26/04 – 14h | Slides webinar Dimensions para Pesquisadores: como descobrir tudo sobre seu tema de pesquisa

Como pesquisador, ser capaz de encontrar informações relevantes rapidamente é crucial em seu trabalho diário. Com o Dimensions interface pública você tem acesso gratuito a uma vasta coleção de resultados e ferramentas de pesquisa com curadoria que o ajudam a obter exatamente o que você precisa para avançar em suas próprias descobertas.

Com a solução Dimensions Analytics, que acaba de ser assinada pela Universidade de São Paulo (USP), você pode pesquisar em vários tipos de conteúdo, desde publicações a subsídios, ensaios clínicos, patentes, conjuntos de dados e documentos de políticas. É possível aplicar Filtros por data, pesquisador, grupo, local/país, editora, tipo de publicação, título de revista, organização de pesquisa, local da organização de pesquisa, financiador, acesso aberto, entre outros. A vinculação de todos esses dados permite que você visualize as informações no contexto, obtenha novos insights de análises complexas e rastreie as relações entre seus resultados. Por exemplo, revise os financiadores ou recursos financeiros aplicados por trás de uma publicação ou identifique onde a pesquisa publicada levou a uma patente ou a uma menção em um documento de política. Congrega também altmetria, permitindo aferir o impacto das menções das publicações nas redes sociais como Facebook, Twitter, Blogs, entre outros. Nessa interface é possível visualizar os resultados em formato de tabela, gráfico ou visualizador VOSviewer.

O acesso à Plataforma Dimensions Analytics é feito pelo link https://app.dimensions.ai/discover/publication, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.

Webinar Dimensions para Pesquisadores: como descobrir tudo sobre seu tema de pesquisa
Data: 26 de abril de 2022
Horário: 14h-16h

Slides: https://www.aguia.usp.br/wp-content/uploads/2022/04/USP-_-Pesquisadores-Intro-Dimensions.pdf

Ministrantes:  Antonio Alba e Patrick Dougherty

  • A solução Dimensions cobre mais de 1,6 bilhão de citações, subsídios de apoio, conjuntos de dados, ensaios clínicos, patentes e documentos de políticas.
  • Com apenas um clique, você pode acessar o texto completo de milhões de artigos do Open Access. Se sua universidade se inscrever no Dimensions, as publicações que licenciam também podem ser acessadas com um único clique
  • Ensaios clínicos que são experimentos ou observações feitas em pesquisa clínica – o Dimensions apresenta links para publicações, menções on-line resultantes e subsídios de apoio.
  • Hospeda milhões de patentes com links para outras patentes de citação, bem como para publicações e subsídios de apoio.
  • Dados de atenção on-line atualizados por meio do Altmetric, mostrando a frequência com que publicações e ensaios clínicos são discutidos em todo o mundo.
  • A pesquisa de texto completo do Dimensions oferece uma variedade de resultados de pesquisa em periódicos e livros. As opções de filtragem fornecem uma maneira poderosa de selecionar rapidamente os resultados da pesquisa para atender às suas necessidades específicas.
  • Nas páginas de pesquisadores, agregadas usando técnicas avançadas de aprendizado de máquina, exibem os resultados de pesquisadores individuais, de publicações a patentes.
  • Vincule sua conta ORCiD ao Dimensions e você poderá adicionar publicações do Dimensions ao seu registro ORCiD. Uma lista de publicações atualizada ajuda a tornar sua pesquisa mais fácil de descobrir e a garantir que você receba crédito por todo o seu trabalho.

== GUIAS E RECURSOS DIMENSIONS ==

Como encontrar um pesquisador em Dimensions

Este tutorial em vídeo mostra como encontrar pesquisadores no Dimensions. Seja para identificar especialistas em um determinado tópico de pesquisa ou para encontrar alguém que já seja conhecido por você.

Como pesquisar em Dimensions

Este tutorial em vídeo mostra os quatro principais tipos de pesquisa no Dimensions: dados completos, título e resumo, pesquisa DOI e pesquisa de resumo

Banners on-line

Banners para colocar em sua biblioteca ou site institucional para ajudar seus pesquisadores a encontrar o Dimensions

Emblemas de Dimensions

Adicionar os emblemas do Dimensions ao seu repositório ou perfil de pesquisador facilita a demonstração do impacto acadêmico de um artigo.

Métricas do artigo em dimensões

Dentro do Dimensions, você pode encontrar uma variedade de citações úteis e métricas alternativas que fornecem contexto e insights adicionais

Introdução para pesquisadores

Com o Dimensions, os pesquisadores têm acesso a uma vasta coleção de produtos e ferramentas de pesquisa com curadoria que os ajudam a encontrar o que precisam para avançar em suas descobertas

Guia rápido

Este guia fornece uma breve visão geral da navegação e da funcionalidade do Dimensions, incluindo algumas pesquisas de exemplo que você pode tentar para começar

Dimensions Analytics – Início rápido

Este vídeo de treinamento orienta os novos usuários do Dimensions Analytics pelo banco de dados. Ele abrange os muitos recursos e capacidades que o Dimensions Analytics tem a oferecer

Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em parceria com Digital Science