Por que o registro ORCiD é importante para a USP e para o mundo?

 

O registro ORCiDOpen Researcher and Contributor ID (em português Identificador Digital Aberto de Pesquisador e Contribuidor) é um código alfanumérico gratuito para identificar exclusivamente cientistas e outros autores acadêmicos e contribuidores. É também um currículo internacional. O identificador ORCiD é mantido pela organização global sem fins lucrativos de mesmo nome, a ORCID, sustentada por taxas das organizações membros e apoiada por uma equipe profissional. A visão da ORCID é um mundo onde todos os que participam da pesquisa, financiamentos e inovação sejam exclusivamente identificados e conectados às suas contribuições através de disciplinas, fronteiras e tempo. Para concretizar nossa visão, a ORCID se esforça para permitir conexões transparentes e confiáveis ​​entre pesquisadores, suas contribuições e afiliações, fornecendo um identificador único e persistente para os indivíduos usarem enquanto se envolvem em atividades de pesquisa, financiamentos e inovação. Interface também disponível em Português.

Benefícios para os Pesquisadores

Imagine um mundo em que seus pesquisadores possam passar mais tempo fazendo contribuições para a pesquisa e ficar menos frustrados ao gerenciar ou preencher diversos currículos? Pense em uma ferramenta que permite a todos e a você mesmo acompanhar mais facilmente suas atividades profissionais ao longo de sua carreira.

O ORCiD é um identificador internacional gratuito e também um currículo digital e importante recurso para docentes, pós-doutorandos, alunos, gestores de pesquisa, financiadores, bibliotecários e profissionais em geral. Ele fornece uma identidade persistente, uma espécie de RG para os pesquisadores, e conecta sua informações profissionais com as editoras de revistas, financiadores, suas próprias instituições, aumentando a visibilidade e a possibilidade de colaboração internacional.

Integrando-se a outros identificadores (ScopusID, Ringgold, etc), editores de revistas (Springer Nature, Elsevier, Wiley, etc), financiadores (Uberwizard) e organizações mundiais como a Crossref (DOI), Datacite e Redalyc, o registro ORCiD proporciona atualizações automáticas de informações sobre produção científica, agregando racionalidade às atividades do pesquisador e a real validação de seus dados. Esta é uma das principais vantagens do registro ORCiD para os Pesquisadores.

Além disso, os pesquisadores se formam, se mudam, podendo assumir novas posições ou mudarem para outras instituições e seu ORCiD o acompanha, sem perder o histórico, exibindo todas as suas atividades profissionais e consolidando sua reputação perante o mundo. Confira o Tutorial sobre como preencher seu Registro ORCiD.

De acordo com a própria ORCID,

  • Registrar-se para o seu ORCID significa que você tem um identificador gratuito, único e persistente que desambigua você e seu trabalho.
  • Usar seu ID torna a vida mais fácil para você e para as instituições e organizações com as quais você se conecta ao longo de sua carreira de pesquisa.

Você desfrutará destes benefícios com seu ID da ORCID:

  • Você será diferenciado de todos os outros pesquisadores, até mesmo de pesquisadores que compartilham o mesmo nome,
  • Seus resultados e atividades de pesquisa serão atribuídos corretamente a você,
  • Suas contribuições e afiliações serão conectadas a você de maneira confiável e fácil,
  • Você economizará tempo ao preencher formulários, (deixando mais tempo para pesquisas!),
  • Você desfrutará de maior descoberta e reconhecimento,
  • Você poderá conectar seu registro a um número crescente de instituições, financiadores e editoras,
  • Seu registro ORCID é seu, gratuitamente, para sempre.

Benefícios para as Universidade de Pesquisa

A pesquisa é conduzida e comunicada em organizações como universidades e institutos de pesquisa, laboratórios governamentais e comerciais e outras instituições. Globalmente, essas instituições empregam e ensinam milhões de pessoas envolvidas em pesquisa, ensino e atividades inovadoras. As universidades gerenciam informações de pesquisa em muitos sistemas diferentes. Isso dificulta o acompanhamento das atividades e resultados de seus pesquisadores em suas próprias instituições. E é ainda mais desafiador quando se leva em conta as diversas solicitações de subsídios, envio de manuscritos, perfil de pesquisa e outros sistemas com os quais interagem fora da sua instituição.

O registro ORCiD é uma parte vital do kit de ferramentas que as universidades e seus pesquisadores podem usar para tornar essa visão uma realidade. Os ORCID iDs podem distinguir e identificar inequivocamente seus pesquisadores e, por meio de APIs e integrações, podem melhorar significativamente o fluxo de informações de pesquisa dentro e entre organizações em todas as etapas do ciclo de vida da pesquisa, desde o pedido de concessão de financiamento e publicação até os relatórios de gerenciamento de informações de pesquisa [1].

Além de seu uso como um identificador persistente para os pesquisadores das Universidades, o registro ORCiD pode ajudar a controlar e padronizar como o nome da instituição é usado nos sistemas de pesquisa e nas próprias revistas e editoras científicas e acadêmicas. Em combinação com outros identificadores persistentes, o ORCiD permite que você afirme com autoridade sua equipe, corpo docente e afiliações de estudantes com sua instituição. É possível também usar APIs da ORCID para receber notificações em tempo real sobre as atividades de pesquisa, atualizar automaticamente os formulários e seguir as carreiras de seus ex-alunos (Alumnis) [1].

