Humanidades digitais e o papel das Bibliotecas

O uso de recursos de humanidades digitais, como mapeamento do sistema de informação geográfica (SIG), visualizações de dados e mineração de textos está transformando o estudo das ciências humanas em faculdades e universidades em todo o mundo – e as bibliotecas acadêmicas estão desempenhando um papel central na orientação do uso dessas tecnologias.

De fato, a biblioteca é o principal motivador e defensor do uso das humanidades digitais na maioria das universidades, comprovando o valor da biblioteca no fortalecimento da missão da sua instituição.

Essas conclusões vêm de um estudo envolvendo quase 200 bibliotecários acadêmicos de todo o mundo, conduzido em junho e julho de 2019 pelo Library Journal em conjunto com a Gale, uma empresa Cengage. Os destaques da pesquisa estão detalhados neste relatório.

A pesquisa revela que o uso das humanidades digitais está aprimorando o ensino e as atividades acadêmicas das instituições de ensino superior na maioria dos países. Por exemplo, o uso de ferramentas de análise de texto está trazendo novas ideias para o estudo de obras literárias, e as ferramentas de mapeamento GIS estão ajudando estudantes e acadêmicos a aprofundar sua compreensão das tendências e períodos históricos. Apesar das incursões das instituições, existe uma lacuna significativa no uso das humanidades digitais entre grandes universidades de pesquisa e faculdades menores. Isso sugere uma oportunidade importante para bibliotecas acadêmicas em instituições com menos alunos para assumir uma posição de liderança ao trazer esses recursos para seus campi.

A falta de conhecimento entre os professores é uma das principais razões citadas pelas quais faculdades e universidades não atualmente oferecem recursos de humanidades digitais, e os bibliotecários podem ajudar a resolver esse desafio criando a capacidade do corpo docente de usar essas ferramentas. O custo também é um fator, sugerindo a necessidade de ferramentas econômicas que removem barreiras à academia  digital. Embora apenas uma pequena maioria (54%) das faculdades e universidades ofereça atualmente humanidades digitais, outras 20% planejam adicionar essas capacidades ou estão em processo de fazer isso. As instituições que atualmente as oferecem descobriram que essas ferramentas e métodos estão tornando os temas de humanidades mais acessíveis a uma gama maior de pessoas.

UTILIZAÇÃO DE HUMANIDADES DIGITAIS

Segundo a pesquisa, as tecnologias mais comuns de humanidades digitais em uso atualmente são o mapeamento GIS (usado por 42% das instituições), visualizações de dados (35%) e mineração de texto (33 por cento). A pesquisa sugere que as instituições na vanguarda do uso da tecnologia têm maior probabilidade de incorporar ferramentas de humanidades digitais em seus programas. Em toda a pesquisa, cerca de 5% dos entrevistados descreveram a cultura de sua instituição como um “inovador” em tecnologia e outro 14% disseram que são “pioneiros”. Essas porcentagens são um pouco maiores entre as instituições com recursos de humanidades digitais – e crescem dramaticamente entre instituições que possuem um centro de humanidades dentro da biblioteca.

Embora as humanidades digitais sejam freqüentemente usadas como uma ferramenta de ensino, raramente são oferecidas como uma ferramenta separada campo de estudo, especialmente em instituições menores. Apenas um terço das faculdades e universidades oferece humanidades como um curso individual ou como crédito eletivo para outro curso. Quatorze por cento oferece como diploma de bacharel, 8% como mestrado e apenas 6% oferece como bacharelado. Atualmente, apenas um quarto das instituições traz esses recursos para aulas de 100 níveis ou seminários. Os departamentos que mais se envolvem com as humanidades digitais são os Departamentos de História e Inglês, seguidos pela Literatura e Artes Visuais.

IMPACTO NA APRENDIZAGEM E NA ACADEMIA

Os participantes da pesquisa descreveram várias maneiras inovadoras pelas quais os professores de suas instituições estão usando as humanidades digitais para aprimorar o ensino e a pesquisa. Essas ferramentas e métodos estão envolvendo mais estudantes no estudo de ciências humanas, enquanto expandem o conhecimento de conteúdo dos alunos e sua perspicácia digital. 

Na Universidade de Wisconsin-Milwaukee (UWM), um projeto colaborativo chamado “March on Milwaukee” digitalizou artefatos históricos da luta da cidade por direitos civis. Mapas interativos, cronogramas, e outras ferramentas digitais adicionam um contexto valioso que enriquece a compreensão dos alunos sobre o tópico. O projeto teve um “impacto profundo” no ensino da história pública, diz Ann Hanlon, chefe de coleções para bibliotecas UWM. 

