O que é literatura cinzenta?

Matéria de Elisabeth Dudziak para o Portal AGUIA

Ao contrário do que pode parecer, a literatura cinzenta nada tem a ver com a cor. O termo Literatura Cinzenta vem do original em inglês gray ou grey literature. É “informação produzida por todos os níveis de governo, acadêmicos, negócios e indústria em formatos eletrônicos e impressos não controlados pela publicação comercial”. (GreyNet *). Esta é uma compilação de informações sobre esse tema, que não pretende ser completa, tampouco exaustiva. Contribuições e alertas são sempre bem-vindos.

Em termos gerais, uma “Literatura Cinza” é qualquer documento que geralmente não é formal ou comercialmente publicado, o que torna sua recuperação, reprodução ou citação um trabalho difícil [1].

A literatura cinzenta inclui:

Teses e dissertações, anais de conferências, boletins informativos, relatórios, documentos governamentais e parlamentares, comunicações informais, traduções, dados de censo, relatórios de pesquisa, relatórios técnicos, padrões, patentes, vídeos, ensaios clínicos e diretrizes práticas, eprints, preprints, artigos wiki, e-mails, blogs, arquivos de dados de pesquisa e dados científicos, levantamentos geológicos e geofísicos, mapas, conteúdo de repositórios.

A literatura cinzenta pode apresentar uma série de desafios para o pesquisador:

  •     Difícil de recuperar
  •     Muitos documentos não estão publicados na web
  •     Documentos mais antigos não foram arquivados nem armazenados
  •     Pequenas tiragens podem levar à falta de disponibilidade
  •     As informações de formato e citação podem ser inconsistentes
  •     O volume do material pode ser excessivo e desgastante
  •     A preservação dos materiais cinzentos é incerta [2]

AVALIANDO A QUALIDADE DA LITERATURA CINZENTA

A literatura cinzenta não passa pelo mesmo processo de revisão por pares que uma publicação comercial, por isso é importante verificá-lo. Certifique-se de cruzar as informações obtidas na literatura cinza com as informações derivadas de outros lugares para garantir sua qualidade. Use as mesmas habilidades que usaria para avaliar qualquer outro material:

  • Considere o autor, suas afiliações e qualificações.
  • Verifique as listas de referência para ver quem e que outro material foi levado em consideração.
  • Quaisquer métodos e análises de coleta de dados devem ser transparentes.
  • Examine as revisões da literatura em teses para rastrear estratégias de pesquisa e avaliar possíveis vieses.
  • Verifique a data de todas as informações e tente encontrar uma atualização, se a matéria for mais antiga.
  • Verifique as datas das referências para ter certeza de que os autores não estão contando com informações desatualizadas.
  • Dica para usar literatura cinzenta: quando você encontrar PDFs de documentos de literatura cinzenta disponíveis, certifique-se de baixá-los (às vezes eles podem desaparecer se o link do site quebrar) [3].

A maior parte da literatura cinzenta é considerada menos prestigiosa, confiável e “oficial” do que a publicação em um periódico revisado por pares. Mas eles ainda são vias de publicação totalmente legítimas. Frequentemente, eles são usados ​​para divulgar as primeiras descobertas, antes que um estudo esteja totalmente concluído. Ou, no caso de teses, são publicadas como condição para obtenção do grau de avanço. Os relatórios técnicos do governo são emitidos por agências que fazem pesquisas científicas por conta própria ou por um laboratório que recebeu financiamento do governo. Cada vez mais, esses laboratórios podem ser obrigados a publicar relatórios técnicos como condição para receber esse financiamento. A literatura cinzenta pode ser citada como qualquer outro artigo, embora com a ressalva mencionada antes de ser considerada menos “oficial” e confiável do que os artigos científicos revisados ​​por pares. Ao fazer a síntese de evidências, é importante porque a intenção é sintetizar todas as evidências disponíveis aplicáveis ​​à sua pergunta de pesquisa [4].

BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE LITERATURA CINZENTA

  • GreyGuide Oferece aos profissionais da informação, profissionais e estudantes um terreno comum para boas práticas e recursos na literatura cinzenta
    Bem-vindo ao GreyGuide, o principal portal e repositório de recursos no campo da literatura cinzenta. O GreyGuide busca capturar tanto as práticas propostas quanto as publicadas que tratam dos lados da oferta e da demanda da literatura cinzenta.
  • Declaração de Pisa – Policy Development for Grey Literature Resources foi lançada em 2014 e busca promover esforços, comprometimento de indivíduos, organizações na reunião, acesso e preservação da literatura cinzenta. riqueza de conhecimentos e informações é produzida por organizações, governos e indústria, cobrindo uma ampla gama de áreas temáticas e campos profissionais, não controlados por empresas comerciais publicação. Essas publicações, dados e outros materiais conhecidos como literatura cinzenta, são essenciais recurso em comunicação acadêmica, pesquisa e formulação de políticas para negócios, indústria, profissionais prática e sociedade civil. A literatura cinzenta é reconhecida como uma fonte-chave de evidências, argumentos, inovação e compreensão em muitas disciplinas, incluindo ciência, engenharia, saúde, social ciências, educação, artes e humanidades. A fim de perceber os benefícios da pesquisa e informação para bolsas, governo, sociedade civil, educação e economia, nós, signatários desta declaração, apelamos a um maior reconhecimento de o papel e o valor da literatura cinzenta por governos, acadêmicos e todas as partes interessadas, particularmente sua importância para o acesso aberto à pesquisa, ciência aberta, inovação, política baseada em evidências e transferência de conhecimento.
  • Grey Literature and Digital Preservation Contém alguns slides e programas de eventos sobre preservação digital de materiais cinzentos.
  • Conference Videos Contém os vídeos de algumas conferências sobre o tema.
  • The Grey Journal – O Grey Journal não trata apenas do tópico da literatura cinzenta, mas também é um tipo de documento classificado como literatura cinzenta. É semelhante a outras publicações seriais cinzas, como anais de conferências, relatórios, papéis de trabalho, etc. O Grey Journal é voltado para Faculdades e Escolas de Biblioteconomia e Estudos da Informação, bem como, profissionais da informação, que produzem, publicam, processam, gerenciar, disseminar e usar literatura cinzenta, por exemplo, pesquisadores, editores, bibliotecários, documentalistas, arquivistas, jornalistas, intermediários, etc.
  • GreySource Fornece exemplos de literatura cinzenta para o usuário médio da rede e, ao fazê-lo, cria perfis de organizações responsáveis ​​por sua produção e / ou processamento. GreySource identifica o hiperlink diretamente embutido em um recurso, permitindo assim a exposição imediata e virtual da literatura cinzenta. Os recursos baseados na web aparecem em categorias derivadas dos Sistemas de Classificação COSATI(americano) e SIGLE (europeu), que foram adaptados pelo Repositório OpenGrey
  • IDGL – Diretório Internacional de Organizações em Literatura Cinza fornece uma lista de mais de 280 organizações em 40 países em todo o mundo que estão atualmente associadas à GreyNet por meio de parceria, associação, patrocínio ou autoria no campo da literatura cinzenta. As inscrições estão em ordem alfabética por país e cada inscrição tem um link embutido para o site da organização correspondente.

BASES DE DADOS QUE INDEXAM LITERATURA CINZENTA

  • Google Scholar  Artigos, teses, livros, resumos e opiniões judiciais, de editoras acadêmicas, sociedades profissionais, repositórios online, universidades e outros sites.
  • Internet Archives Organização sem fins lucrativos dedicada a manter um arquivo multimídia de informações. Os arquivos incluem “capturas” de páginas da internet. Wayback Machine.
  • MedNar – Pesquisa completa em sociedades médicas, recursos do NIH, outros sites do governo dos EUA e patentes.
  • OAIster Catálogo de milhões de registros que representam recursos de acesso aberto de coleções de acesso aberto em todo o mundo.
  • OpenGrey Acesso aberto a 700.000 referências bibliográficas de literatura cinza (papel) produzida na Europa e permite exportar registros e localizar os documentos.
  • PsycExtra Banco de dados da literatura cinzenta relacionada à psicologia, ciências comportamentais e saúde. O texto completo está disponível para a maioria dos registros (aproximadamente 70% e crescendo), além de um registro de resumo completo.
  • Wikipedia. Enciclopédia online gratuita, criada e editada por voluntários em todo o mundo e hospedada pela Fundação Wikimedia.
  • WorldWideScience.org Portal da ciência global acelera a descoberta científica e o progresso por meio de uma parceria multilateral para permitir a pesquisa federada de bancos de dados científicos nacionais e internacionais.
  • Blog Search Engine – Portal de busca de Blogs.

