Novos “influencers” da Ciência | Lista 2021 de pesquisadores altamente citados no mundo

Relatório intitulado Highly Cited Researchers 2021 [1] lançado pelo Institute for Scientific Information (ISI) em 16 de novembro de 2021 contém a lista dos pesquisadores mais altamente citados pela produção de artigos indexados na base Web of Science.

Utilizando a ferramenta de análise InCites, as informações estão classificadas a partir de dados das 21 áreas de conhecimento do Essential Science Indicators ou ESI, entre os 1% mais citados no final do ano de 2020 em uma ou mais das áreas ou campos de conhecimento, mas levando em conta o período de 2010 a 2020.

As áreas são: Agricultural Sciences, Biology and Biochemistry, Chemistry, Clinical Medicine, Computer Science, Economics and Business, Engineering, Environment/Ecology, Geosciences, Immunology, Materials Science, Mathematics, Microbiology, Molecular Biology and Genetics, Neuroscience and Behavior, Pharmacology and Toxicology, Physics, Plant and Animal Sciences, Psychiatry/Psychology, Social Sciences e Space Science.

O Relatório e as listas não têm o objetivo de classificar ou estabelecer um ranking de pesquisadores e sim identificar a “elite de cientistas”. Tampouco tem a intenção de identificar os melhores pesquisadores de um país e sim os cientistas que demonstraram desempenho excepcional em seu campo de pesquisa.

Ainda de acordo com o Relatório, a lista ajuda a identificar aquela pequena fração do população pesquisadora que contribui desproporcionalmente para estender as fronteiras de conhecimento e alcançar para a sociedade as inovações que fazem o mundo mais saudável, mais rico, mais sustentável e mais seguro.

  • Avaliação e política de pesquisa nacional: Reconhecimento e apoio da elite científica é importante para uma nação ou instituição estabelecer planos para um avanço eficiente e acelerado.
  • Talento: a lista é usada para promoção e estabilidade e para identificar e atrair novos talentos e a análise bibliométrica é usada como um indicador avaliativo em muitas instituições.

== RESULTADOS ==

Foram considerados os artigos das revistas indexadas na Base Web of Science publicados e citados entre 2010 a 2020 e que no final de 2020 foram classificado no top 1% mais citados em cada uma das 21 áreas de conhecimento. A seguir é apresentada a Tabela Geral por área de pesquisa e número de Pesquisadores Altamente Citados.

Embora não exista um conceito universal em relação ao que constitui um desempenho extraordinário de pesquisa e status de elite nas Ciências em geral, o levantamento busca identificar cientistas de todas as áreas de conhecimento que demonstraram significativa e ampla influência refletida na publicação de diversos artigos frequentemente citados por seus pares durante a última década (2010 a 2020), mais precisamente por onze anos.

No Relatório agora apresentado (2021), um total de 6.602 pesquisadores foram considerados como altamente citados Highly Cited Researchers – HCRs pela contagem de citações de seus artigos, considerando um universo de 1.300 instituições em todo o mundo. Nessa edição há 5 ganhadores do Prêmio Nobel. Foram eleitos 3.774 pesquisadores altamente citados em áreas específicas de conhecimento e 2.828 pesquisadores altamente citados em diferentes campos de conhecimento que contribuem para diversas áreas (cross-field) de pesquisa, como apresentado na Tabela 1.

== REGIÕES DE EXCELÊNCIA EM PESQUISA ==

Os Estados Unidos permanecem com o maior número de pesquisadores altamente citados no mundo novamente este ano, com 2.622, o que é quase 40% do total global. As instituições americanas representam seis das dez primeiras. A Harvard University mais uma vez abriga o maior número, com 214 pesquisadores [2].

O avanço da China Continental continua. Agora ostenta sua maior contagem de todos os tempos, com 934 pesquisadores altamente citados nomeados este ano. Em apenas quatro anos, a China continental dobrou sua parcela da população de Pesquisadores Altamente Citados – mais uma evidência de sua crescente contribuição para a comunidade científica global.

O Reino Unido ocupa a terceira posição com 492 pesquisadores (7,5% do total). Embora sua participação na lista total tenha caído, ela ainda é notavelmente alta, visto que o Reino Unido tem uma população de um quinto do tamanho dos Estados Unidos e um vigésimo do tamanho da China Continental.

