Apresentações do Workshop ORCID USP: Autoridade e Integração de Dados

Workshop ORCID USP: Autoridade e Integração de Dados

ORCID siteA crescente complexidade dos sistemas de pesquisa aponta para a adoção maciça de um único Identificador Digital de Pesquisador, elo fundamental para o aprimoramento dos fluxos de comunicação científica e acurácia de métricas de impacto da ciência.

Entidades como a Crossref, criadora e gestora do DOI (Digital Object Identifier) atribuído aos artigos de revistas, publishers como a Elsevier (Scopus ID) e Thomson Reuters (Researcher ID) reconhecem a necessidade de consolidar o Author DOI ou Contributor ID aberto, integrado e inclusivo.

Atenta a essa demanda, a Universidade de São Paulo (USP), por meio de seu Sistema Integrado de Bibliotecas, CONVIDA pesquisadores, autores, editores, profissionais de informação, gestores e assessores de pesquisa para o Workshop ORCID USP: Autoridade e Integração de Dados

Data: 14 de outubro de 2015
Horário: 9h30 – 12h30
Local: Auditório Safra da Biblioteca da FEA USP
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
Av. Professor Luciano Gualberto, 908 – prédio FEA4 – 1º andar
Butantã – Cidade Universitária – São Paulo – SP
Mapa: http://www.portalfea.fea.usp.br/como-chegar/mapa-usp

VEJA O VÍDEO DO EVENTO:

——————————————————————————————————————-

ORCID – Open Researcher and Contributor ID (http://www.orcid.org)

ORCID é uma organização inclusiva e aberta sem fins lucrativos que representa todas as partes interessadas no processo de comunicação científica e acadêmica. Seu objetivo é consolidar um único Identificador Digital de Pesquisador aberto, gratuito e integrado em nível global. O ORCID provê um identificador digital persistente que distingue um pesquisador de outro e garante a integração nos fluxos das atividades científicas, desde a submissão de manuscritos até a publicação de artigos, registro em bases e bancos de dados, suportando ligações entre o pesquisador e suas atividades profissionais, e garantindo que seu trabalho seja automaticamente reconhecido.

Parceiros fundadores: Elsevier (Scopus), Thomson Reuters, Crossref, F1000, Nature, ImpactStory, etc.

Parceiros integradores de dados: CHORUS, DataCite, euroCRIS, ISNI, RDA, SHARE, etc.

Adoção e programas de integração: Boston University, Texas A&M University, Cornell University, etc.

Membros: AAAS, AAS, ACS, AGU, APS, British Library, Caltech, Carlos III Universidad Madrid, CERN, Harvard University, IEEE, IOP, MIT, Plum Analytics, Proquest, PLOS, Springer, SSRN, etc.

==Programação==

8h30 – 9h30 | RECEPÇÃO

9h30 – 9h40 | ABERTURA

9h40 – 10h10 | Autoridade e Integração em Comunicação Digital: ORCID
Lilian Pessoa, Diretora Regional do ORCID, América Latina

10h10 – 10h40 | Researcher ID

Danilo Collalto, Gerente de Contas – Intellectual Property & Science – Thomson Reuters

10h40 – 11h10  | Scopus ID
Ana Herédia, Gerente de Soluções em Pesquisa, Elsevier

11h10 – 11h50  | Passo a passo da integração com sistemas de identificação
Lilian Pessoa, Diretora Regional do ORCID, América Latina

11h50 – 12h30 | Abertura para debate e considerações finais

Saiba mais sobre isso:

Os sistemas de pesquisa dia a dia se tornam cada vez mais complexos e, nesse sentido, têm mobilizado gestores, financiadores, fornecedores de conteúdos e pesquisadores a buscar soluções efetivas de identificação, integração e atualização de dados. Apesar do esforço empreendido na busca pela exatidão de dados e informações, vários estudos têm mostrado que bases de dados científicas e bancos de dados acadêmicos contêm imprecisões de vários tipos, que afetam direta e negativamente os sistemas de informação científica e mesmo os rankings universitários que tomam por base tais sistemas.

Nesse contexto, a adoção maciça de um único Identificador Digital de Pesquisador tem sido apontada como elo fundamental para o aprimoramento dos fluxos de comunicação científica e exatidão de métricas de impacto da ciência. Researcher ID e Scopus ID são exemplos de Identificadores Digitais de Pesquisadores criados respectivamente pela Thomson Reuters e Elsevier.

O identificador único carrega consigo as informações de afiliação, variações de nome e áreas de atuação científica, permitindo ao pesquisador gerir, reivindicar e demonstrar sua produção científica a partir de uma única conta. Ao mesmo tempo em que garante a desambiguação de autoria, possibilita a reunião de dados da produção científica do autor e da instituição, aumentando os índices e indicadores de desempenho. Facilita, ainda, a construção de redes de colaboração e melhora a posição da instituição nos rankings internacionais.

Aos poucos, torna-se claro que as questões e problemas de identificação de pesquisadores abrangem uma ampla gama de partes interessadas, incluindo bibliotecas, instituições, financiadores, editores, publicadores, além dos próprios pesquisadores/autores. Em suma, este não é mais um problema do fornecedor/publicador.

O ORCID provê um identificador digital persistente que distingue um pesquisador de outro e garante a integração nos fluxos das atividades científicas, desde a submissão de manuscritos até a publicação de artigos, registro em bases e bancos de dados, suportando ligações entre o pesquisador e suas atividades profissionais, e garantindo que seu trabalho seja automaticamente reconhecido. 

Até então, cabia ao autor atualizar suas informações e registrar suas publicações em seu perfil/conta. Hoje, o registro atualizado e automático das submissões e publicações científicas já é possível, devido à evolução da interoperabilidade de sistemas e integração de publicadores, editores, financiadores, associações, instituições de ensino e pesquisa, consórcios, integradores de dados, bibliotecários, etc.

Ligado a esse princípio, o International Standard Name Identifier (ISNI) é um número internacional reconhecido pela ISO 27729, que identifica o pesquisador, inventor, escritor, produtor, músico, ilustrador, artista plástico, etc. Como organização sem fins lucrativos gerida pela OCLC, o ISNI funciona do mesmo modo que outros identificadores e pode ser registrado mediante o pagamento de pequena taxa. As instituições também podem se registrar na ISNI. A Universidade de São Paulo está registrada sob o ISNI 0000 0004 1937 0722.  http://www.isni.org/ 

ORCID e ISNI trabalham de modo cooperativo buscando a integração de dados.

Galeria de Fotos