Plataforma Dimensions Analytics está disponível na Universidade de São Paulo (USP)

https://app.dimensions.ai/discover/publication

O desenvolvimento científico global e a competitividade entre as universidades estão demandando estratégias cada vez mais complexas de gestão, com foco na produção científica sustentável e incremento da colaboração internacional.

O sucesso de uma instituição depende de formar bons profissionais mas também depende de manter pesquisadores de primeira linha, obter o financiamento necessário, além de garantir uma estrutura apropriada para obter resultados de pesquisa de impacto, revelando seu real desempenho acadêmico e científico para seu país e para o mundo. A plataforma Dimensions foi desenvolvida para apoiar diferentes grupos dentro de uma organização de pesquisa, desde os próprios pesquisadores, coordenadores de pesquisa, bibliotecários, editores de revistas e livros, até estudantes, para o alcance de tais objetivos de qualidade [1].

De acordo com Danu Poyner, “contextualizar a pesquisa nos ajuda a nos relacionar melhor com a sociedade e a entender os desafios globais por meio de histórias baseadas em dados e narrativas baseadas em evidências. Muitos dos problemas mais prementes que enfrentamos em nossas sociedades e no planeta são desafios globais onde a pesquisa, a ciência e a inovação desempenham um papel crucial [2].

A Plataforma Dimensions contempla conteúdos bem mais amplos e distintos que outras plataformas analíticas de publicações científicas como SciVal (Elsevier) e InCites (Clarivate Analytics), uma vez que se baseia em Identificadores de Objetos Digitais (DOIs) atribuídos a documentos digitais publicados em geral tais como artigos, e-books, conjuntos de dados científicos, menções online, testes clínicos, patentes, documentos de políticas, financiamentos, independente de indexação nas bases de dados mencionadas, fornecendo links para os websites onde os conteúdos digitais efetivamente podem ser consultados, bem como dados de impacto nas redes sociais podem ser imediatamente visualizados.

Dimensions foi desenvolvido por empresas do grupo Digital Science (Altmetric, Figshare, ReadCube, Symplectic e ÜberResearch) e mais de 100 parceiros de desenvolvimento; financiadores de pesquisas e universidades, incluindo a organização Unpaywall, para verificação da disponibilidade dos itens publicados em acesso aberto. Esse desenvolvimento foi desencadeado pela necessidade de uma plataforma de informação de pesquisa mais moderna para atender às necessidades de descoberta de pesquisadores e às necessidades de análise de universidades e outras instituições no âmbito da gestão e administração da pesquisa.

Onde outras ferramentas tradicionalmente se concentram em publicações e citações, Dimensions também integra subsídios, conjuntos de dados, publicações, citações, altmetria, ensaios clínicos, patentes e documentos de política para fornecer uma visão mais ampla e abrangente do ciclo de vida da pesquisa. Esses dados estão constantemente interconectados, tornando o Dimensions o maior banco de dados de pesquisa vinculado com mais de 4 bilhões de links entre mais de 140 milhões de documentos. Atualmente, ele contém mais de 110 milhões de publicações, 1,5 milhão de conjuntos de dados, 5,5 milhões de bolsas e subsídios, 40 milhões de patentes, 570.000 ensaios clínicos e 500.000 documentos de políticas.

https://www.youtube.com/watch?v=sJX5mOUkt4o

Os usuários podem explorar os dados no Dimensions para encontrar links e conexões para identificar e analisar o amplo impacto da pesquisa; desde o financiamento inicial até possíveis citações em outras publicações, ou mesmo padrões de uso de ensaios clínicos e documentos de políticas, bem como diferentes tipos de métricas, incluindo Altmetrics. A equipe do Dimensions trabalha com editoras para melhorar mais de 75 milhões de registros indexando o texto completo das publicações. Esse texto completo indexado melhora muito a descoberta por meio de uma melhor pesquisa de texto livre, bem como classificação processada por IA em tempo real e mapeamento de conceito. A versão gratuita do Dimensions oferece pesquisa e métricas disponíveis abertamente para mais de 100 milhões de publicações e está disponível no link: https://app.dimensions.ai/discover/publication

Com uma licença institucional do Dimensions Analytics, o conteúdo que pode ser acessado se expande para cobrir mais filtros e informações sobre subsídios, ensaios clínicos, patentes, conjuntos de dados, financiadores, editoras, dados por país e instituição, além de documentos de políticas, permitindo que sejam obtidos insights mais profundos sobre um tópico ou campo de pesquisa a instituições acadêmicas, organizações governamentais, financiadores de pesquisa, editores e departamentos de P&D.

https://app.dimensions.ai/discover/publication

A Universidade de São Paulo acaba de contratar o acesso à plataforma Dimensions Analytics –  que é um aplicativo da web com filtros e mais opções de pesquisa para análise e visualizações interativas dos dados resultantes referentes aos conteúdos associados à USP, seja como instituição, seja como Editora (Publisher). Estão disponíveis também as APIs do Dimensions que, não apenas oferecem acesso aos dados subjacentes do banco de dados, mas também à camada de lógica de negócios. Isso permite que a interface padrão seja personalizada para atender a necessidades específicas.