Os recursos de humanidades digitais ajudam a dar vida aos conceitos abstratos, explica Wendy Kurtz, especialista em humanidades digitais da Gale, professora do Departamento de Espanhol e Português da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). “Os alunos podem experimentar o conteúdo com o tato e visualmente com a ajuda de ferramentas de humanidades digitais ”, diz ela.

Além de ajudar na compreensão, essas ferramentas permitem que pesquisadores e estudantes expressem seu conhecimento de maneiras novas e empolgantes.

Muitos professores que consultam o Laboratório de Humanidades Digitais da UWM incorporam recursos multimodais às tarefas em seus cursos, como fazer com que os alunos criem seus próprios podcasts. “Os alunos são capazes de ver a si mesmos como produtores de conhecimento em vez de apenas consumidores ”, diz Hanlon.

Sarah Ketchley, outra especialista em humanidades digitais da Gale que ensina uma Introdução ao Digital do Curso de humanidades da Universidade de Washington, diz que as humanidades digitais ajudam a envolver uma gama de estudantes no estudo de ciências humanas. “Tenho alunos de ciências e humanidades da minha turma”, ela observa. “Por exemplo, tenho estudantes de ciência da computação que estão interessados ​​em fazer uma análise computacional de textos de humanidades. As humanidades digitais como campo de estudo derrubaram barreiras em todo o mundo. ”

O envolvimento de estudantes na criação de artefatos de humanidades digitais tem muitos benefícios, observaram os entrevistados. Aqui estão alguns dos exemplos que eles citaram:

  1. “As humanidades digitais deram aos alunos novas experiências de pesquisa que mudaram seus planos de carreira. “
  2. “As humanidades digitais aumentaram a confiança dos alunos no uso da tecnologia”.
  3. “Isso levou os alunos a experimentar coisas novas e expandir sua gama de habilidades bem como aprender o pensamento crítico em torno da tecnologia.”

O PAPEL DA BIBLIOTECA EM CONDUZIR A CAPACITAÇÃO EM HUMANIDADES DIGITAIS

A biblioteca é líder em ajudar e melhorar o uso de humanidades digitais no campus. Três quartos das bibliotecas acadêmicas oferecem serviços ad hoc que suportam projetos de humanidades, revela a pesquisa – e um quarto das instituições possui centro de humanidades digitais localizado dentro da biblioteca. Ajudando alunos e professores a usar ferramentas e recursos de humanidades digitais é uma maneira significativa de os bibliotecários demonstrarem valor para suas instituições.

Praticamente todos os participantes da pesquisa – 99% – acreditam que a biblioteca deve desempenhar um papel importante no apoio às humanidades digitais, mais comumente como um “colaborador completo do projeto e participante “. Isso já está acontecendo em muitas instituições: quando perguntado sobre o grau de envolvimento de suas bibliotecas no apoio ao uso de humanidades digitais no campus hoje, 36% disseram “muito envolvidos” e 33% disseram “um pouco envolvidos”. Somente 4% não estão envolvidos nas iniciativas de humanidades digitais de suas instituições.

Os bibliotecários estão desenvolvendo a conscientização sobre os recursos de humanidades digitais em seus campus. Eles estão ajudando professores e alunos na pesquisa usando ferramentas de humanidades digitais. E eles estão reunindo pesquisadores de diferentes departamentos para compartilhar ideias. Sessenta e cinco por cento das bibliotecas acadêmicas ajudam os pesquisadores a planejar as necessidades de preservação digital. Sessenta por cento defendem o apoio às humanidades digitais em toda a instituição; 54% aconselham acadêmicos de humanidades digitais no início dos projetos; e pedidos de subsídios de co-patrocinador de 32%.

As fontes mais comuns de financiamento para essas iniciativas são as operações do orçamento da biblioteca (62%) e / ou subsídios (42%). As menores instituições são especialmente dependentes de doações. 

Internacionalmente, as doações são menos comuns e mais financiamento provém de orçamentos dos departamentos de tecnologia da informação 
ou das próprias bibliotecas.

APOIO AO ALUNO

As bibliotecas acadêmicas usam uma variedade de métodos para ensinar os alunos sobre humanidades digitais, fornecendo suporte individual na biblioteca e bibliotecários incorporados que expõem os alunos ao uso dessas ferramentas nas classes. Esses esforços estão afetando a maneira como os alunos interagem com a biblioteca de maneiras positivas, revela a pesquisa.

COMO SUA BIBLIOTECA ENSINA OS ESTUDANTES SOBRE HUMANIDADES DIGITAIS?

Ensinar os alunos sobre humanidades digitais resultou em aumentos “significativos” no uso dos arquivos da biblioteca, bancos de dados e outros materiais para 13% dos entrevistados. 16% dos bibliotecários observaram aumentos “significativos” na empolgação dos alunos em fazer pesquisas e 8% acreditam que a capacitação em humanidades digitais resultou em um novo uso da biblioteca por estudantes que não a utilizavam antes.