Do outro lado do mundo, em um país de 25 milhões de habitantes, os institutos de pesquisa da Austrália continuam avançando muito. Foram nomeados 332 pesquisadores da Austrália este ano – um aumento na participação para 5% (de 4% em 2018). A Austrália ocupa o quarto lugar, à frente da Alemanha. A Holanda é a sexta com 207 pesquisadores, notável para um país com uma pequena população de 17 milhões. Hong Kong é outra história impressionante, aumentando seu número de pesquisadores altamente citados de 60 para 79 [2].

Embora a manchete deste ano seja de ganhos consideráveis ​​para alguns países, ainda de acordo com informações da Clarivate, é animador ver o impacto das citações se estender ainda mais por todo o mundo. Pela primeira vez, pesquisadores de Bangladesh, Kuwait, Maurício, Marrocos e República da Geórgia foram adicionados à família dos pesquisadores mais citados [2].

== Top 10 Países com maior número de Pesquisadores Altamente Citados 2021 ==

== Universidades com maior número de Pesquisadores Altamente Citados em 2021 ==

== Top Pesquisadores Altamente Citados em âmbito mundial ==

== BRASIL – Pesquisadores Altamente Citados 2021 ==

 

== UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – Pesquisadores Altamente Citados 2021 ==

== METODOLOGIA ==

Deve-se sempre ter em mente que a contagem de citações tem relação direta com a área de conhecimento. Dessa forma, a contagem de citações deve ser normalizada por meio de contagem fracionária de acordo com critérios que incluem considerar que, dependendo do comportamento das áreas de pesquisa, o número de citações de artigos pode variar bastante. Por exemplo, citações na área de Medicina tendem a ser mais numerosas, enquanto as citações em áreas como a Filosofia, tendem a ser mais baixas.

Todos os registros de pesquisadores altamente citados foram revisados. Três filtros também foram empregados, dois antes que a análise começasse e uma em sua conclusão. Artigos com mais de 30 autores ou artigos explicitamente de autoria de grupo, em qualquer um dos 21 campos, foram eliminados antes de iniciar a análise. No final dessa análise, aqueles cujos artigos indicaram terem sido cometidas más condutas científicas em procedimentos formais conduzidos por uma instituição do pesquisador, um governo, agência, financiador ou editor foram removidos da lista de pesquisadores altamente citados. Fatores como retratações, má conduta e autocitação extrema – todos os quais prejudicariam a verdadeira influência da pesquisa em toda a comunidade – também levaram à exclusão de um autor da lista [3]. Para melhor compreensão da metodologia e das análises dos resultados, um Webinar foi promovido pela Clarivate Analytics.

Ainda de acordo com o ISI, o número de pesquisadores selecionados em cada campo é baseado na raiz quadrada da população de autores listados nos artigos altamente citados do campo de conhecimento ESI. Os campos do ESI variam muito em tamanho, sendo Clínica Médica o maior e Economia e Negócios sendo o menor em termos de pesquisadores. A raiz quadrada do número de autores em cada campo indica quantos indivíduos devem ser selecionados.

Pesquisadores relativamente mais jovens são mais propensos a emergir em tal análise do que em uma análise dependente do total de citações ao longo de muitos anos. Ser capaz de reconhecer pesquisadores em início e meio de carreira, bem como pesquisadores seniores, é um dos objetivos ao gerar a lista de Pesquisadores Altamente Citados.

No caso do impacto de citações cross-field, são considerados os artigos citados em vários campos de conhecimento. Para identificar pesquisadores com influência de campo cruzado, as contagens de artigos e citações altamente citados são normalizadas por meio do fracionamento de acordo com os limites exigidos para cada campo (assim, cada artigo de Medicina Clínica tem uma fração unitária menor do que um em Farmacologia / Toxicologia). As contagens de citações são fracionadas de maneira semelhante. Se a soma das contagens de publicação e a soma das contagens de citações para um pesquisador for igual a 1,0 ou mais, o indivíduo exibe influência equivalente a um pesquisador selecionado em um ou mais campos definidos do ESI e, portanto, é selecionado como Pesquisador Altamente Citado para cruzamento excepcional – desempenho de campo. De qualquer modo, identificar pesquisadores com alto impacto cross-field é uma tarefa complexa e apresenta dificuldades inerentes à seleção.

