Publicações acadêmicas de todo o mundo estão disponíveis para a comunidade USP

Usuários podem consultar mais de 37 mil e-books da plataforma ScienceDirect e fazer downloads ilimitados das publicações no formato PDF

Plataforma oferece mais de 37 mil títulos digitais – Foto: Reprodução / Science Direct

Reprodução da matéria publicada no Jornal da USP em 15/04/2021
.

A partir deste mês, estudantes, pesquisadores e funcionários da USP terão acesso gratuito à coleção de e-books da Science Direct, uma das maiores plataformas de literatura acadêmica com revisão por pares do mundo mantida pela empresa Elsevier. São mais de 37 mil títulos digitais entre livros e periódicos de todas as áreas de conhecimento, além de conteúdo integrado de várias fontes externas na forma de áudio, vídeo e conjuntos de dados. O convênio da USP com a Elsevier permite o acesso até março de 2022.

A plataforma possui um sistema de busca avançado e ferramentas para recuperação de resultados com vários filtros. Para entender como funciona o sistema de busca, a Elsevier oferece um tutorial que pode ser conferido neste link. Também é possível fazer downloads ilimitados das publicações no formato PDF (Portable Document Format), tipo de arquivo criado pela empresa Adobe para compartilhamento de documentos eletrônicos e que já é tradicional na internet.

Entre as publicações oferecidas, a coleção de 2021 da plataforma destaca nove títulos indicados ao “Prose Awards”, prêmio de excelência profissional e acadêmica oferecido pela Association of American Publishers (AAP). Os títulos abordam temas que vão da biologia à neurociência e às ciências da terra e podem ser conferidos clicando aqui. Destes, os dois trabalhos vencedores foram Managing Health in the Genomic Era: A Guide to Family Health History and Disease Risk, na área de Clínica Médica, e The Plasticity of Sex: The Molecular Biology and Clinical Features of Genomic Sex, Gender Identity and Sexual Behavior, na área de Biomedicina.
.

Livros indicados ao prêmio “Prose Awards” disponíveis na plataforma da Science Direct – Foto: Reprodução / Elsevier
.

O acesso a plataformas de publicações digitais é promovido pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), órgão da Universidade responsável pela assinatura e aquisição de conteúdos científicos, além do gerenciamento da produção acadêmica da universidade. Durante a pandemia, a Agência tem investido para que a comunidade universitária tenha acesso a vários acervos de conteúdos digitais, como os da ScienceDirect. Ela também disponibilizou para a comunidade USP o acesso a mais de 7.400 veículos de imprensa de 60 países, por meio da plataforma PressReader, e milhares de livros eletrônicos da área de saúde pela plataforma Minha Biblioteca.

Para acessar a base de dados da Science Direct, disponível no endereço www.sciencedirect.com no botão “Journal e Books”, os usuários da USP devem primeiro fazer o acesso remoto à rede VPN da Universidade. O serviço, oferecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), precisa da senha única USP do usuário. O tutorial para acesso está disponível neste link. Em caso de dúvidas, é possível solicitar auxílio no endereço: http://www.sti.usp.br/contato/fale-conosco

Acesso aos e-books: http://www.sciencedirect.com/browse/journals-and-books
Entrar logado via VPN USP, clicar em “Register”, preencher os dados e pronto!