Na East Central University, em Oklahoma, a adição de um Laboratório de Humanidades Digitais na biblioteca resultou no que Casey Lowry, especialista em recursos eletrônicos, descreve como um aumento “moderado” no envolvimento dos alunos com a biblioteca e no uso de bancos de dados da biblioteca. No entanto, também mudou a maneira como os alunos veem a biblioteca e seus serviços.

“O novo Laboratório de Humanidades Digitais ajudou os alunos a ver a biblioteca como um espaço para trabalhar em projetos e bibliotecários como recursos úteis quando precisam de ajuda para usar a tecnologia ”, diz ela.

CHAVE PARA O SUCESSO

Bibliotecas que hospedam um centro de humanidades digitais parecem estar bem posicionados para liderar o uso dessas ferramentas no campus – e elas são também colhendo outros benefícios. Enquanto 28% de todas as faculdades e universidades pesquisadas possuem um centro de humanidades digitais localizado na biblioteca, esse percentual sobe para 44% entre instituições de médio porte. Desses, 11% dizem ter o centro dentro do biblioteca aumentou significativamente o uso da biblioteca. Usando uma escala de 10 pontos, a pesquisa solicitou aos bibliotecários que avaliassem a eficácia de seus programas e serviços de humanidades digitais.

Vinte e cinco por cento dos entrevistados deram três respostas inferiores (1, 2 ou 3) e 19% deram as três principais respostas (8, 9 ou 10). No entanto, a classificação de eficácia foi mais alta entre as instituições com centro de humanidades hospedado na biblioteca. 39% dos bibliotecários acreditam que é importante (8, 9 ou 10) adquirir ferramentas e coleções digitais exclusivas para apoiar o uso das humanidades digitais em sua instituição – e esse número sobe para 49% da Association of Research Libraries Membros (ARL). Outra estratégia que parece eficaz é oferecer uma bolsa para promover o uso de humanidades digitais. Dez por cento das bibliotecas em geral – e 19% das bibliotecas que hospedam um centro de humanidades digitais – dizem que fazem isso, incluindo UWM.

“Temos um programa de bolsas de ensino de humanidades digitais bastante recente”, Hanlon diz. “É um programa de incentivo com uma bolsa de US $ 500 que os professores podem usar para suprimentos e despesas, e é concedido a professores que planejam usar algum tipo de digital
ferramenta ou método de humanidades. Eles se reúnem como um grupo algumas vezes durante o semestre no outono para compartilhar o que estão fazendo um com o outro, o que é útil e, em seguida, no semestre da primavera, eles criam documentação e participam de um painel de discussão sobre a experiência deles ”.

Hanlon classificou o suporte de humanidades digitais de sua biblioteca como 9 em 10, e ela credita muito desse sucesso ao cultivo de parcerias. Por exemplo, a biblioteca firmou parceria com o Escritório de Pesquisa, o Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem e outros departamentos para promover o uso de humanidades digitais no campus. “É sobre construção de relacionamento”, diz ela.

SUPERAÇÃO DE BARREIRAS AO USO DE HUMANIDADES DIGITAIS

Embora o uso das humanidades digitais tenha um grande impacto no ensino e na academia, 46% dos participantes da pesquisa disseram que atualmente sua instituição não possui recursos de humanidades digitais. Há uma oportunidade significativa para as bibliotecas ajudarem a preencher essa lacuna, mas os bibliotecários devem ser criativos e engenhoso na forma como eles abordam o desafio. 

O tamanho de uma instituição é um fator-chave: mais de 80% das instituições com pelo menos 15.000 os alunos têm recursos de humanidades digitais, em comparação com apenas 37% das escolas com menos de 5.000 alunos.

Universidades com nível de programas de pós-graduação (64%) são mais propensas a oferecer humanidades digitais do que instituições de graduação (53%) e faculdades comunitárias (19%). Em outras comparações, escolas públicas são um pouco mais favoráveis que instituições privadas, e as escolas dos EUA são mais prováveis ​​do que escolas internacionais de usar metodologias de humanidades digitais.

Exatamente metade das instituições que atualmente não oferecem apoio às humanidades digitais disse que gostariam de fazê-lo, mas não tem planos no momento. Quatro por cento estão no processo de adição de humanidades digitais e 16% estão planejando fazê-lo. 

Não é de surpreender que o custo seja a maior barreira à entrada, seguido por uma falta de conhecimento entre os professores.