De acordo com a Clarivate, a categoria cross-field contribui com um número equivalente de altamente artigos citados em vários campos como aqueles selecionados em um ou mais campos do ESI. Também reconhece pesquisadores em início e meio de carreira. Isso porque um pesquisador pode contribuir com vários artigos altamente citados em vários campos diferentes, mas não registraria artigos altamente citados o suficiente em um campo selecionado. Além disso, como áreas de fronteira de pesquisa são frequentemente interdisciplinares, é importante para identificar cientistas trabalhando e contribuindo substancialmente nas bordas da ciência [3]

== CONSIDERAÇÕES FINAIS ==

É necessário ressaltar que toda análise baseada em números tem limitações e as análises bibliométricas revelam dados aproximados, não exatos. Portanto,  seus resultados devem ser observados com cuidado, pois refletem uma face da realidade, não todas. As análises dependem também do universo de publicações examinadas (base de dados). Há diversas Bases de Dados que indexam publicações científicas. Sua abrangência e número de títulos varia e isso influencia os resultados obtidos. Também devem ser consideradas a estratégia de busca, o período de tempo considerado, a data de atualização da base de dados e de exportação dos resultados. Nesse sentido, não é possível comparar análises realizadas por distintas instituições ou bases de dados.

De qualquer modo, nunca indicadores quantitativos irão produzir uma lista que satisfaça todas as expectativas ou requisitos. Além disso, uma base diferente ou metodologia de seleção de artigos pode gerar uma diferente lista de nomes. Assim, a ausência de um nome na lista não pode ser interpretada como um desempenho ou estatura inferior em comparação com os selecionados. Para entender o significado e as limitações inevitáveis ​​da abordagem analítica, uma leitura cuidadosa da metodologia é necessária.

== NOTAS ==

* O Institute for Scientific Information (ISI) foi o pioneiro na organização do informações de pesquisa do mundo por mais de meio século. Hoje continua comprometido para promover integridade em pesquisa enquanto melhora a recuperação, interpretação e utilidade da informação científica. Desenvolve o corpus de conhecimento a partir da base de dados Web of Science, que congrega informações bibliográficas e analíticas sobre as publicações científicas, incluindo artigos, revisões, trabalhos de eventos, livros e capítulos de livros, dentre outros documentos indexados.

** A base de dados Web of Science é mantida pela editora Clarivate Analytics e está disponível para consulta por meio do Portal de Periódicos da Capes, que pode ser acessado pela VPN USP (acesso remoto) ou pela rede CAFe.

*** A plataforma InCites – Plataforma de análise bibliométrica construída a partir de dados da base Web of Science e mantida pela Clarivate Analaytics. Está disponível para toda a comunidade da Universidade de São Paulo (USP) por meio de assinatura mantida pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica. O acesso é realizado via IP de computador autorizado pela VPN USP (acesso remoto).

**** O Essential Science Indicators™ (ESI) é uma base que complementa a Web of Science e pode ser acessada por ela. O ESI revela tendências emergentes da ciência bem como indivíduos influentes, instituições, artigos, periódicos e países em um campo de pesquisa. Com estatísticas de tendências científicas compiladas a partir de mais de 12 milhões artigos de mais de 12.000 revistas editadas em todo o mundo, o Essential Science Indicadores é atualizado bimestralmente e oferece a cobertura abrangente e profunda necessária para efetivamente analisar e comparar o desempenho de pesquisa, identificar tendências significativas na publicação científica, performers classificados em patamares superiores, bem como avaliar potenciais colaboradores relevantes para o avanço da ciência. Saiba mais sobre a Metodologia ESI.

== REFERÊNCIAS ==

[1] INSTITUTE FOR SCIENTIFIC INFORMATION. Highly Cited Researchers 2021. Londres: Clarivate Analytics, Nov. 16, 2021. Disponível em: https://recognition.webofscience.com/awards/highly-cited/2021/

[2] PENDLEBURY, David. Highly Cited Researchers 2021: How nations and institutions foster exceptional performance. Clarivate Blog, Nov. 16, 2021. Disponível em: https://clarivate.com/blog/highly-cited-researchers-2021-how-nations-and-institutions-foster-exceptional-performance/ Acesso em: 23 nov. 2021

[3] HULME, Lisa; PENDLEBURY, David. Highly Cited Researchers 2021: Guidance for Public Relations & Marketing Teams at Universities, Research Institutes and Commercial Organizations. Londres: Clarivate Analytics, 2021. Disponível em: https://clarivate.com/webinars/highly-cited-researchers-2021-guidance-for-public-relations-marketing-teams-at-universities-research-institutes-and-commercial-organizations/ Acesso em: 23 nov. 2021.