 

TESES E DISSERTAÇÕES
  • OATD – Open Access Theses and Dissertations – Banco de dados de teses e dissertações em acesso aberto.
  • EBSCO Open Dissertations – Reúne dissertações em acesso aberto
  • Global ETD Search – Ferramenta internacional de busca e pesquisa de teses e dissertações. Pesquise as 6.167.911 teses e dissertações eletrônicas contidas no arquivo NDLTD
  • CAPES. Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES.
  • BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT.

REPOSITÓRIOS

  • OPEN DOAR. Directory of Open Access Repositories é um site do Reino Unido que lista repositórios acadêmicos de acesso aberto. É pesquisável por localidade, conteúdo e outras medidas.Congrega informações e recursos sobre Repositórios abertos no mundo todo. https://www.jisc.ac.uk/opendoar
  • ROARMAP. The Registry of Open Access Repository Mandates and Policies. Site pesquisável que congrega políticas institucionais e nacionais sobre repositórios de acesso aberto. https://roarmap.eprints.org/
  • WORLDCAT. Coleções e serviços de mais de 10.000 bibliotecas no mundo todo. https://www.worldcat.org/

REGISTROS DE ESTUDOS CLÍNICOS E PROTOCOLOS

  • Cochrane Central Register of Clinical Trials (CENTRAL) Detalhes de artigos publicados retirados de bancos de dados bibliográficos (notadamente MEDLINE e EMBASE) e outras fontes publicadas e não publicadas. Além disso, cada Grupo de Revisão Cochrane mantém e atualiza uma coleção de estudos controlados relevantes para sua própria área de interesse.
  • ClinicalTrials.gov Registro e banco de dados de resultados de estudos clínicos com apoio público e privado de participantes humanos realizados em todo o mundo.
  • OpenTrials Novo banco de dados de informações sobre os ensaios de pesquisa clínica em todo o mundo.
  • Registro ISRCTN  Registro de ensaio clínico primário reconhecido pela OMS e ICMJE que aceita todos os estudos de pesquisa clínica (sejam propostos, em andamento ou concluídos), fornecendo validação de conteúdo e curadoria e o número de identificação exclusivo necessário para publicação. Todos os registros de estudo no banco de dados podem ser acessados ​​e pesquisados ​​gratuitamente.
  • CenterWatch Banco de dados de ensaios clínicos que contém milhares de ensaios atualmente inscritos. Informações sobre medicamentos e novas terapias médicas estão disponíveis para revisão. O CenterWatch também fornece aos pacientes recursos educacionais e de saúde sobre ensaios clínicos e outras informações de saúde.
  • Plataforma Internacional de Registro de Ensaios Clínicos da OMS Acesso a um banco de dados central contendo os conjuntos de dados de registro de estudos fornecidos pelos registros da Austrália, Reino Unido, EUA, Japão, Coréia, Brasil, China, Irã, Sri Lanka, Holanda, Alemanha, Cuba, Índia. Ele também fornece links para os registros originais completos.
  • Protocols.io – Registra e organiza protocolos de pesquisa (métodos e procedimentos de pesquisa, disponibilizando-os aos usuários da área de biologia, química, testes de segurança.
  • PROSPERO Contém mais de 2.000 registros de revisões sistemáticas registradas prospectivamente. À medida que o conteúdo aumenta, o registro fornece um recurso cada vez mais valioso para identificar revisões em andamento para ajudar a evitar a duplicação não planejada de revisões.
  • Biblioteca Cochrane O Banco de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas inclui protocolos de Revisões Cochrane planejadas ou em andamento.
  • Instituto Joanna Briggs Inclui protocolos para revisões de JBI planejadas ou em andamento.
  • Registro de Ensaios Clínicos da UE O Registro de Ensaios Clínicos da União Europeia permite que você pesquise informações de protocolo e resultados sobre: ensaios clínicos de intervenção realizados na União Europeia (UE) e no Espaço Econômico Europeu (EEE); ensaios clínicos conduzidos fora da UE / EEE relacionados com o desenvolvimento da medicina pediátrica europeia.

