Conteúdo do site

Clarivate introduz novos dados de acesso aberto nos Journal Citation Reports – Web of Science

Journal Citation Reports aponta aumento significativo no fator de ...

A Clarivate Analytics anunciou em 23 de abril a adição de dados de acesso aberto às páginas de perfil do Journal Citation Reports para aumentar a transparência dos modelos de acesso aberto na publicação acadêmica. O Journal Citation Reports (JCR) é um relatório anual da Web of Science, o maior banco de dados de citações global independente do editor do mundo.  O JCR é assinado pela Agência USP de gestão da Informação Acadêmica para toda a Universidade de São Paulo.

Os novos dados mostram os artigos de cada periódico por modelo de acesso. Isso fornece à comunidade de pesquisa informações transparentes e neutras sobre o editor sobre a contribuição relativa de artigos publicados gratuitamente para leitura e reutilização sob licenças Creative Commons (‘acesso aberto dourado’) ao volume geral de conteúdo e citações de uma revista. O novo recurso está na versão beta até o lançamento do 2020 Journal Citation Reports em junho. Lista de periódicos indexados na Web of Science.

Para os aproximadamente 5.200 periódicos híbridos no Journal Citation Reports, os leitores agora poderão identificar rápida e facilmente: 

· O número de artigos publicados por meio do modelo tradicional de assinatura e 

· Aqueles publicados através de licenças Creative Commons. 

O cenário de publicação de pesquisa está passando por mudanças rápidas, interrompendo o domínio de longa data do modelo de assinatura e substituindo-o por modelos de acesso aberto. Tanto os financiadores quanto os editores buscam melhorar a transparência do acesso aberto, com os editores sob crescente pressão para eliminar ou reduzir embargos, melhorar as opções de acesso aberto e ‘virar’ os periódicos tradicionais de assinatura ou híbridos para tornar todos os artigos de pesquisa livremente acessíveis e reutilizáveis mediante publicação através de uma licença Creative Commons.  

Clarivate Introduces New Open Access Data into Web of Science ...

A Dra. Nandita Quaderi, editora-chefe da Web of Science, disse: “Esta é a mais recente iniciativa de uma longa linha de ações que o Clarivate tomou para apoiar a pesquisa aberta. Quando o Dr. Eugene Garfield publicou o primeiro Journal Citation Reports em 1975, todos os periódicos foram impressos e o acesso aberto não existia. O modo como os periódicos são publicados e acessados ​​mudou, mas o objetivo dos Relatórios de Citação de Revistas permanece o mesmo: fornecer um conjunto rico de dados para ajudar a comunidade de pesquisa a entender melhor a contribuição de uma revista para a literatura e a influência no discurso acadêmico.  

“A introdução de dados adicionais de acesso aberto no Web of Science Journal Citation Reports nos ajudará a entender o impacto da pesquisa publicada por meio do acesso aberto em ouro. Com os dados adicionais fornecidos, os financiadores e editores poderão tomar decisões mais informadas e confiantes sobre política e estratégia de acesso aberto, promovendo seus objetivos de aumentar a transparência em torno do acesso aberto à pesquisa acadêmica. ” 

Os pesquisadores estão cada vez mais interessados ​​na publicação de acesso aberto. A inclusão de dados descritivos de acesso aberto no Web of Science Journal Citation Reports permite que os pesquisadores visualizem rápida e facilmente a quantidade de conteúdo de ouro de acesso aberto (se houver) em seu periódico preferido e ver como isso contribui para o desempenho geral de citações do periódico. Também lhes permite monitorar as normas da comunidade em sua disciplina de pesquisa, vendo até que ponto seus colegas estão disponibilizando artigos por meio de opções de acesso aberto em ouro. Essas informações também podem ajudar os editores a tomar decisões baseadas em dados sobre quando / se devem ‘virar’ os diários de uma assinatura ou modelo híbrido para abrir totalmente o acesso. 

As bibliotecas têm muitas demandas concorrentes em seu tempo – negociando acordos transformadores com editores, educando professores e alunos e acompanhando as políticas em evolução de várias partes interessadas. Os novos dados descritivos permitem compreender rapidamente a contribuição relativa dos artigos de acesso aberto ao volume geral de conteúdo e citações de uma revista, ajudar os clientes a cumprir os mandatos de acesso aberto e financiar mitos sobre o acesso aberto com visualizações que mostram como os periódicos respeitáveis ​​oferecem Acesso.  

Para mais informações, visite o  blog

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br

Siga-nos nas redes sociais

© 2015 - 2024 ABCD - Todos os direitos reservados | Apoio: Apoio Fapesp

Pular para o conteúdo