Publons: slides disponíveis – ferramenta de impacto e reconhecimento editorial

ResearcherID (Web of Science) e Publons: o que mudou? - AGUIA - Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica

Publons – http://publons.com/ – é um site mantido pela Clarivate Analytics que fornece um serviço gratuito para os acadêmicos rastrearem, verificarem e mostrarem sua revisão por pares e contribuições editoriais para periódicos acadêmicos.

SLIDES DA APRESENTAÇÃO: https://www.aguia.usp.br/wp-content/uploads/2020/10/Publons-for-Researchers-Final-WoSG-portdd.pdf

“A ferramenta Publons foi lançada como startup, inicialmente para registrar em um portal Web a contribuição de pareceristas e encorajar pesquisadores a postar on-line suas experiências como peer reviewers. Seus idealizadores tinham em mente estimular pesquisadores a atuar como pareceristas, oferecendo uma plataforma para registro dessa atividade. Na opinião deles, ser selecionado por um editor para revisar um artigo é uma prova de reconhecimento como especialista na área, e esse fato merece ser registrado e destacado. Esperavam também que os mecanismos de avaliação de desempenho acadêmico e recompensa passassem a reconhecer o trabalho dos pareceristas com a devida relevância na análise de currículos.” (NASSI-CALO, 2017, p. 1).

Publons foi construído inicialmente como um lugar para ajudar os pesquisadores a obter reconhecimento por suas contribuições frequentemente ocultas na revisão por pares.Para fazer isso, fazemos parceria com editores acadêmicos para ajudá-los a dar aos seus revisores o reconhecimento que merecem. Publons tem uma gama de soluções de revisão por pares projetadas para ajudar os editores a trazer maior transparência, reconhecimento, qualidade e eficiência para seus processos de revisão por pares. Publons tem parceria com milhares de periódicos acadêmicos do mundo.

How does Reviewer Recognition Work? : Publons

Além disso, sabemos que no ambiente de pesquisa altamente competitivo de hoje, os pesquisadores são frequentemente solicitados a demonstrar seu impacto e serviço em avaliações de desempenho, aplicações de financiamento e promoção. Acompanhar esse impacto não é fácil e leva um tempo valioso. É por isso que trouxemos o poder da Web of Science para Publons – tornando rápido e fácil para os pesquisadores rastrear e demonstrar um registro mais completo de seu impacto como autor citado, editor de periódico e revisor por pares, em um só lugar.

Publons é uma plataforma que fornece um serviço gratuito para os acadêmicos rastrearem, verificarem e mostrarem sua revisão por pares e contribuições editoriais para periódicos acadêmicos. Foi lançado em 2012 e foi comprado pela Clarivate Analytics em 2017. Hoje conta com mais de 200 mil usuários. Publons é alimentado por integrações com a Web of Science, ORCiD e milhares de periódicos acadêmicos para fornecer informações confiáveis e líderes de mercado para que você possa mostrar ao mundo mais do impacto de sua pesquisa. Quer saber mais? Participe do Webinar.

Webinar Publons/ResearcherID
Data: 29 de setembro de 2020
Horário: 14h-16h
Inscrições: https://doity.com.br/publons-29set2020

== Referências ==

NASSI-CALO, Lilian. IN TIME: PUBLONS BUSCA ATRAIR PARECERISTAS E APERFEIÇOAR A AVALIAÇÃO POR PARES. Rev. paul. pediatr. [online]. 2017, vol.35, n.4 [cited  2020-09-28], pp.367-368. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000400367&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1984-0462.  https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2017;35;4;00018