REPOSITÓRIOS DE PRE-PRINTS

Repositórios de pre-prints ou pré-impressão são bibliotecas digitais que contêm manuscritos e estudos que ainda não foram revisados ​​por pares ou publicados em uma revista nem passaram por um processo de edição. Dessa forma, o processo de publicação é bem mais rápido. Exemplos:

ArXiv – lançado em 1991, é mantido pela Biblioteca da Universidade de Cornell, cobrindo diversas áreas de conhecimento.

BioRxiv – criado em 2013, cobre a área de Ciências Biológicas.

ChemRxiv – congrega pré-impressos da área de Química e é mantido pela American Chemical Society (ACS), a Royal Society of Chemistry e a German Chemical Society.

EarthArXiv – reúne pre-prints das Ciências da Terra, mas também de campos relacionados.

EngrXiv – lançado em 2016, cobre a área de Engenharia.

LawArXiv – congrega conteúdo da área de Direito e documentos jurídicos.

PsyArXiv – lançado em 2016, reúne manuscritos da área de Psicologia.

SocArXiv – repositório de pré-impressos para a área de Ciências Sociais.

PATENTES

DADOS CIENTÍFICOS E DE PESQUISA – REFERÊNCIAS

DOCUMENTOS GOVERNAMENTAIS E PARLAMENTARES BRASILEIROS

== NOTA ==

A GreyNet é uma organização que congrega informações e fontes de dados sobre literatura cinzenta. O Grey Literature Network Service foi fundado em 1992. O objetivo da GreyNet é facilitar o diálogo, a pesquisa e a comunicação entre pessoas e organizações no campo da literatura cinza. GreyNet busca ainda identificar e distribuir informações sobre e sobre literatura cinzenta em ambientes de rede. Suas principais atividades incluem a International Conference Series on Grey Literature, a criação e manutenção de recursos baseados na web, uma Listserv moderada e uma lista de distribuição combinada, The Gray Journal (TGJ) e desenvolvimento de currículo. Literatura Cinzenta é um campo da biblioteca e ciência da informação que lida com a produção, distribuição e acesso a vários tipos de documentos produzidos em todos os níveis de governo, acadêmicos, empresariais e organizacionais em formatos eletrônicos e impressos não controlados pela publicação comercial, ou seja, onde a publicação não é a atividade primária do corpo produtor. Disponível em: http://www.greynet.org/greynethome.html

== REFERENCIAS ==

[1] VIGHNESH, D. Grey literature and their sources. Cochrane Blog, 27 May 2021. Disponível em: https://s4be.cochrane.org/blog/2021/05/07/grey-literature-and-their-sources/ Acesso em: 16 ago. 2021.

[2] UNIVERSITY OF NEWCASTLE LIBRARY GUIDES. What is grey literature. May 2021. Disponível em: https://libguides.newcastle.edu.au/social-sciences-grey-lit/grey-lit Acesso em: 16 ago. 2021

[3] UNIVERSITY OF WOLLONGONG AUSTRALIA. Finding grey literature. July 27, 2021. Disponível em: https://uow.libguides.com/literaturereview/grey-literature Acesso em: 16 ago. 2021.

[4] CORNELL UNIVERSITY LIBRARY. What is gray literature? Disponível em: https://guides.library.cornell.edu/c.php?g=611470&p=4277763 Acesso em: 16 ago. 2021.

Como citar este post [ABNT/NBR 6023]:

DUDZIAK, Elisabeth. O que é literatura cinzenta? AGUIA Blog, 16 ago. 2021. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/noticias/o-que-e-literatura-cinzenta/ Acesso em: DD mês. AAAA.

This article was published on