Bibliotecários liderando juntos para mudar o mundo

Vivemos tempos históricos! A liderança coesa das bibliotecas em nível nacional e global é importante para trazer mudanças transformadoras que beneficiam as comunidades profundamente impactadas pelo COVID-19 e para estabelecer um futuro vibrante para bibliotecas globais, escreve a consultora de bibliotecas internacionais Loida Garcia-Febo. Esta é uma tradução livre de seu mais recente texto.

Loida Garcia-Febo*

A rapidez com que a pandemia atingiu causou muitas mudanças na forma como as bibliotecas fornecem serviços e acesso à informação. Como resultado, tenho recebido muitas perguntas sobre o futuro das bibliotecas e nosso mundo pós-pandêmico. Eles vieram de chefes de órgãos globais, líderes nacionais e bibliotecários de linha de frente. Uma preocupação é o que isso significa para as populações multilíngues e multiculturais.

A pandemia exibiu bibliotecas liderando esforços de informação nas comunidades que atendem. As bibliotecas permaneceram abertas, fornecendo informações para as comunidades aprenderem a se proteger contra o vírus e colaborando com agências governamentais para fornecer referências sobre vagas de emprego, habitação e bancos de alimentos.

Tanto online como atendendo fisicamente às comunidades, as bibliotecas provaram que podem alcançar a todos. As bibliotecas podem atender às necessidades de informação de indivíduos; ajudar a desenvolver as habilidades necessárias agora e para um mundo pós-pandêmico; fazer parceria efetivamente para servir às comunidades; comunidades de impacto e políticas de impacto. Os bibliotecários continuaram a demonstrar o valor das bibliotecas para suas comunidades.

Liderando em nível global e nacional

Em nível global, a IFLA , a Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas, conduz esforços de defesa de direitos para apoiar o direito à informação e à educação. Isso levou ao rascunho de uma carta aberta da WIPO ao Diretor-Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) instando-a a não tornar os direitos autorais um fardo para o acesso e disseminação de informações durante condições de pandemia, quando a maior parte do mundo obtém informações por meio de fontes online e não indo para bibliotecas físicas. Temos o precedente do Tratado de Marrakesh, que determina exceções e limitações para o fornecimento de livros aos cegos e deficientes visuais.

O trabalho da IFLA, dos bibliotecários e dos defensores das bibliotecas mostra que os bibliotecários podem posicionar as bibliotecas como atores-chave em nível nacional e global para trazer mudanças! Nós somos esse líder: temos o conhecimento, a capacidade e o poder, junto com a IFLA, associações de bibliotecas nacionais e regionais, para ajudar a reconstruir uma sociedade justa e justa.

Em nível nacional, a defesa das bibliotecas dos Estados Unidos foi fortalecida por milhares de defensores das bibliotecas mobilizados pela American Library Association (ALA) para pedir às autoridades eleitas que apoiem as bibliotecas. Como resultado, as bibliotecas e seus funcionários são incluídos nos esforços de recuperação e alívio da pandemia. Como parte do American Rescue Plan Act , US $ 200 milhões foram atribuídos ao Instituto de Serviços de Museus e Bibliotecas (IMLS), o maior aumento nos 25 anos de história da agência.

Os bibliotecários também estão defendendo com veemência a Lei de Bibliotecas da Build America, que forneceria US $ 5 bilhões para apoiar instalações de bibliotecas, necessidades decorrentes do COVID-19 e serviços para populações rurais, de baixa renda e vulneráveis.

Sim! Podemos ter um impacto poderoso nas políticas públicas e também nos organismos globais! Eu fiz uma estratégia nas Nações Unidas para colocar as bibliotecas na agenda como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e sei que podemos mobilizar bibliotecários e parceiros, globalmente, para trazer mudanças.

Liderando de onde você está

Todos nós podemos contribuir de onde estamos. Recentemente, colaborei com colegas da Romênia para falar sobre o poder dos bibliotecários para atingir as metas da Biblioteca Occupy e treinei bibliotecários membros do INELI-Sul da Ásia e Índia sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e como as bibliotecas são aceleradoras de desenvolvimento.

