Web of Science 2020 Journal Citation Reports acaba de ser publicado

Este ano marca o 60º aniversário desde que o Dr. Eugene Garfield fundou o  Institute for Scientific Information (ISI) ™, que se tornou o próprio alicerce da especialização, experiência e pensamento profundo que impulsiona o rigor editorial, a política e parcerias, classificações e análises para ajudar a resolver os problemas da comunidade científica. Esta é uma tradução livre da matéria intitulada The 2020 Journal Citation Reports: Helping you make better-informed decisions with confidence e publicada por Keith Collier da Clarivate Analytics [1].

Em 1975, a comunidade de pesquisa usou pela primeira vez o Web of Science Journal Citation Reports ™ (JCR) para ajudá-los a tomar decisões mais bem informadas com confiança, identificando e avaliando os principais periódicos mundiais de ciências e ciências sociais.

O JCR possui uma riqueza de informações, incluindo o total de artigos, total de citações, dados de periódicos citados e citantes, dados de meia-vida de citados e citantes, Eigenfactor score, um índice de Imediaticidade e, é claro, o Web of Science Journal Impact Factor ™ (JIF). Embora muita coisa tenha mudado ao longo dos anos, à medida que as revistas passaram da impressão para a digital e o número de revistas no mundo inteiro explodiu, a missão do JCR permanece inalterada:

Para fornecer uma visão completa, neutra ao editor e multifacetada do desempenho da revista, refletindo a literatura científica e acadêmica da mais alta qualidade do mundo“.

Hoje, lançamos a edição 2020 do JCR, que marca a evolução mais recente em nossa rica variedade de indicadores de citação de periódicos, dados descritivos e visualizações extraídos dos dados de 2019 na Web of Science Core Collection ™.

É indiscutível que o Journal Impact Factor se tornou um dos mais populares e controversos dados fornecidos; foi desenvolvido para auxiliar o ISI na seleção de periódicos, bibliotecários no desenvolvimento de coleções e cientistas da informação e outros pesquisadores na compreensão dos padrões de comunicação entre os periódicos. O próprio Dr. Garfield apontou em público e por escrito o uso indevido do Fator de Impacto da Revista. Continuamos enfatizando que o JCR fornece aos perfis de periódicos um rico contexto de dados e não deve ser aplicado de forma irresponsável a um gerenciamento de pesquisa mais amplo.

Novidades para 2020, temos o prazer de apresentar:

  • Novos dados descritivos sobre modelos de acesso aberto: Novos dados mostram os artigos de cada periódico por modelo de acesso. Isso fornece à comunidade de pesquisa informações transparentes e neutras sobre a contribuição relativa de artigos publicados gratuitamente para leitura e reutilização sob licenças Creative Commons (‘acesso aberto de ouro’) ao volume geral de conteúdo e citações de uma revista. Para periódicos híbridos, os leitores agora podem identificar rápida e facilmente:
    • o número de artigos publicados por meio do modelo tradicional de assinatura e
    • aqueles publicados por meio de licenças Creative Commons.

  • Parâmetros atualizados de auto-citação de periódicos: Para apoiar a integridade dos relatórios, a Clarivate suprimiu 33 periódicos do JCR este ano, o que representa 0,27% dos periódicos listados. O JCR monitora e exclui os periódicos que demonstram comportamento anormal de citações , inclusive onde há evidências de autocitação excessiva e empilhamento de citações. Para 2020, a metodologia e os parâmetros para efeito da autocitação do periódico nas métricas do JCR foram atualizados para melhor explicar as normas por disciplina.
    • Além disso, uma Expressão Editorial de Preocupação foi emitida para 15 periódicos com um ou mais itens publicados com uma contribuição atipicamente de alto valor ao numerador JIF e um padrão de citações de periódicos desproporcionalmente concentrado no numerador JIF. Continuaremos analisando conteúdo desse tipo com o objetivo de desenvolver uma triagem adicional para distorções do Fator de Impacto da Revista.

Explore os principais destaques dos 2020 Journal Citation Reports aqui . Para obter mais informações, visite a página do Journal Citation Reports para explorar todos os dados, métricas e análises disponíveis e siga # JCR2020 nas mídias sociais.

[1] COLLIER, Keith. The 2020 Journal Citation Reports: Helping you make better-informed decisions with confidence. Clarivate Analytics Blog, 29 June 2020. Disponível em: https://clarivate.com/webofsciencegroup/article/the-2020-journal-citation-reports-helping-you-make-better-informed-decisions-with-confidence/ Acesso em: 30 junho 2020.