Entidades internacionais publicam posição conjunta sobre seleção de Repositório de Dados: critérios que importam

Durante três anos um grupo de editores desenvolveu, facilitado pela iniciativa FAIRsharing, os chamados “Critérios de seleção para repositórios de dados que importam”, um conjunto de aspectos que consideraram que devem ser levados em conta para a identificação e seleção de repositórios de dados.

Diante disso, entidades como a Confederation of Open Access Repositories – COAR, CoreTrustSeal, European University Association, Science Europe e World Data System elaboraram o documento Joint Position Statement on “Data Repository Selection – Criteria That Matter”, uma resposta e um alerta de que tais critérios, tal como estão atualmente concebidos, irão atuar, na verdade, como um impedimento para atingir os objetivos que realmente importam. A LA Reference, juntamente com estas e outras organizações, concordam com o documento publicado por estas entidades em 1º de abril de 2021.

A posição conjunta, entre outros aspectos, indicou as seguintes preocupações sobre os critérios desenvolvidos:

• Fariam com que os editores exercessem influência indevida nas decisões dos pesquisadores sobre a conversação e preservação dos dados de seus estudos.
  • Eles ameaçam a exclusão de muitos repositórios, limitando as opções para os pesquisadores.
  • Não se baseiam em estruturas de boas práticas existentes para repositórios de dados.
  • Podem entrar em conflito com quem financia a pesquisa, suas políticas / legislações institucionais ou nacionais. Isso em particular quando os pesquisadores são obrigados a depositar dados em repositórios específicos por suas instituições, patrocinadores ou legislação.
  • Esta posição conjunta indica especialmente que a seleção de um repositório deve ser orientada pelas necessidades e propósitos dos pesquisadores e não pelos desejos de um grupo de interesse especial.
O documento conjunto, entre outras, faz as seguintes solicitações ao grupo de editores que desenvolveu os critérios:

• Leve em consideração as preocupações expressas pela comunidade e reconsidere sua abordagem atual para concentrar sua contribuição onde ela pode ser de maior valor para a comunidade de pesquisa.
  • Não restrinja as opções existentes a pesquisadores ou exclua repositórios, a menos que com base nas necessidades relevantes da comunidade de pesquisa e em critérios científicos.
  • Comprometa-se a definir as melhores práticas para repositórios.
  • Incluia representantes das principais comunidades (financiadores, pesquisadores, instituições e repositórios) no desenvolvimento e governança do papel específico de cada editor.

== REFERÊNCIA ==

JOINT Position Statement on “Data Repository Selection – Criteria That Matter”. April 2021. Disponível em: https://zenodo.org/record/4649136#.YIAPsmdKjIW  Acesso em: 21 abril 2021.