ALAVANCANDO OPORTUNIDADES DE COLABORAÇÃO

A experiência da East Central University é típica de muitas instituições menores. Nesta universidade pública com menos de 4.000 estudantes, o uso das humanidades digitais “ainda é muito novo”, diz Lowry. A universidade adicionou um Laboratório de Humanidades Digitais à sua biblioteca no outono de 2018 com a ajuda de uma bolsa, mas o financiamento não incluía dinheiro para contratar qualquer equipe dedicada de humanidades digitais. Lowry supervisiona o laboratório, além de suas principais responsabilidades, que incluem gerenciar todos os recursos eletrônicos e
empréstimos entre bibliotecas.

“Idealmente, o Laboratório de Humanidades Digitais teria uma nova posição na equipe que poderia se concentrar em desenvolver esforços de humanidades digitais no campus, mas isso não aconteceu ”, diz ela. Apesar desse desafio, Lowry espera que as habilidades do corpo docente cresçam significativamente nos próximos anos com os bibliotecários de ligação que trabalham com os departamentos acadêmicos da universidade incentivam e apoiam o uso de humanidades digitais.

“Acredito que os bibliotecários de ligação podem ajudar a aumentar a presença de humanidades digitais através de comunicação com a faculdade ”, diz ela. “Realizei várias sessões de treinamento neste verão com todos
bibliotecários para familiarizá-los com o funcionamento de nossos equipamentos de humanidades digitais, e criamos um plano de comunicação para o próximo ano que ajudará os bibliotecários a espalhar idéias e informações sobre as possibilidades das humanidades digitais para ensino e pesquisa “.

USE O QUE VOCÊ CONSEGUE

Kurtz viu em primeira mão a diferença de capacidade entre grandes universidades de pesquisa e instituições menores. Ela obteve seu diploma de graduação em uma pequena faculdade de artes liberais que não possuía infra-estrutura bem desenvolvida para apoiar humanidades digitais. Depois de se formar, ela trabalhou no Centro de Humanidades Digitais da UCLA, que colaborou com bibliotecários com foco no uso de GIS, metadados e outras especialidades.

“Seria muito mais raro encontrar um bibliotecário de GIS em uma instituição menor”, observa ela. Em faculdades e universidades menores, as bibliotecas devem fazer uso criterioso dos recursos disponíveis. Os bibliotecários também podem advogar por mais recursos convencendo os líderes da importância de humanidades digitais. “Enquadrar como uma necessidade profissional é fundamental”, diz Kurtz. Investir em ferramentas que facilitam o uso das humanidades digitais também pode ajudar. Por exemplo, muitos dos membros do corpo docente não possuem as habilidades técnicas necessárias para tirar proveito dos recursos de humanidades digitais.

Uma plataforma como o Gale Digital Scholar Lab, que Kurtz ajudou a desenvolver, pode resolver esse desafio. “Ela o orienta no processo de criação de um projeto de mineração e visualização de texto, para que você não tenha que ser especialista nesses processos ”, diz ela. “Isso ajuda a quebrar as barreiras de aprendizado dos métodos de humanidades digitais.”

OLHANDO À FRENTE

Apesar dos desafios, uma clara maioria dos entrevistados espera que o
suporte da biblioteca nas humanidades digitais aumente no próximo ano.

“As humanidades digitais expandem a audiência que nossa pesquisa envolve”, conclui Ketchley, “e as bibliotecas desempenham um papel valioso na aproximação das pessoas e na expansão de sua capacidade de usar essas ferramentas. ”

SOBRE A PESQUISA

Este relatório é baseado nas respostas de 189 bibliotecários de todo o mundo a uma pesquisa de 37 perguntas enviado por e-mail em 20 de junho de 2019. A pesquisa foi desenvolvida em conjunto com a Gale, uma empresa Cengage. Os dados foram coletados e tabulados pela Divisão de Pesquisa do Library Journal. Os dados não são ponderados. Para os fins desta pesquisa, humanidades digitais se referem à aplicação e / ou desenvolvimento de ferramentas e recursos digitais que permitem aos pesquisadores realizar novos tipos de análises de disciplinas de humanidades, como literatura, história e filosofia.

Os entrevistados consistiram de funcionários que atuam em bibliotecas de instituições de pós-graduação / profissionais (46%), faculdades ou universidades de graduação (38%) e faculdades comunitárias (11%). Setenta e quatro por cento das instituições respondentes estão localizadas nos Estados Unidos e 26 por cento são internacionais. Quase 59% das instituições respondentes são financiadas publicamente.

Os cargos mais comuns daqueles que responderam à pesquisa foram bibliotecário de referência (19%), diretor da biblioteca (15%) e bibliotecário-chefe (13%).

Plataforma Gale de Humanidades Digitais

== Referência ==

GALE. Digital humanities in action: How Academic Libraries Play a Prominent Role in Advancing Digital Humanities on Campus. Gale, Nov. 2019. Disponível em: https://go.aws/2WUwwZ3 Acesso em: 23 maio 2020.