Bibliotecas da USP continuam a apoiar usuários e pesquisadores

Mais do que nunca a comunicação e o acesso à informação qualificada têm sido fundamentais, principalmente no apoio aos usuários da Universidade de São Paulo – USP.

Portal da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica

Durante a quarentena que requer isolamento social, as Bibliotecas da USP https://www.aguia.usp.br/bibliotecas/fisicas/ – continuam a realizar atendimentos online aos usuários, esclarecendo dúvidas, respondendo a perguntas por e-mail, enviando dicas de estudo, listas de recursos de informação em ciência aberta (bases de dados, e-books, revistas, vídeos, etc), realizando treinamentos e webinars, elaborando tutoriais, informando sobre cursos disponíveis na Internet, orientando sobre o acesso aberto, etc.

Office of Scholarly Communication AGUIA USP
Escritório de Comunicação Acadêmica – Acesso Aberto

No apoio aos pesquisadoreshttps://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/, os bibliotecários aproveitam para orientar e ajudar os docentes e discentes nas pesquisas em bases de dados – https://www.aguia.usp.br/bases-dados/, no uso do Portal de Periódicos da Capes – http://www.periodicos.capes.gov.br, no acesso remoto VPN aos computadores da USP – https://www.aguia.usp.br/portfolio/servicos/conexao-remota/, preenchimento do Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/, no registro e vínculo do ORCiD à USP – http://www.usp.br/orcid, na escolha das melhores revistas para publicar seus artigos – https://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/escrita-publicacao-cientifica/ Publicam dicas de escrita científica, sobre como organizar e formatar seu trabalho, aumentar o impacto de suas publicações, evitar editoras predatórias, entre outras atividades. 

Portal de Busca Integrada da USP

Também continuam a realizar as atividades de registro da produção dos autores USP no Banco de Dados Dedalus http://www.dedalus.usp.br/ e o depósito de documentos (artigos, trabalhos de eventos, livros e capítulos de livros) no Repositório da Produção USP http://www.repositorio.usp.br

Repositório da Produção USP

Em parceria com o CeTISC, mantêm a catalogação e acesso às Teses e Dissertações da USP https://www.teses.usp.br

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

Utilizando as mídias sociais (Facebook, Twitter, Podcasts, Youtube e Instagram), as Bibliotecas distribuem notícias e matérias sobre a pandemia, compartilham medidas de prevenção de contágio do coronavírus e como manter o bem estar em casa, comunicam os principais avanços da ciência, as buscas por tratamento, atualizam as notícias sobre pesquisas de vacinas, medicamentos, entre outros temas. 

Atuando em home office, as equipes trabalham como podem, enfrentando os desafios de acesso remoto aos computadores e ferramentas, sem deixar de responder às solicitações dos usuários (docentes, discentes, funcionários e público em geral), por e-mail ou mediante direcionamento de chamadas. 

Nos bastidores, a equipe da Coordenadoria da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) – https://www.aguia.usp.brcontinua a atender os chamados online dos colegas das Bibliotecas e da comunidade USP, além do público em geral. As atividades de aquisição e assinaturas também estão em andamento, em conjunto com os demais órgãos centrais da Universidade. 

O apoio aos editores das Revistas USP se mantém, possibilitando a publicação de novas edições de revistas e artigos importantes para a disseminação da ciência.

Portal de Revistas USP

A publicação de livros em acesso aberto de autores USP também se mantém. Os analistas da Coordenadoria da AGUIA monitoram e mantêm os Sistemas de Informação e Portais em pleno funcionamento, acompanhando de perto o desempenho desses sistemas:

Portal de Busca Integrada – http://www.buscaintegrada.usp.br

Escritório de Comunicação Acadêmica – Acesso Aberto – http://www.acessoaberto.usp.br

Portal de Revistas USP http://www.revistas.usp.br

Portal da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) – https://www.aguia.usp.br

Portal de Livros Abertos da USP – http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/

Biblioteca de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP – http://www.obrasraras.usp.br/

Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos – http://bdta.sibi.usp.br/

Siga-nos em nossas redes sociais para manter-se atualizado:

http://facebook.com/aguiausp
https://twitter.com/aguiausp
https://www.instagram.com/abcd.usp