Caderno de laboratório aberto e publicações líquidas: gravação de webinar disponível

No dia 27 de maio, Anne Clinio nos apresentou o conceito e as práticas dos cadernos de laboratório abertos, uma inovação criada no contexto da Ciência Aberta.

​Através de uma investigação documental, a palestrante apresenta-nos a noção de “laboratório aberto”, que promove uma nova forma de produzir e comunicar ciência, uma nova “tecnologia literária”. Este conceito dialoga com a noção de “publicação líquida”, que é o principal elemento de um complexo ecossistema de colaboração aberta que visa fazer a transição de uma “ciência baseada na confiança” para uma ciência baseada na transparência e na origem dos dados.

Gravação de vídeo disponível no canal da Biblioteca no YouTube https://youtu.be/sEjv2ip4xpU

Mais sobre Anne Clinio

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, convênio Ibict-UFRJ. Pesquisador independente, membro do Laboratório de Ciência Aberta e Inovação Cidadã – CindaLab. Consultora de Comunicação do Projeto Rural Sustentável Caatinga. Ex-membro da equipe da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e do Grupo de Trabalho Ciência Aberta (GTCA) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), colaborando na formulação coletiva de sua política institucional de Gestão e Compartilhada de dados para pesquisa. Membro da equipe de protótipos Doc.art para documentação em laboratórios cidadãos.

Vídeos e apresentações do Ciclo de Webinars sobre Ciência Aberta 2021 e anos anteriores em: 

https://biblioguias.cepal.org/webinars

== REFERÊNCIA ==
CLINIO, Anne. Cuaderno abierto de laboratorio y publicaciones líquidas: Innovación abierta para una ciencia abierta. Gravação (Webinar). CEPAL, 2021. Disponível em: https://www.cepal.org/es/notas/cuaderno-abierto-laboratorio-publicaciones-liquidas-innovacion-abierta-ciencia-abierta Acesso em: 06 jun. 2021.