Evolução dos registros ORCiD na USP continua positiva. Confira dados de janeiro de 2020

O registro ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) em português ID Aberto de Pesquisador e Contribuidor é um código alfanumérico para identificar exclusivamente cientistas e outros autores acadêmicos e contribuidores.

Benefícios para os Pesquisadores

O ORCiD é um identificador internacional gratuito e também um currículo digital para docentes, alunos e profissionais. Ele fornece uma identidade persistente para os autores e conecta com as  editoras de revistas e os artigos por meio dos identificadores de objetos digitais (DOIs).

Integrando-se a outros identificadores (ResearcherID, ScopusID, GoogleID), editores de revistas (Springer Nature, Elsevier, Wiley, etc) e organizações mundiais (Crossref, Datacite, Uberwizard), o registro ORCiD permite atualizações automáticas de informações sobre produção científica, agregando racionalidade às atividades do pesquisador e a validação de seus dados. Além disso, promove a identificação inequívoca do autor, a visibilidade de suas atividades e sua reputação internacional.

Benefícios para as Universidade de Pesquisa

A pesquisa é conduzida e comunicada em organizações como universidades e institutos de pesquisa, laboratórios governamentais e comerciais e outras instituições. Globalmente, essas instituições empregam e ensinam milhões de pessoas envolvidas em pesquisa, ensino e atividades  inovadoras. As universidades gerenciam informações de pesquisa em muitos sistemas diferentes. Isso dificulta o acompanhamento das atividades e resultados de seus pesquisadores em suas próprias instituições. E é ainda mais desafiador quando se leva em conta as diversas solicitações de subsídios, envio de manuscritos, perfil de pesquisa e outros sistemas com os quais interagem fora da sua instituição. Além disso, os pesquisadores se mudam – após a formatura, no período sabático, ao se destacarem ou assumirem novas posições [1].

Imagine um mundo em que seus pesquisadores possam passar mais tempo fazendo contribuições para a pesquisa e ficar menos frustrados ao gerenciar e compartilhar essas contribuições; e onde você pode acompanhar mais facilmente suas atividades profissionais ao longo de sua carreira.

O registro ORCiD é uma parte vital do kit de ferramentas que as universidades e seus pesquisadores podem usar para tornar essa visão uma realidade. Os ORCID iDs podem distinguir seus pesquisadores e, por meio de APIs e integrações, podem melhorar significativamente o fluxo de informações de pesquisa dentro e entre organizações em todas as etapas do ciclo de vida da pesquisa, desde o pedido de concessão de financiamento e publicação até os relatórios de gerenciamento de informações de pesquisa [1].

Além de seu uso como um identificador persistente para os pesquisadores das Universidades, o registro ORCiD pode ajudar a controlar e padronizar como o nome da instituição é usado nos sistemas de pesquisa. Em combinação com outros identificadores persistentes, o ORCiD permite que você afirme com autoridade sua equipe, corpo docente e afiliações de estudantes com sua instituição. É possível também usar APIs da ORCID para receber notificações em tempo real sobre as atividades de pesquisa, atualizar automaticamente os formulários e seguir as carreiras de dos ex-alunos [1].

A organização ORCID oferece uma gama de recursos para apoiar as instituições de pesquisa no uso de IDs, incluindo  orientação de melhores práticas e articulação clara dos benefícios potenciais em todas as etapas, além de informações técnicas .

A Universidade de São Paulo é oficialmente membro da ORCID desde o final de 2016 e a afiliação permitirá à USP gerar ORCID iDs autenticados ou autenticar os ORCID iDs existentes de todos os integrantes de sua comunidade (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos).

A Campanha pela adoção do registro ORCiD na USP começou em março de 2017. A evolução da adoção do identificador ORCiD pelos pesquisadores da USP apresenta desempenho positivo em âmbito geral no decorrer dos anos, como demonstra o Gráfico evolutivo abaixo.

Os Gráficos referentes aos ORCiDs de pesquisadores vinculados à USP no período de março de 2017 a 24 de janeiro de 2020 são apresentados a seguir por Unidade e por Categoria.

O objetivo é que todos os pesquisadores (docentes, pós-doutorandos, discentes de pós-graduação e graduação e funcionários) da USP se registrem na ORCID e vinculem seu registro ao seu nº USP, preenchendo suas informações e vinculando seu registro a outras entidades como a Crossref e editores científicos.

Para saber mais sobre essa iniciativa na USP, acesse: http://www.usp.br/orcid

Contate sua Biblioteca ou a Coordenadoria da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) para saber mais ou solicitar treinamentos e apresentações sobre o ORCiD na USP.

== Referência ==

ORCID for research organizations.  Disponível em: https://orcid.org/organizations/research-orgs Acesso em: 26 fev. 2020.