Crossref adota o Registro de Organização de Pesquisa (ROR)

https://ror.org/036rp1748

Meses atrás, a Crossref, organização internacional dedicada aos Digital Object Identifiers, anunciou a implantação da iniciativa ROR visando ao registro das organizações como metadados nas publicações digitais.

Esta é uma tradução livre da matéria intitulada Some rip-RORing news for affiliation metadata e publicada no Blog da Crossref [2].

Temos trabalhado no Registro de Organização de Pesquisa (ROR) como uma iniciativa da comunidade nos últimos anos. Junto com a Biblioteca Digital da Califórnia e o DataCite, nossa equipe esteve envolvida na definição da estratégia, planejamento de governança e sustentabilidade, desenvolvimento de infraestrutura técnica, contratação / empréstimo de equipe e envolvimento com as pessoas pessoalmente e online. Em nossa opinião, é o melhor modelo atual de uma iniciativa colaborativa entre organizações de infraestrutura acadêmica aberta (OSI) com ideias semelhantes .

No ano passado, a gerente de projeto Maria Gould descreveu o caso de editores que adotam o ROR e o ROR foi classificado como a prioridade número um em nossa última reunião anual presencial. Agora é a hora de os próprios serviços da Crossref assumirem a responsabilidade para atender à crescente demanda.

A inclusão de ROR nos metadados Crossref ajudará todos no ecossistema acadêmico a fazer conexões críticas com mais facilidade. Por exemplo, as instituições de pesquisa precisam monitorar e medir sua produção pelos artigos e outros recursos produzidos por seus pesquisadores. Os periódicos precisam saber com quais instituições os autores são afiliados para determinar a elegibilidade para acordos de publicação patrocinados institucionalmente. Os financiadores precisam ser capazes de descobrir e rastrear as pesquisas e pesquisadores que apoiaram. Os bibliotecários acadêmicos precisam encontrar facilmente todas as publicações associadas ao seu campus.

No início deste mês, GRID e ROR anunciaram que depois de trabalharem juntos para semear o Registro de Organização de Pesquisa administrado pela comunidade, GRID se aposentaria do serviço público e passaria a proverbial tocha para ROR como o identificador aberto universal confiável da comunidade acadêmica para afiliações. Isso significa que nossos membros que têm usado GRID agora precisam considerar sua mudança para ROR e pensar sobre como podem adicionar ROR IDs aos metadados que gerenciam e compartilham por meio do Crossref.

O plano

Conseguimos incluir ROR IDs para nosso esquema de metadados de concessão como informações de afiliação por dois anos, desde julho de 2019. E o Australia Research Data Commons (ARDC) foi o primeiro membro a adicionar ROR IDs ao sistema Crossref em 2020. Em no início de julho, concluímos o trabalho para aceitar IDs de ROR para afirmações de afiliação para todos os outros tipos de registros com um elemento affiliation ou institution, como artigos de periódicos, capítulos de livros, pré-impressões, conjuntos de dados, dissertações e muitos mais.

Em seguida, iniciaremos os planos para apoiar o ROR em nossas outras ferramentas e serviços, como Relatórios de Participação. Trabalharemos no alinhamento com o Open Funder Registry e compartilharemos nossos planos para coletar as informações por meio da nova interface de usuário que estamos desenvolvendo para registrar e gerenciar metadados . O Open Journal Systems (OJS) já possui um plug-in ROR, desenvolvido pela Biblioteca Nacional Alemã de Ciência e Tecnologia (TIB). Isso suporta a coleta de ROR IDs e versões futuras deste plug-in e o plug-in OJS DOI permitirá a inclusão de ROR IDs nos metadados enviados à Crossref, para oferecer suporte a milhares de nossos membros para compartilhar ROR IDs por meio de seus metadados Crossref. Também pretendemos adicionar ROR às nossas opções de recuperação de metadados, incluindo a API REST, que recentemente viu o início de um desbloqueio para mudar para uma base técnica mais robusta .

A chamada para participação

Muitos editores, financiadores e provedores de serviços do Crossref já estão planejando integrar o ROR aos seus sistemas, mapear seus dados de afiliação ao ROR e incluir o ROR nos metadados do Crossref. Além de editores e financiadores, bibliotecas, repositórios e outras partes interessadas estão desenvolvendo suporte para ROR. Por exemplo, a ferramenta Plan S Journal Checker usa ROR IDs para permitir que as pessoas verifiquem se um determinado periódico está em conformidade com o financiador do autor e com as políticas institucionais de acesso aberto. Além disso, o site do ROR mostra uma lista crescente de integrações de ROR ativas e em andamento .

Os membros do Crossref que registram financiamentos de pesquisa por meio do sistema Proposal Central da Altum já podem adicionar ROR IDs. Agora, aqueles que registram artigos, livros, pre-prints, conjuntos de dados, dissertações e outros objetos de pesquisa podem começar a incluir metadados de afiliação muito mais claros e importantes como parte de seu registro de conteúdo daqui para frente.

Como acontece com todos os elementos de metadados recém-introduzidos, recomendamos adicionar ROR IDs de agora em diante, mas planejando um projeto distinto para preencher os registros mais antigos. Sabemos que mais de 80% dos registros foram atualizados e enriquecidos pelo menos uma vez com metadados adicionais e mais limpos, então como os membros fazem isso rotineiramente, eles podem incluir ROR IDs ao lado de URLs de atualização, licença ou informações de financiamento e outros metadados.

Para obter informações sobre como o ROR será suportado nos metadados Crossref, dê uma olhada em nosso lançamento de esquema mais recente (versão 5.3.0) ou no XML de exemplo deste artigo de revista .

Participe da discussão em nosso fórum abaixo e registre-se no webinar Crossref / ROR em 29 de setembro às 15h UTC para aprender tudo o que você precisa saber sobre como incorporar ROR em seus metadados Crossref.

== REFERÊNCIA ==

[1] HENDRICKS, Ginny; LAMMEY, Rachael; FEENEY, Patricia. Some rip-RORing news for affiliation metadata. Crossref Blog, 2021 July 26. Disponível em: https://www.crossref.org/blog/some-rip-roring-news-for-affiliation-metadata Acesso em: 03 set. 2021