24ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP e Semana Internacional do Acesso Aberto 2021

Na semana de 25 a 31 de outubro de 2021 será comemorada a 24ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP e a 10ª Semana Internacional do Acesso Aberto.

O foco da Semana do Livro e da Biblioteca na USP 2021 acompanha o tema da Semana Internacional do Acesso Aberto, um evento global que é realizado há dez anos, alinhando-se intencionalmente com a Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta, recentemente lançada, da qual o Acesso Aberto é um componente crucial. Distribuída em forma de rascunho após discussão por representantes dos 193 países membros da UNESCO, a Recomendação articula e concentra a importância da equidade na busca de um futuro para que a academia esteja aberta por padrão.

O objetivo da Recomendação é fornecer uma estrutura internacional para a política e prática de Ciência Aberta que reconheça as diferenças disciplinares e regionais nas perspectivas da Ciência Aberta, leve em consideração as abordagens transformadoras de gênero e os desafios específicos dos cientistas e outros atores da Ciência Aberta em diferentes países e, em particular, nos países em desenvolvimento, e contribui para reduzir as disparidades digitais, tecnológicas e de conhecimento existentes entre os países e dentro deles. Esse objetivo alinha-se à missão das Bibliotecas que é promover o acesso aberto e inclusivo à informação e ao conhecimento.

Ao garantir a liberdade acadêmica, integridade da pesquisa e excelência científica, a Ciência Aberta estabelece um novo paradigma para o empreendimento científico ao abrir conteúdos, ferramentas e processos científicos baseados em maior reprodutibilidade, transparência, compartilhamento e colaboração.

A ideia por trás da Ciência Aberta, bem como das Bibliotecas, é permitir que as informações científicas, dados e resultados sejam mais amplamente acessíveis (Acesso Aberto) e aproveitados de forma mais confiável (Dados Abertos) com o envolvimento ativo de todas as partes interessadas (Aberto à Sociedade). Ao incentivar a ciência a estar mais conectada às necessidades da sociedade e ao promover oportunidades iguais para todos (cientistas, formuladores de políticas e cidadãos), a Ciência Aberta pode ser uma verdadeira virada de jogo ao preencher as lacunas de ciência, tecnologia e inovação entre e dentro dos países e preencher o direito humano à ciência (UNESCO, 2021).

Ainda que muitas Bibliotecas da USP estejam atuando a distância, propomos atividades que revelem e esclareçam a importância de avançarmos em direção à construção da Ciência Aberta e do Acesso Aberto.

O evento sistêmico será realizado no dia 26 de outubro às 10h, com o lançamento do website da Ciência Aberta USP, desenvolvido a partir da parceria Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica e Superintendência de Tecnologia da Informação. O evento será realizado no Auditório do Conselho Universitário com transmissão pelo Canal USP: https://www.youtube.com/c/CanalUSP