Relatório conecta pesquisas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

 

Há cinco anos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceram uma meta ambiciosa para alcançar um futuro sustentável e justo para as pessoas em todo o mundo até 2030. As pesquisas científicas acerca da temática trazem uma contribuição importante para o alcance das metas. Por essa razão, a editora Elsevier lançou o relatório The Power of Data to Advance ODS.

O material fornece uma visão sobre o papel da pesquisa acadêmica no aprimoramento de mudanças sociais. O levantamento serve como um chamado à ação para que a comunidade científica explore os achados e participe do diálogo em torno da ciência para avançar nesses objetivos.

Os principais insights do relatório, segundo especialistas, revelam três pontos chave:

– Necessidade de focar nas sinergias entre os ODS e adotar uma abordagem holística que envolva gêneros, nacionalidades e disciplinas, com atenção individual a cada objetivo e aos pontos necessários para que as metas traçadas sejam atingidas;

– Premência de diminuir a distância entre ciência, política e sociedade, uma vez que, de acordo com as Nações Unidas, o mundo não está no caminho certo para atingir nenhuma das metas antes de 2030, o que aponta para a urgência de maior cooperação entre ciência, política e sociedade para garantir que os resultados da pesquisa sejam traduzidos em ações concreta;

– Urgência de autoridade, pois o conjunto global de pesquisas continua a crescer e especialistas revelam a necessidade de uma liderança forte e eficaz para defender as metas dos ODS.

Para mais detalhes sobre o relatório, acesse esta página ou clique aqui.

Portal de Periódicos da Capes

Para consultar os recursos disponíveis, o acesso deve ser feito a partir da opção de consulta buscar base. Na opção buscar periódico é possível recuperar a listagem completa das revistas científicas oferecidas para os usuários, inserindo no campo de consulta o nome da publicação, o código ISSN ou selecionando o editor/fornecedor “Elsevier ScienceDirect”.

Para que os usuários tenham a oportunidade de aumentar seus conhecimentos, diversos conteúdos da Elsevier fazem parte da agenda de treinamentos on-line do Portal de Periódicos. Acesse a área de treinamentos ou este link para verificar a programação.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de seus textos informativos desde que seja citada a fonte: “Portal de Periódicos CAPES”