Recursos abertos da Emerald ressaltam estudos sobre equidade na América Latina

Página ressalta a importância de estudos sobre equidade de oportunidades na América Latina (Imagem: Emerald)

Nos países da América Latina e Caribe, de acordo com levantamento da Emerald, 79% dos acadêmicos acreditam que a pobreza é a principal barreira para alcançar uma sociedade inclusiva. O desemprego também foi visto como um fator significativo (47%), seguido de perto pela discriminação de gênero (45%). Com o intuito de proporcionar o aprofundamento no assunto, a editora lançou a página Supporting Equal Opportunity in Latin America & the Caribbean (em português: Apoiando a Equidade de Oportunidades na América Latina & Caribe), com diversos recursos gratuitos até 18 de dezembro de 2020.

Fonte: Emerald

O propósito é viabilizar reflexões e discussões construtivas sobre a igualdade de gênero (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 das Nações Unidas), a diversidade e a inclusão. “Aqui na América Latina e no Caribe, acreditamos na igualdade de oportunidades para todos; para nós, a igualdade é a chave para desbloquear o impacto real tanto no local de trabalho, quanto em nossos campos de pesquisa”, destaca Valéria Garcia, gerente regional da Emerald.

Dessa forma, a página é dedicada a pesquisadores do Brasil, de países da América Latina e do Caribe. É possível consultar pesquisas relevantes sobre o tema (gratuitas até 18/12/2020), o relatório Global Inclusivity Report, que inclui resultados acerca da abordagem, entre diversos outros recursos para consulta.

Abaixo estão alguns artigos disponibilizados:

– A behavioural investigation of power and gender heterogeneity in operations management under uncertainty

– Advances in Women’s Empowerment: Critical Insight from Asia, Africa and Latin America

– Better than sex: further development and validation of the consumption gender scale

– Champions in the time of COVID-19: tracing paths to recovery in Ibero-America

– Desigualdade de gênero na indústria da construção: uma carta aberta em prol da mudança e da inclusão

– Diversity management in three Latin American countries: an institutional theory perspective

– Do professor’s age and gender matter or do students give higher value to professors’ experience?

– Gender and professional trajectories: management life stories

– Gender and water governance in Mexico

– Gender in tourism research: perspectives from Latin America

– Parental role models and entrepreneurial intentions in Colombia: Does gender play a moderating role?

– The association between board gender diversity and financial reporting quality, corporate performance and corporate social responsibility disclosure: A literature review

– Thinking styles, gender, and decision making in Latin American management: A comparative study with the USA

– Gender equality in Latin American countries

– Gender inequality in the construction industry: an open letter for change & inclusivity

– Igualdad de género en países de América Latina

– Innovaciones clave para lograr la reducción de la pobreza: empoderar a las mujeres

– Key innovations to achieve poverty reduction: empower women

– Gender Differences in Intergenerational Income Mobility in Brazil

– Women on boards of directors in Latin America: building a model

Clique no banner e acesse a página com o conteúdo completo:

Emerald no Portal de Periódicos CAPES
A comunidade acadêmica brasileira tem acesso a alguns conteúdos da editora pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): Emerald Insight (textos completos) e Reference Reviews (referenciais com resumos). O acesso a ambos pode ser feito a partir da opção buscar base.

Há ainda a possibilidade de localizar os mais de 400 títulos de revistas científicas da editora diretamente pelo link buscar periódico. Para isso, o usuário deve inserir no campo de pesquisa o nome da publicação, o código ISSN ou selecionar o editor/fornecedor Emerald.

Notícia publicada e reproduzida Via Portal de Periódicos da Capes