Acessível por meio de endereços de IP dos computadores autorizados da USP, a plataforma Dimensions Analytics está disponível para toda a comunidade de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, incluindo bibliotecários e analistas de TI. 

Na Plataforma Dimensions Analytics é possível acessar informações por Instituição, País, Local, Revistas editadas pela USP, livros editados pela USP, tópicos de pesquisa e pesquisadores da USP.

Além de filtros específicos que permitem análises mais eficientes, também são extraídas referências de artigos para criar um gráfico de citações completamente novo e independente com mais de 1 bilhão de citações. Um conjunto inicial de métricas com base nessas citações está disponível em Dimensions junto com altmetrics baseado em menções de pesquisa online (notícias e mídia social), e todas as métricas estão disponíveis para artigos individuais e vários níveis agregados.

https://app.dimensions.ai/discover/publication?or_facet_research_org=grid.11899.38

Com o Dimensions Analytics, você desfruta de:

  • Acesso ao nosso conjunto de dados completo, abrangendo publicações, concessões, patentes, ensaios clínicos, conjuntos de dados e documentos de políticas.
  • Acesse as versões em PDF de texto completo de mais de 30 milhões de artigos de Acesso Aberto com apenas um clique.
  • Um extenso conjunto de filtros, incluindo sistemas de categorias especializados, acesso aberto, editores e grupos de financiadores
  • Opções mais avançadas para construir pesquisas estruturadas e definir seus próprios grupos de entidades
  • Recursos aprimorados de análise e exploração de dados visuais
  • Aumento dos limites de exportação por download
  • Análises visuais e de tendências para perfis avançados de entidades, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • Um recurso de alertas de e-mail

As categorias de pesquisa em nível de artigo são aplicadas de forma consistente a todos os tipos de conteúdo, bem como a organizações financiadoras e de pesquisa. Em comparação com a versão gratuita, Dimensions Analytics oferece maiores limites de exportação para exportações xlsx/csv padrão e mapeamento bibliométrico com VOSviewer e CiteSpace. Você também pode visualizar a atenção online da Altmetric para itens individuais ou agregar os dados para publicações e ensaios clínicos. Isso, em combinação com outros dados vinculados do Dimensions, fornece simultaneamente medidas de impacto tradicionais e diversas outras expressões de impacto além de postagens e citações, como menções na mídia social, tradução de pesquisas médicas em tratamentos, transferência e comercialização, tecnologia e adoção de políticas. Os dados em Dimensões continuarão a evoluir, à medida que os próprios usuários contribuem para aprimorar as informações e interconexões.

Como meu conteúdo pode ser indexado no Dimensions?

A maioria dos dados indexados na Base do Dimensions vem diretamente de fontes abertas como  Crossref  e  PubMed . Se seus artigos de periódicos, anais, livros ou capítulos de livros têm DOIs e estão indexados no Crossref, ou se estão indexados no PubMed, há uma grande chance de já estarem incluídos no Dimensions também. Você pode verificar isso pesquisando o nome do seu periódico no filtro “Source Title” em  Dimensions  ou inserindo um dos DOIs de sua publicação na  pesquisa Dimensions . Consulte nosso site de suporte para  obter mais informações para editores e como indexamos e processamos seu conteúdo .

== REFERÊNCIAS ==

[1] DIMENSIONS. Disponível em: https://app.dimensions.ai/discover/publication Acesso em 9 fev. 2022.

[2] POYNER, D. Understanding and analyzing global research challenges using Dimensions – A Biochar case study. Dimensions Blog, Dec. 2020. Disponível em: https://www.dimensions.ai/blog/understanding-and-analyzing-global-research-challenges-using-dimensions-a-biochar-case-study/ Acesso em: 9 fev. 2022.

== NOTA ==

Em breve, serão promovidos treinamentos para melhor uso da Plataforma. Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA).

== MATERIAIS DE SUPORTE ==

Dimensions Metrics Guide – https://www.aguia.usp.br/wp-content/uploads/2022/02/Dimensions_Metrics_Guide_-_US_Letter.pdf

Dimensions Analytics Guide – https://www.aguia.usp.br/wp-content/uploads/2022/02/Dimensions_Analytics_Guia__ES_.pdf