Webinar sobre políticas e permissões da Elsevier e Repositórios Institucionais

 

Webinar sobre políticas e permissões da Elsevier e Repositórios Institucionais

 

Dia: 22 de setembro de 2020 – das 14h às 16h

Inscrições: https://doity.com.br/elsevier-permissoes-22set2020

No atual cenário de promoção do acesso aberto e da ciência aberta, Universidades, Agências de Financiamento, Autores e Bibliotecários ainda têm dúvidas sobre políticas e permissões de depósito das publicações científicas (artigos, trabalhos, livros, etc.) em Repositórios Institucionais, Temáticos ou páginas dos autores. Participe deste Webinar para saber mais.

Este Webinar tem como objetivo esclarecer as políticas e permissões da Elsevier para depósito de documentos em repositório institucional, além de apresentar as diferenças entre preprints de artigos, accepted manuscripts (AM), pre-proofs, final prof e published articles (PDF Final).

Para que a Elsevier publique e divulgue artigos de pesquisa, precisa de direitos de publicação. Isso é determinado por um acordo de publicação entre o autor e a Elsevier. Este contrato trata da transferência ou licença dos direitos autorais para a Elsevier e os autores retêm direitos significativos para usar e compartilhar seus próprios artigos publicados. A Elsevier apoia a necessidade de os autores compartilharem, disseminarem e maximizarem o impacto de suas pesquisas e esses direitos em periódicos proprietários da Elsevier são definidos de modo detalhado.

Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para o Webinar. O Certificado será fornecido àqueles que tiverem efetivamente participado.

Protegendo os direitos do autor e a propriedade intelectual

Os direitos autorais visam proteger a maneira específica como o artigo foi escrito para descrever um experimento e os resultados. A Elsevier está comprometida com seus autores em proteger e defender seu trabalho e sua reputação e leva muito a sério as alegações de violação, plágio, disputas éticas e fraude.

Se um autor tomar conhecimento de um possível plágio, fraude ou infração, recomendamos entrar em contato com seu contato editorial da Elsevier, que poderá então entrar em contato com nosso departamento jurídico interno. Observe que certas licenças de usuário de acesso aberto podem permitir uma ampla reutilização que, de outra forma, poderia ser considerada uma violação de direitos autorais.

Essas e outras questões serão abordadas e esclarecidas a autores, gestores e bibliotecários.

Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em parceria com a Elsevier.