XXIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP e Semana Internacional do Acesso Aberto 2020

Na semana de 19 a 25 de outubro de 2020 será comemorada a XXIII SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA na USP e a SEMANA INTERNACIONAL DO ACESSO ABERTO 2020.

O tema da Semana Internacional do Acesso Aberto de 2020 tem como objetivo anunciado a frase “Agindo para Construir Equidade Estrutural e Inclusão”. O Acesso Aberto pode ser uma ferramenta poderosa para construir sistemas mais equitativos de compartilhamento de conhecimento. A Semana Internacional de Acesso Aberto é um momento para a comunidade mais ampla se coordenar na tomada de medidas para tornar a abertura o padrão para a pesquisa e para garantir que a equidade esteja no centro deste trabalho.

Diversidade, equidade e inclusão devem ser priorizadas de forma consistente durante todo o ano e integradas à estrutura da comunidade aberta, desde como nossa infraestrutura é construída até como organizamos as discussões da comunidade até as estruturas de governança que usamos. A Semana Internacional de Acesso Aberto é uma oportunidade importante para catalisar novas conversas, criar conexões entre as comunidades que podem facilitar este co-design e avançar o progresso para construir fundações mais equitativas para abrir o conhecimento – discussões e ações que precisam ser continuadas, ano após ano”.

Tendo esse contexto como ponto de partida, o tema deste ano na Universidade de São Paulo intitula-se “Acesso Aberto e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que evidencia a importância da produção científica em relação aos ODS e o papel das Bibliotecas como catalisadoras desses movimentos, seja a partir da aquisição e oferta de recursos e espaços de conhecimento, registro e disponibilização de conteúdos digitais, acolhimento e apoio ao usuário e ao pesquisador, seja discente, docente ou servidor não docente, em todas as suas atividades.

Ainda que estejamos atuando a distância, propomos atividades que revelem e esclareçam a importância de avançarmos em direção a esses objetivos.

O evento principal será realizado no dia 20 de outubro de 2020, na forma de Webinar, das 14h às 16h. Em breve enviaremos a Programação.