Em tempos de isolamento, informação e leitura de qualidade são fundamentais

Matéria publicada na revista Farmanews n. 47 de maio de 2020, editada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, destaca importância do acesso à informação de qualidade e ressalta as ações durante esse período de isolamento físico.

Segundo a reportagem, na USP, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) tem recorrido aos e-books para compensar a limitação de acesso aos acervos da Universidade.

“Nem todas as bibliotecas estão fechadas; dependendo das características do campus onde elas estão localizadas ou da especialidade, elas continuaram com um atendimento restrito e controlado.” relata o Prof. Jackson Bittencourt, Presidente da AGUIA.

“Estamos fazendo o possível para dar o maior número de acessos para os ebooks e também aos artigos publicados em plataformas das editoras. Tivemos a grata notícia de sermos notificados pela Elsevier que a USP foi a universidade com maior número de acessos aos e-books do mundo, com mais de 80.000 acessos; uma universidade na Indonésia teve 5.000 acessos e uma outra universidade brasileira teve 10.000. Então, percebemos que os nossos alunos de Graduação e Pós-Graduação estão mesmo procurando informação de qualidade. As vezes, as negociações acontecem através da AGUIA, mas outras vezes elas se voluntariam na oferta do acesso gratuito”.

Ele ainda recomenda: “Procurem sempre, o máximo possível, a informação de forma digital e, caso não seja encontrada, procurem a AGUIA, para uma ajuda adicional.” e-mail: atendimento@aguia.usp.br