USP abre edital para apoio à publicação de Revistas Científicas

O processo de seleção será realizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), por meio do Comitê Científico do Programa; as submissões de propostas começam em 20 de abril de 2020 e vão até 22 de maio de 2020.

Portal de Revistas da USP

O objetivo do Edital 2020 é apoiar financeiramente propostas que tenham como meta o aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a visibilidade e o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da USP oficialmente reconhecidos pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP e credenciados no Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo.

Por meio do Edital, poderão ser financiados itens de serviço como diagramação, editoração, marcação XML compatível com o padrão adotado no Open Journal System – OJS, tradução, revisão gramatical e, excepcionalmente, impressão.

As regras para seleção já estão disponíveis para consulta e podem ser consultadas no link: https://www.revistas.usp.br/wp/?page_id=4190

As revistas credenciadas são mantidas no Portal de Revistas USP – https://www.revistas.usp.br , todas em acesso aberto sob Licenças Creative Commons Brasil e atendendo às políticas de ética e antiplágio baseadas nas diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).

No momento, o Portal abriga 191 títulos correntes e contabiliza 7.056 Fascículos, 101.054 Artigos publicados (a maior parte com DOI ativo), 2.578.927 Downloads e 5.574.322 Acessos.

95% dos títulos periódicos editados pela USP estão classificados no Qualis Capes e indexados em bases como o Latindex, DOAJ e Redalyc, além de bases de dados específicas, de acordo comas áreas de conhecimento. Dezessete títulos estão indexados na Web of Science e Scopus. Além disso, 25 títulos estão indexados na SciELO.