Mapa da distribuição das universidades de acordo com o ranking do Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia – Foto: Reprodução

A USP é a nona universidade que mais produz pesquisa no mundo segundo https://www.leidenranking.com/ranking/2021/list ranking, elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês) da Leiden University, na Holanda, e divulgado no dia 2 de junho. Esta é uma reprodução da matéria publicada no Jornal da USP em 02 de junho de 2021.

A classificação avalia a pesquisa acadêmica produzida pelas instituições e leva em consideração a produção científica publicada na base de dados multidisciplinar Web of Science, editada pela empresa Clarivate Analytics. Nesta edição, que avaliou a produção científica no período de 2016 a 2019, foram ranqueadas 1.225 universidades de 69 países.

A USP perdeu duas posições em relação ao ano passado, mas continua sendo a única instituição ibero-americana a figurar entre as 50 melhores do mundo. As demais universidades brasileiras mais bem avaliadas, dentre as 31 instituições classificadas, são a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 139ª posição; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 174ª; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na 183ª posição.

Diversidade de gênero

Neste ranking, além da classificação geral, foram analisados os indicadores das instituições em quatro vertentes: impacto científico, colaboração (interinstitucional, internacional e com a indústria), artigos publicados na modalidade de acesso aberto e diversidade de gênero (número de autorias masculinas e femininas).

No quesito impacto científico, a USP ficou na nona posição, à frente de instituições como Johns Hopkins, Stanford e Cambridge. Do total de 18.611 artigos publicados no período, 44,3% estão entre os 50% melhores do mundo em suas respectivas áreas do conhecimento.

Em relação ao item colaboração, que avalia as parcerias interinstitucionais, internacionais e com a indústria para a produção de artigos, a USP aparece na 12ª colocação.

Gráfico elaborado pelo CWTS mostra o posicionamento das instituições brasileiras classificadas no ranking em relação ao número de pesquisas produzidas

Essa também foi a classificação da Universidade na análise dos artigos publicados na modalidade de acesso aberto, que se refere à disponibilidade e à gratuidade de acesso por qualquer pessoa aos resultados de pesquisas científicas, sendo uma alternativa ao modelo tradicional de publicação que restringe o acesso ao conteúdo por meio de assinaturas pagas.

Outro aspecto avaliado foi o número de artigos publicados por gênero, critério no qual a USP ficou na terceira posição, atrás da Universidade de Harvard e da Universidade de Toronto. O indicador analisa o número de mulheres autoras de artigos da universidade e sua proporção em relação ao total de autores.

Avaliação das áreas

O ranking elaborado pelo CWTS também avalia o impacto científico, o nível de colaboração, o número de artigos publicados na modalidade de acesso aberto e artigos publicados por gênero em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biomédicas e da Saúde, Ciências da Terra e da Vida, Matemática e Ciências da Computação, Ciências Físicas e Engenharia e Ciências Sociais e Humanidades.

Em relação à avaliação do ano passado, a área de Ciências Sociais e Humanidades registrou melhora em todos os indicadores. Confira, na tabela a seguir, as posições alcançadas pela USP em cada uma delas.

== REFERÊNCIA ==

CRUZ, Adriana. USP é a nona universidade que mais produz pesquisa no mundo segundo ranking de Leiden. Jornal da USP, 02 jun. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=422016 Acesso em 04 jun. 2021.

CWTS LEIDEN RANKING 2021. Disponível em: https://www.leidenranking.com/ranking/2021/list Acesso em 02 jun. 2021.