Roteiro Scopus: O que está por vir em 2020 e 2021?

No início de 2020, a equipe da Elsevier fez várias atualizações no Scopus.com para melhorar a pesquisa, análise e descoberta de inovação científica e colaboradores. A seguir, tais melhorias são reproduzidas a partir de tradução livre da matéria original publicada em inglês e intitulada Scopus Roadmap: What’s coming up in 2020 & 2021?

Estamos continuamente adicionando conteúdo

Em agosto de 2020, o Scopus tinha mais de 24.000 títulos ativos indexados e é, portanto, o maior banco de dados de resumos e indexação com curadoria e revisão por pares disponível para instituições acadêmicas, governamentais e corporativas. No ano passado, a Scopus adicionou 820 novos periódicos (+ 3,5% de crescimento de títulos). Também adicionamos 225 mil livros e itens de livros (+ 11,7% de crescimento).

Entre agosto de 2019 e agosto de 2020, a Scopus somou 3,29 milhões de novos registros (+ 4,15%). número total atual de registros por agosto de 2020 é de 79,8 milhões.

Roteiro Scopus para o restante de 2020 e início de 2021

Páginas de perfis de autor aprimoradas

Estamos fornecendo um design mais simples e limpo que permitirá que você escaneie rapidamente o perfil de um autor para obter uma visão geral de suas áreas de especialização (por meio de seus tópicos principais), sua produtividade e publicações e seu impacto na pesquisa. Os Perfis de Autor atualizados tornam ainda mais fácil procurar e identificar colaboradores ou avaliar pesquisadores para estabilidade e promoção.

Atualmente, temos mais de 16 milhões de Perfis de Autor exclusivos no Scopus, com uma coleção completa e precisa de publicações de pesquisadores, citações e conexão com suas instituições atuais e passadas.

Identificar conteúdo de acesso aberto por tipo de OA

Nos filtros de resultados da pesquisa, há atualmente um marcador OA que cobre periódicos OA completos, periódicos híbridos e arquivo aberto. Estamos tentando aplicar filtros que denotarão se os artigos são: Gold, Hybrid Gold, Green e Bronze.

Existem atualmente 5.859 periódicos OA e 10,6 milhões de artigos OA indexados no Scopus

Pré-impressões (preprints) nas páginas do autor

Apresentaremos  600 mil pré-impressões recentes em Perfis de autor, dando aos usuários uma visão das pré-impressões de um autor dos últimos três anos e fornecendo percepções anteriores e mais abrangentes sobre seu trabalho e áreas de foco. Com um processo médio de revisão por pares de pouco mais de um ano, os usuários podem começar a avaliar o trabalho de um autor e as oportunidades de colaboração em potencial.

Contagens de visualizações do Artigo Scopus

Os usuários agora poderão ver quantas vezes um artigo foi visualizado no Scopus na tela de resultados.

A métrica de citação tradicional indica o valor / uso de um artigo e, portanto, é uma métrica de atraso, enquanto as contagens de visualizações do Scopus são um indicador importante de qualidade. As visualizações são um proxy para o interesse em um artigo, dentro da comunidade de pesquisadores, e podem fornecer aos usuários um ponto de entrada para uma área de pesquisa.

Melhorando a integração entre SciVal e Scopus

Os usuários poderão avaliar as instituições no Scopus e no SciVal de forma mais consistente devido a um maior alinhamento, com base em uma reformulação de mais de 17.000 perfis de instituição e suas respectivas métricas analíticas.

Interface do usuário, experiência e melhorias de dados contínuas – 2020 e além

A equipe Scopus analisa continuamente as tendências de uso e comportamento, enquanto conduz entrevistas com pesquisadores para validar os fluxos do usuário e garantir um caminho ideal e a experiência do usuário. Essas melhorias incluem:

  • Melhorar a experiência da página inicial, tornando-a mais personalizada para os usuários
  • Atribuição de concessões concedidas a perfis de autor
  • Capacidade de analisar as consultas de pesquisa SDG no Scopus
  • Avançando recursos analíticos nas páginas de perfil
  • A integração do Expert Lookup ajudando você a encontrar pesquisadores semelhantes ou relevantes
  • Filtragem de subcategoria com áreas de tópico mais granulares
  • Limpeza contínua de dados do Perfil Institucional mapeando subsidiárias com AF-IDs principais.
  • Páginas de resumo redesenhadas para melhorar a facilidade de uso
  • Capacidade aprimorada de download de texto completo: acesso cruzado de editores com 1 clique a 69 milhões de artigos de texto completo

O que foi adicionado anteriormente?

Nova metodologia CiteScore: Apresentando um indicador de impacto de pesquisa mais robusto, justo e rápido.

  • Comparações mais justas entre periódicos revisados ​​por pares: Apenas os tipos de publicação revisados ​​por pares (artigos, revisões, artigos de conferências, capítulos de livros e documentos de dados) são incluídos no cálculo, tornando a comparação entre os periódicos mais robusta. Isso agora exclui tipos de artigos não revisados ​​por pares: editoriais, notícias, cartas e notas.
  • Avaliação mais limpa: as citações agora são contadas cumulativamente a partir do ano de publicação por meio da janela de cálculo (4 anos) versus apenas o ano anterior. Isso significa que todas as citações recebidas por publicações neste período são contadas para os valores CiteScore, e os periódicos recebem um valor CiteScore 1 ano antes do Fator de impacto.
  • Indicação de impacto anterior: CiteScore agora é calculado para periódicos com apenas um ano de publicação, fornecendo uma visão anterior do impacto de citações de novos periódicos – incluindo muitos periódicos de acesso aberto. Leia mais sobre CiteScore

Identificação e rastreamento mais fáceis de especialistas

  • Salvar todos os autores em listas: os usuários agora podem criar e salvar ‘listas de autores’ para referência posterior. Além disso, os usuários também podem salvar todos os autores de uma instituição em uma lista do perfil da instituição.
  • Salvar autores dos resultados: os usuários agora podem salvar todos os autores em uma lista de “Exibir correspondências de autores potenciais” nos resultados da pesquisa
  • Análise da lista de autores : este novo recurso permite que os usuários vejam análises e métricas de uma lista de autores salvos em seu painel. Clicar nele irá exibir as métricas agregadas de todos os autores salvos na lista.

== Referência ==

  1. Scopus Roadmap: What’s coming up in 2020 & 2021? Scopus Blog, Sept. 2020.  Disponível em: https://blog.scopus.com/posts/scopus-roadmap-whats-coming-up-in-2020-2021 Acesso em 22 dez. 2020.