Impacto Social, Pesquisa, ODS e Universidades: Uma conversa com o Professor Aluísio Segurado, da Universidade de São Paulo

Temporada 2, Episódio 1

Impacto Social, ODS Pesquisa e Universidades: Uma conversa com o Professor Aluísio Segurado da Universidade de São Paulo

Gravado em 8 de fevereiro de 2021 – https://www.elsevier.com/research-intelligence/podcast-with-prof-aluisio-segurado-of-university-of-sao-paulo

Sobre o episódio

Cinco anos atrás, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) estabeleceram uma meta ambiciosa para 2030 para alcançar um futuro equitativo para todos. O alinhamento da pesquisa com os ODS ofereceu à comunidade acadêmica uma forma valiosa de demonstrar seu impacto. Então, em 2019, o Times Higher Education lançou seu Impact Rankings global para rastrear e relatar as contribuições das universidades para as metas da ONU.

Neste episódio, nossa anfitriã Fernanda Gusmão, Gerente de Soluções da Elsevier, fala com o Professor Aluísio Segurado, Chefe de Pesquisa da Universidade de São Paulo no Brasil. O professor Aluísio compartilha percepções sobre o progresso da universidade em relação ao cumprimento dos ODS da ONU, seu reconhecimento no THE Impact Rankings e como seu trabalho beneficia a Universidade de São Paulo e o Brasil.

Em 2020, Fernanda e o Professor Aluisio produziram um podcast semelhante em português, que você encontra aqui: USP é destaque em Ranking de Impacto Social 2020

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS)?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU foram adotados pela ONU em 2015 e são um “modelo compartilhado para paz e prosperidade para as pessoas e o planeta, agora e no futuro”. (em: https://sdgs.un.org/goals ). Existem 17 ODS, sobre os quais você pode aprender mais neste vídeo da ONU: https://youtu.be/0XTBYMfZyrM

Quais são as classificações de impacto do Times Higher Education (THE)?

The Times Higher Education (THE) University Impact Rankings foram introduzidos em 2020 e visam fornecer uma forma mensurável de avaliar o impacto das universidades na sociedade. Em 2020, o Impact Rankings incluiu 768 universidades de 85 países.

Sobre a Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo é uma grande universidade pública do Brasil e uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina. Possui 11 campi em 7 cidades: 4 em São Paulo, dois em São Carlos e um em Baura, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão. A universidade também abriga cinco hospitais afiliados.

Vozes do episódio

Aluísio Segurado, MD, MSc e PhD

Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil
MD, MSc e PhD.
Professor Titular do Departamento de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Enquanto professor titular do Departamento de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Aluísio também é responsável pelo Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) na Universidade de São Paulo, Brasil. O escritório gerencia os dados acadêmicos para fornecer feedback à governança da universidade, em particular ao gabinete do Reitor e à comunidade acadêmica.

Sua pesquisa se concentra em infecções retrovirais humanas (HIV / AIDS e HTLV), com um interesse particular em compreender a vulnerabilidade de diferentes grupos populacionais à aquisição de vírus, progressão da doença e resposta a intervenções. Suas atividades acadêmicas cruzam disciplinas e abrangem os campos da virologia molecular, medicina clínica e saúde pública. Cientista Visitante dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e também Conselheiro Técnico da OMS.

Fernanda Gusmão

Fernanda Gusmão é gerente de pesquisa de informações da Elsevier. Nessa função, ela apoia universidades e governos com avaliação de pesquisas, desenvolvimento de estratégias de colaboração e avaliação de impacto. Fernanda possui mestrado pela London School of Economics e bacharelado em Relações Internacionais.

Giacomo Mancini, PhD

O Dr. Giacomo Mancini é gerente de desenvolvimento de negócios na Elsevier e apresentador principal da série de podcasts de pesquisa 2030 da Elsevier . Ele recebeu seu PhD em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento pela New York University e tem uma vasta experiência em pesquisa, tendo ocupado cargos como Cientista e Pesquisador Associado na Johnson & Johnson e Mount Sinai Innovative Partners. Embora ele seja apaixonado por análises e bibliometria, você também pode encontrá-lo lendo a seção de esportes de fivethirtyeight.com ou rastreando estatísticas de jogadores da MLB em baseballreference.com. Go Mets!