Para impulsionar as conversas e, mais importante, trazer ações sobre as questões levantadas pela pandemia, nossa equipe da Seção de Desenvolvimento Profissional Contínuo e Aprendizagem no Local de Trabalho e do Grupo de Interesse Especial de Novos Profissionais da IFLA apresentou webinars gratuitos para a comunidade global de bibliotecas. É uma honra trabalhar com esta equipe e moderar os webinars. Eu os estabeleci enquanto membro do CPDWL e incluí sessões completas em português e espanhol que refletem os valores de diversidade e inclusão. Uma lista de gravações de webinars está disponível aqui .

Um webinar sobre banda larga como um direito humano foi apresentado pelo presidente da UNESCO Global Media and Information Literacy a bibliotecários e bibliotecários da Suécia e da Índia, todos concordando que banda larga não é um luxo: é uma necessidade e devemos continuar a defender políticas e infraestrutura torna isso uma realidade em todo o mundo.

Outro evento, dedicado a compartilhar como líderes de diferentes setores estão gerenciando os esforços de Acesso Aberto durante o COVID-19 para levar adiante a pesquisa e o acesso à informação livre de barreiras, contou com a IFLA Policy and Advocacy, o diretor de Bibliotecas do MIT e representantes da SPARC e da Open -Acesso-Büro Berlin.

Nosso webinar mais recente enfocou a Ação Climática e apresentou o Chefe das Publicações das Nações Unidas e representantes da Seção de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bibliotecas da IFLA e do Comitê de Sustentabilidade da ALA. As bibliotecas têm duas funções principais nesta área, exemplos e educadores, conforme explicado na postagem do blog da equipe de políticas da IFLA . Eles podem construir uma compreensão das questões entre os cidadãos e ajudá-los a aprender como mudar seu próprio comportamento.

A IFLA Latin America & Caribbean Section e REFORMA, a Library Association to Serve Latinos and the Spanish Speaking apresentaram um webinar em espanhol sobre direitos autorais em tempos de COVID-19. Os líderes latino-americanos abordaram questões tais como o que precisa ser mudado para que as bibliotecas possam responder com eficácia a futuras ondas de infecção ou outras epidemias ou desastres futuros? Como as bibliotecas da América Latina e do Caribe estão enfrentando essa situação crítica? Quais são as práticas e recomendações para a região?

Pelas minhas conversas com bibliotecários de diferentes regiões, vejo um profundo senso de propósito instilado nos bibliotecários dessa época. Bibliotecas = esperança. Isso é o que os líderes fazem: eles vão fundo; eles abrem um caminho; eles permanecem comprometidos.

Eu também acredito que uma grande força do nosso campo global de bibliotecas liderado pela IFLA está no trabalho notável feito por associações nas regiões, sua forte representação e vozes. Junto com esses players em campo incrivelmente fortes, podemos trazer mudanças transformadoras! As bibliotecas são vitais para a recuperação e resiliência das diversas regiões do mundo. Bibliotecários liderando: juntos podem mudar o mundo.

== REFERÊNCIA ==

GARCIA-FEBO, Loida. Librarians leading together to change the world. Information Today, May 2021. Disponível em: https://www.infotoday.eu/Articles/Editorial/Featured-Articles/Librarians-leading-together-to-change-the-world-146569.aspx Acesso em: 09 maio 2021.

* Nota: Loida Garcia-Febo é consultora internacional de Bibliotecas; Foi presidente da American Library Association (ALA) de 2018 a 2019; foi presidente da Força-Tarefa de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ALA 2030; foi presidente do Comitê ALA sobre o Status da Mulher na Biblioteconomia (COSWL); foi coordenadora de Informação da Seção de Gestão de Associações de Bibliotecas da IFLA; Co-fundadora e consultora da IFLA New Professionals; Fundadora da série online New Librarians Global Connections; e foi membro do Conselho de Administração da IFLA de 2013 a 2017.