Workshop Turnitin para Equipes de Bibliotecas da USP

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibilizou à comunidade interna a ferramenta Turnitin de identificação de similaridades, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio).

Tendo em vista a importância de divulgar de modo mais amplo a ferramenta Turnitin e promover sua efetiva utilização pela comunidade da USP realizamos um treinamento presencial em computador para os funcionários das Bibliotecas da AGUIA dos Campi USP da Capital e do interior.

Tópicos abordados:
1. Como criar uma aula – Estação de Autochecagem Turnitin da Unidade;
2. Como adicionar estudantes a uma aula;
3. Como criar e configurar trabalhos;
4. Como visualizar as contas dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Unidade, em conjunto com o Administrador Geral de Contas Turnitin na USP.

Ministrantes: Maurício Moraes (Turnitin) – Elisabeth Dudziak (AGUIA/SIBi)

A conduta ética deve nortear todas as atividades acadêmicas e científicas. Os princípios éticos relativos à ciência e à pesquisa expressam-se primordialmente a partir de duas vertentes: a integridade em pesquisa e o respeito aos direitos autorais

Integridade em pesquisa – Códigos de conduta ética em pesquisa:

Respeito aos Direitos Autorais – Prevenção de Plágio e respeito aos Direitos Autorais:

• Percepção da ocorrência de plágio – Pesquisa realizada entre setembro de 2012 e abril de 2013 junto aos alunos de pós-graduação da USP revelou como percebem e lidam com o plágio.
  • Committee on Publication Ethics (COPE) Fórum para editores e publishers de revistas avaliadas por pares para discutir todos os aspectos da ética da publicação. Também aconselha editores sobre como lidar com casos de má conduta em pesquisa e publicação.
  • Consulte a equipe da Biblioteca para mais informações.

Participantes do Treinamento Turnitin realizado na USP de São Carlos em 30 de outubro de 2019