA) é a Biblioteca Oficial da USP para o depósito, preservação e acesso ao texto completo dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Universidade. Inclui em seu acervo: Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (TCC), Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização e MB (TCE)), Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) da Universidade de São Paulo.

A BDTA atende à Resolução CoCEx-CoG Nº 7497, de 09 de abril de 2018, que Regulamenta a disponibilização de trabalhos de conclusão de curso ou outros trabalhos acadêmicos equivalentes na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da Universidade de São Paulo.

A Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária e o Pró-Reitor de Graduação, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o deliberado pelo Conselho de Cultura e Extensão Universitária, em sessão realizada em 24 de agosto de 2017, pelo Conselho de Graduação, em sessão realizada em 21 de setembro de 2017 e pela Comissão de Legislação e Recursos”, baixou a Resolução em sessão realizada em 20 de fevereiro de 2018.

Essa normativa determina que todos os cursos de Graduação, cursos de Especialização e atividades de Residência uniprofissionais ou multiprofissionais da Universidade de São Paulo que adotam apresentação de trabalho de conclusão de curso ou monografia podem ter seus trabalhos depositados na BDTA, de acordo com algumas condições:

Artigo 1º da Resolução: a banca examinadora ou instância avaliadora equivalente deverá informar se recomenda ou não a inclusão dos referidos documentos na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos (BDTA) da USP.

  • § 1º Para os cursos de Graduação, além da recomendação da banca examinadora, a publicação dependerá de homologação pela Comissão de Graduação.
  • § 2º Para os cursos de Especialização e atividades de Residência uniprofissionais ou multiprofissionais, além da recomendação da banca examinadora, a publicação dependerá de ratificação pelo Coordenador do Curso e posterior homologação pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Unidade e/ou órgão equivalente.
  • § 3º Os autores dos trabalhos indicados e homologados deverão receber ciência antes do encaminhamento para publicação.
  • § 4º Ficará a cargo da Unidade a definição do fluxo completo, desde a submissão até a publicação. A Biblioteca da Unidade será a responsável pela catalogação do conteúdo.

Nesse sentido, a Resolução estabelece os princípios para o depósito legal de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade de São Paulo na Biblioteca da Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos (BDTA).

Caso não encontre um Trabalho, fale conosco. Envie mensagem ao atendimento@aguia.usp.br