A organização ORCID oferece uma gama de recursos para apoiar as instituições de pesquisa no uso de IDs, incluindo orientação de melhores práticas e articulação clara dos benefícios potenciais em todas as etapas, além de informações técnicas.

Benefícios e desafios para a Universidade de São Paulo – USP

A Universidade de São Paulo é oficialmente membro da ORCID desde o final de 2016 e a afiliação à ORCID permite à USP AUTENTICAR, VALIDAR E ATUALIZAR automaticamente informações e dados corporativos públicos de sua comunidade, tais como Vínculo Empregatício, Diplomas e Graus de Formação, Prêmios, Bolsas e mesmo Publicações. Isso porque a Universidade de São Paulo – USP, como membro da Organização ORCID, tem a prerrogativa de realizar essas atualizações e validações nos ORCID iDs de todos os integrantes de sua comunidade (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos), desde que eles estejam vinculados ao Nº USP.

http://www.usp.br/orcid/

 

Para tornar isso possível, basta vincular seu Nº USP ao seu N° ORCiD por meio do link: http://www.usp.br/orcid. Uma vez vinculado a partir de seu N° USP e senha única, o usuário pode sempre retornar ao link para acessar seu registro, sem precisar lembrar-se de seu Nº e senha ORCiD. Confira o Tutorial de vinculação de seu nº ORCiD ao seu nº USP.

A iniciativa de afiliação à ORCID partiu da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), que incorporou as atividades do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP) em agosto de 2019, tendo sido referendada e renovada pela Reitoria da universidade desde então. A intenção foi e continua a ser promover o alinhamento da USP às tendências internacionais de identificação autoral e institucional no âmbito da comunicação acadêmica (scholarly communication).

A mensagem da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) enviada no final do mês de outubro de 2017 a docentes e estudantes de pós-graduação deu início à Campanha de adoção do ORCiD na USP. Uma semana depois, já contabilizávamos 2.939 registros ORCiD associados e coletados na USP.

Desde então, diversos Workshops e Webinars foram promovidos, além de matérias e tutoriais têm sido publicados e distribuídos à comunidade. Adicionalmente, a lista atualizada de Nºs ORCiDs vinculados aos Nºs USP é enviada periodicamente a todas as unidades, institutos, centros e às equipes das bibliotecas, que atuam como difusoras e apoiadoras junto à comunidade local. O objetivo é que todos os pesquisadores (docentes, pós-doutorandos, discentes de pós-graduação e graduação e funcionários) da Universidade de São Paulo tenham seu Nº ORCiD vinculado ao seu Nº USP, preenchendo suas informações e integrando seu registro a outras entidades. O Gráfico a seguir demonstra a crescente adoção do identificador ORCiD pelos pesquisadores da universidade no decorrer dos anos, em âmbito mundial e em termos de registros vinculados à universidade.

O Gráfico referente aos ORCiDs de pesquisadores vinculados à USP no período de março de 2017 a 01 de junho de 2021 são apresentados a seguir por Categoria.

Apesar de todos os avanços, alguns desafios precisam ser vencidos. Hoje, há distintas instâncias nas quais o pesquisador necessita hoje informar seu Nº ORCiD: a) Registro ORCiD mundial http://www.orcid.org; b) Informação do ORCiD no DataUSP – weR_USP: https://uspdigital.usp.br/datausp c) Registro do nº USP vinculado ao nº ORCiD mantido pela Aguia: http://www.usp.br/orcid d) Informação do ORCiD no Janus – Pós-Graduação: https://uspdigital.usp.br/janus e) Para candidatar-se a bolsas de iniciação científica (PIBIC por exemplo) e outros processos, é necessário atualizar o Data_USP: https://uspdigital.usp.br/datausp

Como o registro ORCiD integra distintas facetas e atividades do pesquisador, bem como envolve diferentes órgãos na universidade, precisa estar igualmente integrado aos sistemas USP de modo unívoco.

A coleta e conexão (via API) dos conteúdos dos registros ORCiD permitirá que distintos setores da USP validem informações constantes dos registros ORCiD tais como Formação (Setor de Diploma), Emprego (DRH USP), Financiamentos USP (PRP), Trabalhos (se estiverem no Repositório da Produção USP (ReP)), aparecerá a USP como Fonte certificadora, de modo integrado ao sistema de dados corporativos mantido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Ou seja, no registro ORCiD onde constava a Fonte: o autor, constará: Fonte: Universidade de São Paulo. 

Este é o maior desafio pois exige um trabalho colaborativo entre diferentes órgãos da instituição para unificar, na própria universidade, o desenvolvimento técnico e consolidar o uso do ORCiD vinculado ao Nº USP, internalizando-o na USP, com a intenção de adotar o ORCiD como identificador digital internacional validado de seus contribuidores.

Contate sua Biblioteca ou a Coordenadoria da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) para saber mais ou solicitar treinamentos e apresentações sobre o ORCiD na USP.

== Referência ==

ORCID for research organizations. Disponível em: https://orcid.org/organizations/research-orgs Acesso em: 20 maio 2021.