Evento “Ferramentas da Wikimedia nas Bibliotecas e Potenciais de Uso” acontece dia 10 de março

O evento objetiva o engajamento de bibliotecários dos países lusófonos nos projetos da Wikimedia e integra as comemorações dos 20 anos da Wikipédia. É organizado pelo GLAM Bibliotecas USP, projeto associado a uma parceria entre o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil e as bibliotecas do IME, da ECA e da FAU, unidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo.

Iniciativas GLAM Wiki são parcerias com instituições culturais que disponibilizam parte de seus acervos nas plataformas Wikimedia sob licenças livres. Do acrônimo em inglês para Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus, os GLAM Wikis são um recurso potente para difusão digital de acervos e disponibilização do patrimônio de forma acessível na internet.

O objetivo do GLAM das Bibliotecas da Universidade de São Paulo é utilizar o conteúdo dos acervos dessas instituições para estruturar e melhorar a qualidade das informações educacionais e bibliográficas disponíveis das plataformas Wikimedia, sobretudo nos projetos em português. As contribuições ocorrem em vários projetos. São eles: WikipédiaWikimedia Commons e Wikidata. Todas/os são bem-vindas/os a conhecer e contribuir para a difusão dos conteúdos.