E-books de saúde estão disponíveis em biblioteca digital para comunidade USP

Coleção Medicina & Saúde tem conteúdos em português com recursos de apoio à leitura; evento aborda uso de recursos digitais para promover uma formação baseada em informações confiáveis

Via Jornal da USP de 17/09/2020

.

A comunidade USP tem à disposição mais uma opção de acesso a conteúdos digitais. Voltado especialmente à formação de alunos da área da saúde, o catálogo “Medicina & Saúde” conta com livros digitais em português. A coleção está disponível na plataforma Minha Biblioteca, que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país. A plataforma pode ser acessada por computadores, tablets ou smartphones (confira o tutorial abaixo).

Os leitores poderão encontrar conteúdos relacionados à Medicina, Saúde Pública, Enfermagem, Farmácia, Química, Psicologia, Odontologia, entre outros, além de amplo acervo composto por centenas de livros da bibliografia básica. A plataforma oferece ao usuário uma série de recursos de apoio à experiência de leitura e estudo, como anotações nas páginas, marcadores de texto e cópia de parte do conteúdo, além da opção “Ler em voz alta”, disponível no menu inferior. Cada e-book também pode ser adicionados à seção “Meus livros”, uma espécie de estante virtual personalizada. Ao finalizar a leitura, o usuário pode escolher “Devolver” o livro ao catálogo.

Para ajudar a entender a plataforma e conhecer as funcionalidades disponíveis, os professores Maria Cristiane Barbosa Galvão e Fabio Carmona, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, apresentarão suas vivências na utilização de recursos digitais para promover uma formação médica baseada nas mais recentes e confiáveis evidências científicas. A transmissão poderá ser acompanhada pelo Canal da Minha Biblioteca no Youtube.

Webinar Formação e Prática Médica: os acervos virtuais como fonte de informação em saúdeData: 23 de setembro de 2020
Horário: 17h – 18h30
Inscrições: https://doity.com.br/webinar-formacaomedica

O acesso à plataforma é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Acesso à plataforma Minha Biblioteca para a comunidade USP.

1. CONEXÃO NA REDE USP

Além de conexão de internet, se o usuário estiver fora da Universidade ou com um computador pessoal, é preciso fazer uma outra conexão chamada VPN (Virtual Private Network) para a plataforma identificar que o acesso está sendo feito pela rede da Universidade.

Para isso, baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação nos links ao lado:

2. USUÁRIO E SENHA

Conforme o tutorial, depois de instalado o aplicativo e de ter colocado os dados da rede VPN, basta entrar no aplicativo AnyConnect, conectar e usar o número USP como “username” e a senha única do usuário.

Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br e clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações da página.

3. ACESSO À PLATAFORMA

Com o VPN ativado, basta entrar no link pelo navegador: usp.minhabiblioteca.com.br

4. CADASTRO

Em seu primeiro acesso, você deverá preencher um cadastro rápido, informando seu nome, sobrenome, e-mail e resposta a uma pergunta chave. Uma mensagem de confirmação será enviada em seu e-mail.

5. CONFIRMAÇÃO

Confirme seu e-mail para acessar a Coleção da “Minha Biblioteca”.

6. NAVEGAÇÃO

Comece suas pesquisas e acesse as obras do Catálogo. Passe o mouse sobre qualquer capa para obter mais opções, incluído detalhes do livro e buscas de termos. É possível também realizar buscas por assuntos ou títulos dos e-books. A busca é feita tanto no título como no conteúdo dos livros. Em Tendências, é possível identificar obras mais consultadas.