U-Multirank cria novo ‘Índice de Cooperação do Ensino Superior’, mostrando que a chave para o sucesso estratégico é a cooperação

Em sua oitava publicação anual, o U-Multirank mostra como as universidades que colaboram com seu ecossistema local e além-fronteiras têm um desempenho melhor do que aquelas que não o fazem. Esta é uma tradução livre da matéria de John Roman [1]. A última análise de um novo Índice de Cooperação – exclusivo do U-Multirank – mostra duas tendências principais:

1) Trabalhos de cooperação: instituições de ensino superior que trabalham em conjunto com outras instituições, empresas e indústrias, governos, órgãos regionais ou além-fronteiras geralmente têm um desempenho melhor do que aqueles que estão menos focados na cooperação;

2) As universidades europeias cooperam de forma mais intensa em comparação com outras regiões, especialmente nas áreas de desempenho de ensino e aprendizagem, investigação, intercâmbio de conhecimentos e internacionalização.

O amplo escopo dos dados do U-Multirank demonstra os efeitos positivos da cooperação em diferentes dimensões de desempenho. As principais instituições do novo Índice de Cooperação U-Multirank são mais bem-sucedidas na graduação no tempo de seus graduados (82% dos alunos de mestrado em comparação com 73%). Entre as principais instituições de cooperação, a fundação de empresas de pós-graduação é muito mais comum (32 empresas de pós-graduação por 1000 graduados em comparação com apenas 17 entre todas as instituições). Além disso, a produção de suas publicações (normalizada por tamanho) é quase o dobro em comparação com todas as universidades.

Conheça o perfil da Universidade de São Paulo: https://www.umultirank.org/study-at/university-of-sao-paulo-rankings/

Ao comparar dados de quase 2.000 universidades em um período de seis anos, o U-Multirank mostra que, apesar dos efeitos globais do COVID-19, a cooperação externa ainda é uma parte importante do ensino superior. Para analisar a cooperação, U-Multirank desenvolveu um novo ‘Índice de Cooperação’ levando em consideração sete aspectos da cooperação: parcerias estratégicas, diplomas conjuntos internacionais, estágios, co-publicações internacionais, co-publicações com parceiros industriais, co-publicações regionais e co- patentes com a indústria.

Confira o ranking e o posicionamento das universidades latino americanas – https://www.umultirank.org/compare

O desdobramento desses aspectos de cooperação por região revela que as universidades localizadas na União Europeia apresentam bom desempenho em quase todas as categorias do Índice de Cooperação. Eles têm mais programas de graduação conjuntos: as instituições da UE entre as 100 melhores do Índice de Cooperação U-Multirank têm quase quatro vezes mais do que as universidades de fora da UE e são mais bem-sucedidas na mobilidade estudantil (entrada e saída). O novo ‘índice de cooperação de ensino superior’ do U-Multirank mostra que há uma grande variedade de perfis de cooperação universitária. Não há universidade entre as 100 melhores em todos os sete indicadores refletidos no Índice de Cooperação. Em vez disso, os perfis de cooperação relacionam-se com os perfis estratégicos específicos das instituições.

Os resultados mais recentes do U-Multirank mostram que a cooperação realmente funciona no ensino superior. Quer as instituições colaborem com instituições colegas e / ou com outros atores sociais, como empresas e indústria, instituições sociais e culturais, bem como órgãos governamentais, em todos os casos parece haver um efeito positivo no desempenho ”, disseram os Professores Dr. Frans van Vught e Dr. Frank Ziegele, líderes do projeto conjunto U-Multirank.

Os resultados mais recentes do U-Multirank não apenas fornecem percepções sobre os efeitos da cooperação externa, mas como uma classificação global multidimensional, torna transparente o desempenho detalhado das universidades. Ao fazer isso, os alunos podem fazer escolhas mais informadas sobre o quê ou onde estudar, com base no que é mais importante para eles. As universidades podem usar os dados do U-Multirank para avaliar seus pontos fortes e fracos e encontrar maneiras de criar ou fortalecer seus planos estratégicos, incluindo aspectos de cooperação.

A ferramenta interativa que auxilia os alunos a selecionar sua universidade ou programa que melhor combina está disponível em www.umultirank.org . Novidade este ano, U-Multirank oferece um mapa interativo das universidades mais cooperativas do mundo ( LINK ).

 

Notas para editores

Para jornalistas e todos os usuários, U-Multirank oferece classificações e análises feitas sob medida, por exemplo, relatórios de países com foco no desempenho da universidade em um país específico, ou suas listas globais de ’25 melhores artistas’ em áreas como relações universidade-indústria ou o maioria das universidades internacionais. Desde sua primeira publicação em 2014, o U-Multirank mais que dobrou o número de universidades (instituições de ensino superior) de 850 para 1.945 e aumentou a cobertura de países de 74 para 96, incluindo mais de 5.000 faculdades e mais de 12.000 programas de estudo em 30 áreas temáticas.

U-Multirank é uma abordagem alternativa para comparar universidades e oferece uma solução para as falhas das tabelas classificatórias tradicionais. Sua abordagem multidimensional compara o desempenho das universidades em uma gama de atividades diferentes, classificando cada uma delas de ‘A’ (muito bom) a ‘E’ (fraco). Permite ao usuário identificar os pontos fortes e fracos de uma universidade, nos aspectos que mais o interessam. Os dados incluídos no U-Multirank são extraídos de várias fontes, fornecendo aos usuários um conjunto abrangente de informações: dados fornecidos por instituições; e extraído de bancos de dados bibliométricos e de patentes internacionais; de bases de dados nacionais; e de pesquisas com mais de 100.000 alunos nas universidades participantes.

O U-Multirank surgiu em uma conferência da Comissão Europeia durante a presidência francesa em 2008. Desde 2017 é financiado pela Fundação Bertelsmann, o Programa Erasmus + da União Europeia e o Grupo Santander. O U-Multirank é desenvolvido e implementado por um consórcio independente liderado pelo Center for Higher Education ( CHE ) na Alemanha. O Centro de Estudos de Políticas de Educação Superior ( CHEPS ) da Universidade de Twente e o Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia ( CWTS ) da Universidade de Leiden, ambos na Holanda, bem como a Fundación Conocimiento y Desarrollo ( FCYD ) na Espanha são parceiros em o projeto. O consórcio é liderado pelos professores Frans van Vught (CHEPS) e Frank Ziegele (CHE).

As instituições que desejam participar em 2022 podem expressar seu interesse online .

Apêndice

== REFERÊNCIA ==

[1] ROMAN, John. U-Multirank creates new ‘Higher Education Cooperation Index’, showing the key to strategic success is cooperation. U-Multirank Blog, Sep 21, 2021. Disponível em: https://www.umultirank.org/press-media/press-releases/u-multirank-creates-new-higher-education-cooperation-index/