Repositório da Produção USP – Orientações aos Bibliotecários

Para promover e assegurar a coleta, tratamento e preservação da produção intelectual gerada nas Unidades, Institutos, Centros e demais órgãos da USP, além dos Programas Conjuntos de Pós-Graduação, bem como sua disseminação e acessibilidade para a comunidade, é dever dos bibliotecários da Universidade de São Paulo:

– preservar a memória institucional;

– ampliar a visibilidade e acessibilidade da produção intelectual (científica, acadêmica, artística e técnica) da USP;

– potencializar o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais;

– certificar o uso de indicadores confiáveis referentes à produção intelectual da USP;

– aperfeiçoar a gestão de investimentos em pesquisa, ensino e extensão nesta Instituição*

Isso inclui não apenas o Registro da Produção Intelectual da USP, bem como o Depósito e Preservação dos Conteúdos (arquivos) no Repositório da Produção USP (Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP).

a) Qual é o passo a passo das atividades visando o depósito de arquivos no Repositório da Produção USP (ReP)?

Os Bibliotecários Catalogadores da USP devem seguir os passos abaixo:

a) Efetue o registro da produção no Banco de Dados Bibliográficos da USP (Dedalus) – interface GUI – ou certifique-se que o registro foi efetuado;

b) Observe que artigos publicados por autores USP em revistas de acesso aberto Gold ou Diamond (revistas acadêmicas) que possuam licença CC-BY e derivadas (ex. SciELOdevem ser depositados de modo público – PDF Final. Principais Editoras de Revistas Gold: PLOS, BioMed Central, Bentham Open, Frontiers, MDPI, BMJ, American Institute of Physics (AIP) Physical Review Journals, SpringerOpen, SAGE Open, Wiley Open Access. Artigos de revistas SciELO, artigos de revistas registradas no DOAJ e artigos publicados no Portal de Revistas USP, bem como e-books publicados no Portal de Livros Abertos da USP ou DOAB devem ter o PDF final depositados e disponibilizados de modo público no Repositório. Salve os PDFs finais em pastas, visando ao depósito no Repositório da Produção USP.

c) Acesse o ReP – BDPI e faça o login com seu nº USP e senha única;

d) Localize o registro da produção no qual será carregado o arquivo;

e) Caso não tenha certeza das permissões e tipo de revista, acesse o Sherpa Romeo – https://v2.sherpa.ac.uk/romeo, e constate se é permitido depositar a versão pos-print (versão revisada por pares mas sem formatação do Publisher) ou a versão PDF Final publicado;

f) Caso só permita depósito da versão pos-print, acesse o website da revista ou a lista de títulos da Editora para identificar o prazo de embargo para acesso público ao artigo da revista;

g) Caso não tenha o documento, entre em contato como o autor/docente/aluno de pós-graduação solicitando a versão pos-print (manuscrito aceito – versão revisada por pares sem formatação da editora / publisher);

h) Deposite no Repositório da Produção USP (ReP) o Pos-Print (versão aceita – que passou pela revisão por pares) recebido do autor USP e deixe privado por enquanto, anotando na planilha a data de finalização do período de embargo para retornar ao registro e desembargar na data apropriada.

i) Caso o artigo seja de revista de assinatura, deposite a versão PDF final e torne-a privada para fins de governança e memória. somente a equipe da Biblioteca terá acesso ao texto completo privado.

j) No final, dois arquivos estariam depositados: o Pos-Print (Restrito-Embargado por enquanto) e o PDF versão final (Privado-Para Fins-de-Preservação_Para_Sempre).

Permanecemos à disposição para esclarecimentos, sempre que necessário, caso haja dúvidas ou dificuldades no processo de carregamento de arquivos no Repositório da Produção USP (ReP), bem como atendimento a pesquisadores e autores.

Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica
atendimento@aguia.usp.br
== NOTAS ==
* Esta orientação tem amparo na Resolução nº 6.444 de 12 de outubro de 2012, referente à Biblioteca Digital da Produção intelectual da USP (BDPI).