Universidades, Impacto e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Na atualidade, avaliar o desempenho e impacto das atividades das Universidades em relação à pesquisa, ao ensino e às atividades de cultura e extensão tornou-se uma premissa, envolvendo políticas institucionais relacionadas a aspectos organizacionais, educacionais, sociais e de pesquisa.

Em 2020, a Universidade de São Paulo (USP) alcançou a 14ª posição no THE Impact Ranking, comprometida com objetivos sustentáveis do mundo.

Neste novo ranking do Times Higher Education o objetivo é avaliar o impacto das instituições em áreas como combate à pobreza, igualdade de gêneros e mudanças climáticas, a partir de uma metodologia bem estruturada. Esta é uma tradução livre do conteúdo original intitulado THE Impact Rankings 2020: methodology

The Times Higher Education Impact Rankings avaliam as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Para tanto, utilizam indicadores cuidadosamente calibrados para fornecer comparações abrangentes e equilibradas em quatro grandes áreas: pesquisaadministraçãoextensão  e  ensino .

Definições de áreas

Pesquisa: a maneira mais óbvia e tradicional pela qual uma universidade pode ajudar a entregar os ODS é criando pesquisas em tópicos relevantes.

Administração: as universidades são guardiãs de recursos significativos; não apenas recursos físicos, mas também seus funcionários, professores e alunos. A maneira como eles atuam como administradores é um dos fatores-chave na execução dos ODS.

Extensão: o lugar é fundamental no ensino superior, e o trabalho que as universidades fazem com suas comunidades locais, regionais, nacionais e internacionais é outra forma importante de ter um impacto na sustentabilidade.

Ensino: o ensino desempenha um papel fundamental, tanto para garantir que haja profissionais qualificados em número suficiente para cumprir os ODS, quanto para garantir que todos os ex-alunos levem adiante as lições essenciais de sustentabilidade em suas carreiras futuras.

Quais ODSs estão incluídos?

São 17 ODS da ONU e estamos avaliando o desempenho da universidade em todos eles em nossa segunda edição do ranking. Clique em uma categoria abaixo para ver sua metodologia específica [em inglês]:

As universidades podem enviar dados sobre quantos desses ODSs forem capazes. Cada ODS possui uma série de métricas que são usadas para avaliar o desempenho da universidade nesse ODS.

Qualquer universidade que forneça dados sobre o ODS 17 e pelo menos três outros ODS é incluída na classificação geral.

Além da classificação geral, também publicamos os resultados de cada ODS individual em 17 tabelas separadas.

Como o ranking é criado?

A pontuação final de uma universidade na tabela geral é calculada combinando sua pontuação no ODS 17 com suas três pontuações mais altas dos 16 ODS restantes. O ODS 17 responde por 22 por cento da pontuação geral, enquanto os outros ODS cada um tem um peso de 26 por cento. Isso significa que diferentes universidades são pontuadas com base em um conjunto diferente de ODS, dependendo de seu foco.

A pontuação de cada ODS é dimensionada de forma que a pontuação mais alta em cada ODS no cálculo geral seja 100. Isso serve para ajustar as pequenas diferenças na faixa de pontuação em cada ODS e garantir que as universidades sejam tratadas de forma equitativa, quaisquer que sejam os ODS fornecidos dados para. São essas pontuações em escala que usamos para determinar em quais ODS uma universidade teve um desempenho mais forte; eles podem não ser os ODSs nos quais a universidade está classificada em primeiro lugar ou teve a pontuação mais alta com base em pontuações fora de escala.

As métricas para os 17 ODS estão incluídas em suas páginas de metodologia individuais.

Pontuação dentro de um ODS

Existem três categorias de métricas em cada ODS:

As métricas de pesquisa são derivadas de dados fornecidos pela Elsevier. Para cada ODS, uma consulta específica foi criada que restringe o escopo da métrica para documentos relevantes para aquele ODS. Tal como acontece com o World University Rankings, estamos usando uma janela de cinco anos entre 2014 e 2018. A única exceção é a métrica sobre patentes que cita a pesquisa sob o SDG 9, que se relaciona com o prazo em que as patentes foram publicadas, e não o prazo da própria pesquisa. As métricas escolhidas para a bibliometria diferem de acordo com o SDG e sempre há pelo menos duas medidas bibliométricas utilizadas.

As métricas contínuas medem as contribuições ao impacto que variam continuamente em um intervalo – por exemplo, o número de graduados com um diploma relacionado à saúde. Geralmente são normalizadas para o tamanho da instituição.

Quando perguntamos sobre políticas e iniciativas – por exemplo, a existência de programas de mentoria – nossas métricas exigem que as universidades forneçam evidências para apoiar suas afirmações. Nesses casos, damos crédito pelas evidências e por elas serem públicas. Essas métricas geralmente não são normalizadas por tamanho.

A evidência é avaliada em relação a um conjunto de critérios e as decisões são validadas cruzadamente quando há incerteza. As evidências não precisam ser exaustivas – estamos procurando exemplos que demonstrem as melhores práticas nas instituições em questão.

Coleção de dados

As instituições fornecem e aprovam seus dados institucionais para uso nas classificações. Nas raras ocasiões em que um determinado ponto de dados não é fornecido, inserimos o valor zero.

A metodologia foi desenvolvida em conjunto com nossos parceiros  Vertigo Ventures  e Elsevier, e após consulta e contribuições de universidades, acadêmicos e grupos setoriais individuais.

== Referência ==

THE Impact Rankings 2020: methodology. April 2020. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/university-impact-rankings-2020-methodology  Acesso em: 08 out. 2020.