Turnitin software anti-plágio: Gravação e slides do treinamento já disponíveis

No dia 19 de agosto de 2021 foi realizada uma sessão de treinamento para uso da Plataforma Turnitin na Universidade de São Paulo. O acesso à plataforma por docentes da USP é feito mediante cadastro e login realizados previamente. Caso ainda não esteja acessando a ferramenta, envie mensagem à Coordenadoria da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ao e-mail atendimento@abcd.usp.br

O Webinar teve o objetivo de apresentar os recursos disponíveis e alguns tópicos mais específicos: o que é similaridade de textos, o significado de plágio, como recuperar ou obter seu acesso à ferramenta, como configurar uma Aula, adicionar um Trabalho e verificar um documento para obter e interpretar um Relatório de Similaridade.

Confira os Slides da apresentação

Acesse o link da Gravação do treinamento

Senha: w!51GNeT

== Programação ==

a) Distinguindo a similaridade de textos e o plágio (breve explanação)
b) Ferramenta Turnitin
— Demonstração do passo a passo para configurar sua conta e utilizar a ferramenta
— Demonstração de e-mail inicial e configurações de acesso,
— Demonstração do passo a passo para a criação de uma Aula, a adição de Trabalho (sem depósito), inclusão de alunos
— Demonstração de upload de 1 artigo para a geração de Relatório
— Apresentação do Relatório gerado e o significado das cores e fontes
— Filtros existentes para especificar melhor os resultados

DOCENTES

A partir do início de 2017, a Universidade de São Paulo passou a disponibilizar serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância da Plataforma Turnitin, como parte das ações de apoio à integridade e ética na produção de textos científicos e acadêmicos da comunidade universitária. Os serviços são oferecidos e gerenciados pela Equipe da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Originality Check) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio). O cadastro de Docentes dos Programas de Pós-Graduação foi realizado previamente pela equipe da ABCD-USP. Hoje, são realizadas atualizações de registros para acesso à plataforma Turnitin mediante solicitação. O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos os docentes orientadores credenciados nos Programas de Pós-Graduação da USP (PPGs USP) e destina-se também aos alunos de pós-graduação incluídos por docentes e orientadores. Envie mensagem ao e-mail: integridade.academica@abcd.usp.br

BIBLIOTECAS

A partir de 2019, o suporte aos estudantes na prevenção do plágio foi ampliado a partir das Estações de Autochecagem Turnitin das Bibliotecas da USP, gerenciadas pelas equipes das próprias bibliotecas. Dessa forma, os alunos matriculados podem acessar de modo autônomo a ferramenta Turnitin para submeter seus trabalhos à verificação de similaridade de textos, gerando seus próprios relatórios. Contando com o suporte dos bibliotecários, os estudantes são instruídos a adotar as melhores práticas de citações, referências e a identificar situações que merecem atenção na redação de seus textos acadêmicos e científicos.

Com a ferramenta Turnitin Originality Check, é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional. O serviço gera um relatório personalizado de originalidade que destaca por cores os trechos similares e fornece links para coincidências textuais encontradas na Internet, rastreando também um banco de dados de documentos depositados anteriormente e em bases de dados proprietárias de material de publicação baseados em assinatura de agregadores de conteúdo com quem a Turnitin tem parceria.

O software gera um relatório que aponta o porcentual de similaridade de determinado texto em relação a uma extensa base de dados, formada por mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos.

O Turnitin FeedBack Studio possui as mesmas funcionalidades do OriginalityCheck e um conjunto adicional de ferramentas que possibilita que docentes não apenas verifiquem similaridades em um texto, como também incluam uma série de marcas de revisão e acompanhem os trabalhos dos alunos em um ambiente interativo de aprendizagem. Esse conjunto adicional de funcionalidades pode eventualmente ser utilizado como um instrumento pedagógico para alunos de graduação, especialmente para docentes orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso, de disciplinas de produção de textos, metodologia científica, entre outras.

Tanto o Originality Check quanto o FeedBack Studio geram um Relatório de Originalidade que inclui múltiplas visões e características:

• Relatórios disponíveis em poucos minutos após submissão
  • Comparações de palavras coincidentes para os documentos coincidentes, direto da fonte (com ou sem codificação de cores em destaque), numeradas e alinhadas lado a lado.
  • Reconhecimento de ambos padrões de correspondência: palavra e por palavra e/ou por texto parafraseado.
  • Capacidade de ignorar material correspondente dentro de aspas, dentro da bibliografia, ou qualquer fonte individual.
  • Capacidade de visualizar todas as palavras coincidentes subjacentes que seriam ocultas pela sobreposição de coincidências.
  • Formatos de submissão aceitos incluem: Word®, PowerPoint®, WordPerfect®, OpenOffice, Rich Text Format (RTF), HTML, Texto, Postscript, PDF, Hangul, Excel.

Tanto o Originality Check quanto o FeedBack Studio oferecem uma ferramenta de prevenção de plágio que permite às instituições acadêmicas determinar facilmente se os alunos estão escrevendo e submetendo um trabalho original.

Procure a equipe da sua Biblioteca para saber mais ou entre em contato com a Coordenadoria da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais no e-mail: atendimento@abcd.usp.br ou  integridade.academica@abcd.usp.br