Relatório identifica número crescente de multi-autorias em artigos científicos

Relatório elaborado pelo Instituto de Informações Científicas (ISI) da Clarivate Analytics identifica um número crescente de artigos na Web of Science com 1.000 ou mais autores únicos em mais de 100 países diferentes. Intitulado Global Research Report – Multi-authorship and research analytics (Dec. 2019), o Relatório examinou os efeitos da autoria complexa e hiper autoria por autor, país e disciplina.

O relatório argumenta que os dados resultantes de artigos com hiper-autoria, além de 100 autores e / ou 30 países, produzem resultados erráticos, mesmo potencialmente distorcidos, que devem ser removidos da análise em nível nacional e institucional.

O relatório também descreve a combinação de muitos autores e muitos países como um padrão complexo de autoria que difere dos trabalhos acadêmicos mais típicos e torna as taxas de citação elevadas. Um país adicional em um artigo tem um benefício de citação maior que um autor adicional, e a contagem de autores está vinculada a um aumento leve mas contínuo do impacto, enquanto a contagem de países está vinculada a um aumento mais acentuado do impacto. A imagem a seguir exibe a evolução com crescimento do número de autores e número de países.

O relatório também encontra:

• A autoria complexa (muitas pessoas, muitos países) continuou a crescer nos últimos cinco anos com o surgimento dramático de artigos de autores de mais de 100 países
  • O número mais frequente de autores de um artigo é três e 95% dos artigos analisados ​​(14,9 milhões) têm dez ou menos autores
  • A contagem de autores está vinculada a um aumento leve, mas contínuo, do impacto na categoria de citação normalizada (CNCI)
  • 99% dos artigos têm autores de cinco ou menos países
  • A contagem de países está ligada a um aumento mais acentuado e irregular do CNCI

O Dr. Jonathan Adams, diretor do Instituto de Informação Científica do Web of Science Group, disse: “Um número pequeno, mas crescente, de artigos de pesquisa com autoria própria está levando a taxas de citação seriamente elevadas e pode distorcer qualquer análise de impacto da literatura científica.

“Na análise de autoria múltipla e de pesquisa, recomendamos que: artigos com mais de dez autores sejam reconhecidos e descritos separadamente, pois influenciarão a interpretação; e os artigos com hiper-autoria sejam tratados de maneira diferente, com um forte argumento para remover esses dados de todas as análises em nível nacional e institucional. ”

O relatório reconhece que os padrões de autor e impacto podem variar bastante entre as disciplinas. Por exemplo, as ciências biomédicas parecem comumente agora exigir grandes equipes, enquanto a Física está enraizada em equipes tradicionais menores, além de apoiar o trabalho dependente de uma hiper colaboração colaborativa. A imagem a seguir apresenta a frequência de multiautorias por área de conhecimento.

Antes de 2000, o número máximo de autores em um único artigo raramente ultrapassava 500. Em 2004, o limite de 1.000 foi quebrado com um artigo de 2.500 autores. O número de autores de tais artigos continua a aumentar e o artigo com maior número de autores foi publicado em 2015 pela equipe do ATLAS no Bóson de Higgs, contabilizando 5.153 autores em mais de 500 endereços institucionais (Aad et al., 2015; Mallapaty, 2018).

A contagem de países listados entre as afiliações de autores também tem aumentado. A colaboração internacional que era relativamente escassa na década de 1980, cresceu rapidamente: mais da metade dos artigos atribuíveis a qualquer país agora tem pelo menos um co-autor de outro país (Adams, 2013). Os incentivos para tal colaboração são diversos. Os dados, no entanto, podem ser um fator chave e o crescimento das autorias multinacionais é vista tanto na pesquisa em saúde quanto na ciência ambiental.

== Referência ==

Institute for Scientific Information. Global Research Report – Multi-authorship and research analytics. ISI, Dec. 2019. Disponível em: http://www.stm-publishing.com/new-global-research-report-from-the-institute-for-scientific-information-examines-impact-of-multi-authorship-on-citations/Acesso em: 30 mar. 2020